Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


5 recursos que o Android tem e o iOS 5 não

Não acho que comparativos entre plataformas num mercado tão polarizado como o dos smartphones sejam especialmente úteis, porque boa parte das pessoas que têm interesse no assunto a ponto de ler uma publicação técnica já já têm arraigada dentro de si a preferência por um dos lados.

Mesmo assim achei interessante, em tempos de poderoso hype do recém-anunciado iOS 5 dos iPhones e iPads, este post do ExtremeTech apresentando 5 características do Android que, na opinião deles, deixam o iOS 5 comendo poeira. Será que são diferenciais interessantes?

Suporte a Flash, a forma de controle por voz e o grau de integração à conta do Google estão entre elas, e as demais, bem como as descrições, você encontra no link a seguir. (via extremetech.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-06-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 13/06/2011 às 2:12 pm

    O iphone é bonito pra kct. Mas a beleza muitas vezes nos afasta da verdade. Eu prefiro a liberdade do android à beleza do iphone.

    Nome Required da Silva (usuário não registrado) em 13/06/2011 às 2:17 pm

    liberdade do android ?????????

    Bremm (usuário não registrado) em 13/06/2011 às 2:19 pm

    1. O ADW.Launcher inclusive é superior ao TW.Launcher, original do Android (alô, Maçã?);

    2. O controle de voz nunca usei, mas o TalkBack achei muito mal acabado. O PicoTTS não tem voz em português e uma certa hora o telefone travou, só restando reiniciá-lo;

    3. A integração com o Google é boa. O Facebook e o Orkut funcionam também (apesar de serem SRS, no mesmo estilo do falecido Skype). Creio que com o MySpace e Twitter a integração deva ser boa também. Só sinto falta (talvez por não ter procurado direito) uma forma de sincronizar os contatos da memória do telefone com a lista de contatos do Gmail (existe a integração, onde um contato da memória do telefone pode ser associado com outras contas, caso ele possua cadastro no Google, Facebook. Orkut, Twitter etc.).

    Rom (usuário não registrado) em 13/06/2011 às 2:45 pm

    O iOS tem foco no usuário, no que ele realmente precisa… já o Android é meio q um faz de tudo…
    fugindo de SO, acho q o pro do iOS é a loja da Apple que tem um rigoroso controle para os app’s, entao é mais dificil achar um app malicioso la.. ja o Android.. putz..

    Adriano (usuário não registrado) em 13/06/2011 às 2:56 pm

    Bremm,

    Para sintetizador de voz eu uso o espeak que tem suporte a português. Quanto a sincronização dos contatos, eu não entendi direito o que tu quiseste dizer, pois no Milestone1 todos os meus contatos são sincronizados com minha conta Google desde o início quando comecei a usá-lo.

    ericodc (usuário não registrado) em 13/06/2011 às 3:16 pm

    olhando a coisa pelo lado estrito do uso….
    #1 adoro home screen, olhar pra tela do aparelho e ver seus compromissos é muito bom. Na verdade a edição do iOS 5 copiou dois sistemas, as notificações na tela de repouso já existem no webOS e a forma de acessar as notificações como se fossem uma cortina já tem no android.

    #2 esse é um recurso que me lembra, no desktop, que acima de todo processador há uma ventoinha. Daí porque não me parece ser uma vantangem.

    #3 outro recurso execelente do android mas que precisa de muito convencimento às empresas de tecnologia e até o próprio google para que deixe de ser proscrito.

    #4 acho que eu usaria uma coisa dessas só para algo do tipo, 190, bombeiros etc…Já usei muito um motorola que tinha esse recurso, mas raramente passava por ele.

    #5 aqui o extremetech força a barra, não dá para comparar um recurso recente com um já consolidado, mas é um fato, pra quem deixa tudo no google é uma mão na roda

    Rafael Rossignol (usuário não registrado) em 13/06/2011 às 3:45 pm

    Os contatos são sincronizados por padrão com a conta do google.
    o IPhone não é bonito (bonito é questão de gosto, eu prefiro a aparencia do meu defy).
    Uma coisa q um puxa saco apple aqui do serviço outro dia citou foi a interface do iPad que “roda liso” sem travadinhas. Eu respondi pra ele, q se ele deixasse de colocar os milhares de widgets na area de trabalho dele (sim ele é puxa saco apple e tem um milestone) também rodaria liso como o iPad, que só possui icones, e não widgets.

    foobob (usuário não registrado) em 13/06/2011 às 5:10 pm

    ai, ai… Augusto está deixando seu antispam mais esperto contra l33tspe4k… kkkk

    psicoppardo (usuário não registrado) em 13/06/2011 às 8:19 pm

    Cara, não sei dizer, em termos de desempenho logicamente o iphone é melhor, porém sistema por sistema o android dá um show no IOS. Pensado para vários sistemas o android passa pelo velho problema da fragmentação (que para muitos não é problema). Acredito que se o Google fizesse uma parseria com produtor de hardware, e esse produtor de hardware tivesse um fork do android especifico para sua plataforme o desempenho seria identico, talvez até melhor do Android (Samsung abre o olho!!). Quanto a questão aplicativos logicamente a liberdade tens seus custos, como a falta de uma fiscalização “nazista” em sima das apps.

    Alguém fez um cometário aqui, uma certa vez, no qual dizia que as empresas tem que repensarem os riscos de invasões em smartphones, pois estes, como todo equipamento que faz uso da internet, está sujeito a virus e pragas, e não importa que sistema ou que antivirus você uso, o usuário sempre será uma brexa a ser explorada.

    Bremm (usuário não registrado) em 13/06/2011 às 11:58 pm

    @Adriano

    O espeak já acho meia-boca no desktop. No celular deve ser pior ainda (apesar de que posso estar enganado, pois a última vez que testei-o foi no ano passado).

    A sincronização de contatos funciona. Expressei-me mal, pois na verdade o que eu queria fazer é mesclar (merge) os contatos do telefone (que não estão vinculados ao Google) com o próprio Gmail. Assim facilita o backup caso troque de aparelho algum dia. Não que me agrade muito ter estas informações na nuvem (preferia que fossem criptografadas), mas ainda assim é melhor do que perder o telefone e a lista de contatos junto.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 14/06/2011 às 11:00 am

    Será que são diferenciais interessantes?

    Pode parecer tendencioso, porque sou usuário de Android e não de iOS, ou sou programador Android e não para o iOS, tenho um Nexus (e minha namorada um Xperia) e não iPhones. Mas a questão aqui é se os diferenciais apontados são interessantes? Vejamos:

    1) Widgets: Sim. A questão mais interessante pode não ser nem o recurso em si e sim o que ele representa: a abertura para aplicações externas ao SO acrescentarem novas possibilidades de interface a ele. Nada no Android é obrigatório, inclusive a interface gráfica. Isso dá ao programador e ao usuário um novo nível de liberdade.

    Adicionalmente, vc. pode interceptar qualquer evento no sistema e adicionar novos comportamentos, ou substituir os existentes.

    No meu Galaxy Tab eu posso me dar ao luxo de ter uma tela de espera customizada (com o Widget Locker) e ter instaladas mais duas Home-Screens opcionais além da clássica da Samsung (Launcher Pro e Regina 3D). No meu Launcher Pro (e na tela de espera tb) eu tenho uma infinidade de widgets que me dão todo tipo de informação adicional em tempo real, sem que eu precise abrir app nenhuma.

    Poder implica em responsabilidade: as informações têm custos em cpu e consumo de bateria. Mas a responsabilidade de controlar tudo isso está nas mãos do usuário: é ele quem decide quanta energia e cpu investir em cada comodidade, não o fornecedor. E é assim que tem que ser.

    2) Flash? Sim, porque não? Se meu desktop pode abrir esse tipo de site, seria ridículo se meu Tablet não pudesse. E o Android proporciona essa funcionalidade, ponto pra ele. Infelizmente, a mesma coisa poderia ser feita em relação aos applets Java. Vamos ver se a Oracle e a Google um dia param de brigar e juntem esforços para criar um motor Prism (JavaFX) sobre a VM Dalvik.

    A coisa mais triste de todas é que os usuários do iOS não tem e não terão acesso ao Flash por uma questão técnica e sim meramente mercadológica (por mais que os tentem fazer acreditar o contrário). Jobs acha que tem poder suficiente para erguer e enterrar tecnologias à sua vontade. O resto do mundo discorda: esse poder pertence ao usuário.

    3) Customização: Falar disso é chover no molhado. Tudo é maleável no Android e aparelhos roteados (que o sistema Android propriamente dito não ergue o dedo para impedir) acrescentam a possibilidade de customização em baixo nível.

    Comparando-o com um carro, se vc. não está satisfeito em apenas mudar a pintura e acrescentar opcionais, pode sujar as mãos de graxa: abrir o capô e mexer direto no motor (por sua conta e risco, claro). Isso contrasta com a política “não mexa no meu queijo” do iOS.

    4) A sintetização e reconhecimento de voz é um recurso impressionante (para quem saca Java, foi construído à partir da especificação JavaSpeech) que pode ser ainda melhor explorado no futuro. Como qualquer outra coisa, vc. pode ser mais de um sintetizador de voz instalado e escolher o seu favorito para cada tarefa. As vozes tb podem ser acrescentadas e removidas livremente (eu normalmente uso o SVOX Classic TTS, mas tenho tb o Pico e o eSpeak).

    Quando estou “perdido” em algum lugar eu saco meu Galaxy e uso o recurso de pesquisa de localidade por reconhecimento de voz e o navegador GPS com sintetizador. Nada de digitar no meio da rua ou em um táxi balançando. Quando almoço sozinho, não preciso tirar ele do bolso para ler um eBook: o ezPDF Reader lê o livro para mim, direto para o fone bluetooth.

    Do ponto de vista do programador, a API de TTS-STT é simples, direta e fácil de usar. Qualquer aplicação de terceiros pode ter esse recurso (aliás, eu já mencionei que não há diferença entre o que os apps da Google podem fazer e os apps de terceiros, como eu e você?).

    5) Integração aprimorada com os recursos Google: Ainda que eu goste mais do Android que de outros produtos da Google, é inegável que suas aplicações online estão entre as mais impressionantes e úteis para Tablets e Smartphones (Google Maps e StreetView são quase indispensáveis). E possuir uma integração mais estreita com esses recursos é algo muito benvindo.

    Não superestimo esse último item, mas ele tem sua utilidade.

    CONCLUSÃO: Sim! Esses são não apenas recursos muito importantes quanto são uma declaração de liberdade ao usuário. Que os criadores do iOS estão interessados em fornecer.

    Com ou sem código-fonte do Honeycomb (versão que eu ainda nem estou usando), eu me sinto mais livre usando e desenvolvendo para o Android.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 14/06/2011 às 11:02 am

    Errata!

    Onde se lê: “Que os criadores do iOS estão interessados em fornecer.”

    Leia-se: “Que os criadores do iOS não estão interessados em fornecer.”

Este post é antigo (2011-06-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.