Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Widget do BR-Linux para o dashboard do Mac OS X

O Rudá Moura, mantenedor do sistema Rudix (minha maneira preferida de expandir as funcionalidades à minha disposição no shell do Mac OS X com utilitários e comandos aos quais estou acostumado no Linux, como o wget e o gawk), escreveu para avisar que preparou um brinde ao crescente contingente de leitores do BR-Linux que usam desktops com Mac OS X: um widget do BR-Linux para o dashboard do Mac, já disponível para download e instalação no site da Apple.

O funcionamento não poderia ser mais simples: ao abrir o dashboard, ao lado dos demais widgets (como o relógio, calculadora e calendário default) aparece um quadro rolável com o texto das notícias mais recentes do BR-Linux, e os links para elas (e também os mencionados nelas, porque o feed do BR-Linux é integral).

Agradeço ao Rudá pelo brinde, e se surgirem similares para outros ambientes, espero ter o prazer de anunciar também! (via apple.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-06-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Alexadre (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 3:35 pm

    adicionado aqui no meu leopard !

    valeu Rudá !

    Rodrigo Carvalho (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 3:40 pm

    Widget do Br-Linux para OSX – algo um tanto paradoxal (apesar de que o Augusto parecer estar usando o sistema da maçã ultimamente)…

    Nao acho paradoxal. Acho até bem interessante perceber que o número de leitores do BR-Linux que usa Mac OS X em seus desktops tem crescido bastante. Hoje são milhares todos os meses (13.000 visitas nos últimos 30 dias), em um número bem maior do que a soma dos usuários dos BSDs de código aberto, por exemplo.

    Pra mim, na condição de autor do site, essa estatística demonstra que o Linux e o código aberto atraem o interesse dessas pessoas, e estou à disposição para mantê-las informadas sobre estes temas, assim como há anos não me furto a informar sobre código aberto que roda em Windows, por exemplo.

    mAD (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 4:16 pm

    Não consigo baixar, está dando erro.

    @Rodrigo

    Paradoxal é criticar tal iniciativa, enquanto ninguém se habilita em fazer uma Widget assim para Gnome ou KDE.

    Rodrigo Carvalho (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 4:20 pm

    Peço perdão pelo meu comentário simplista e inadequado.

    Pra mim tambem deu erro algumas vezes, mAD, mas depois acabou funcionando a tempo de eu tirar o screenshot pra ilustrar o post.

    mAD (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 4:26 pm

    Não consigo baixar, está dando erro.

    Update: Agora foi, gostei pra caramba

    Rodrigo Carvalho (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 4:32 pm

    @Ironmaniaco

    Não foi crítica, só um comentário infeliz da minha parte.

    Tiago (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 4:34 pm

    Legal, vou baixar.
    Mas digo que eu sinto prazer em navegar na web, digitar http://br-linux.org.
    Mas é algo bem legal e vou baixar.

    Eu quero um plasmoid!!! hauahau

    Qualquer hora dou uma olhada pra ver como fica fazer um plasmoid com funcionalidade semelhante (na verdade já existe um palsmoid que “embute” um player na área de trabalho, mas certamente não é a mesma coisa.

    Ricardo Carvalho (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 4:58 pm

    @tenchi
    Os plasmoid suportam gadgets do Dashboard do OS X não?

    De qualquer maneira já está instalado aqui, o rudá já é a 2ª fonte de softwares mais usados no meu Mac.

    Alexadre (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 4:58 pm

    uso mac para trabalhar nos servidores redhat e centos dos meus clientes. fora que uso vmware fusion para testar e desenvolver soluções em linux e no windows. tudo no mac.

    gosto do linux para servidores e mac como desktop. atendo empresas que usam linux e microsoft normalmente. qual o problema disso?

    @Rodrigo Carvalho

    Tranquilo. Acontece =]

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 5:24 pm

    Fora que as estatísticas apontam que o número de PCs com “hackintoshs” superou o de linux em desktop. Ou seja, tem muita gente usando as vias escusas por aí…

    Alexandre (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 5:24 pm

    Mac é o melhor UNIX pro desktop, Linux para servidores voltados a Web, Windows para pessoas que não tem grana para ter um Mac.

    Paul (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 5:27 pm

    Que é paradoxal é. Mas se o Augusto é o dono, fazer o quê…

    @Ricardo

    É um teste a se fazer. Tentar importar esta Widget para o plasmoid do KDE :P

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 5:51 pm

    Eu acho que sim mas, por curiosidade, esse widget usa o safari? Nas estatísticas do br-linux ele conta como safari?

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 5:56 pm

    Baixei o bichinho mas o aplicativo para adicionar plasmoids não aceita ele.

    No KDE SC4, tem um plasmoid para feeds RSS, mas ele só mostra o cabeçalho das notícias.

    Nao vejo nada de paradoxal, nem contraditório, em usuários de Mac OS X (ou qualquer outro sistema operacional) terem interesse em ler um blog sobre Linux.

    Pelo contrário, até: espero que algum dia o número de leitores que acessam o site a partir do Linux seja maioria, mas isso nunca aconteceu até hoje – e em nada me surpreende. Acho até desejável que usuários de outros sistemas operacionais tenham interesse em acompanhar o Linux. São muito bem-vindos.

    tsc (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 6:02 pm

    Paradoxal é bem pouco para descrever isso. Só falta fazer um site adaptado para o IPAD.

    Se a noticia é sobre a Microsoft lancando um widget de seus sites para Mac, os fanaticos daqui iriam fazer um escandalo… mas quando é o dono os fanaticos ficam quietinhos quietinhos…

    E talvez mais ridiculo é o mAD pedir perdao por ter opiniao propria.

    Sim, tambem me parece que há a presença de fanático querendo fazer escândalo.

    Mas a menção a site adaptado para iPad é interessante, porque permite observar que não é necessário adaptar o site para que os usuários de iPad e outros tablets acessem o BR-Linux – eles já vêm acessando, assim como sempre aparecem usuários de smartphones (S60, Blackberry, IPhone, Android) e arquiteturas menos comuns – há até quem acesse a partir de videogames, como o PSP e o Wii.

    E não vejo quem sairia ganhando com um fanatismo que quisesse caracterizar como indesejado este interesse dos usuários das arquiteturas mencionadas.

    Julia (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 6:26 pm

    Também uso Mac OS X, mas as vezes penso em sair e usar o Ubuntu, que nessa versão 10.04 ficou bem bacana.

    Penso em ir para o mundo “livre” e não ficar em um sistema da Apple, fico muito na dúvida.

    Mas que Mac OS X é muito bacana e é a inspiração de muitas distribuições de Linux e no Windows também, ninguém pode negar.

    Mac OS X + Linux = perfeição!

    Rodrigo Carvalho Silva (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 6:28 pm

    @Alexandre
    Conseguiu ser pior que o meu primeiro comentário. Simplesmente lamentável. Digno de um legítimo MacFanBoy. Acho que você sim está no blog errado, pois não conseguirá muito apoio em suas ofensas aos concorrentes da maça.

    @tsc
    Se estava se referindo a mim, se desculpar não tem nada de errado, até porque considerei minha opinião inicial errada após uma análise mais aprofundada. Como diria o Raul: “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo” ;)

    Marcelo Nascimento, nas estatisticas os acessos do Widget aparecem simplesmente como AppleWebKit – identifica o engine mas não identifica um navegador.

    Chico (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 6:40 pm

    A Apple é só um “rostinho bonito” que, no final, não te deixa passar de “beijinho no rosto” (closed source) ou “passeio no shoping de mãos dadas” (DRM) :-D

    Não troco meu GNU/Linux nem no dia que o Augusto mudar o site para “br-mac.org: Mac OS levado a sério desde 2042″ ahahahaha

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 7:08 pm

    Vou baixar e ver se funciona com o KDE ;) Embora eu particularmente não usaria. Esse negócio de notícias de um site só… Nada a ver. Vejo tudo no Reader ;D

    scheldon (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 8:41 pm

    tsc, tu ganhou o meu respeito, é difícil achar nego com colhoẽs hoje em dia,

    Augusto Campos, tu faz oque quiser no site, esta no seu direito, porem se alguém fala uma verdade ficar bravo e dizer que o cidadão é fanático só depõe contra ti, estou a cada dia ficando mais de cara com as suas atitudes, pare com isso, admitir os erros é uma virtude dos sábios.

    scheldon, melhor seria voce dirigir a sua indignação pela acusação de fanatismo diretamente a quem a trouxe à discussão, que não fui eu.

    E não fico bravo quando alguém fala uma verdade. Pelo contrário, verdades são muito bem-vindas, assim como opiniões bem embasadas. Quando elas chegam aqui acompanhadas de acusações de fanatismo a quem delas discorda, entretanto, aí historicamente me parece que elas tendem a se afastar um pouco de ambos os conceitos, e a se aproximar das adjetivações por elas mesmo empregadas.

    Nao vejo que erro haverá em estimular usuários de Mac OS X a acompanhar um blog sobre Linux. De qualquer forma, o espaço para que opiniões contrárias sejam manifestadas está dado, mesmo quando promovendo o sectarismo que procuro evitar.

    André Machado (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 8:50 pm

    Nossa, o widget está no site da APPLE! Imagina quanta gente vai conhecer o BR-Linux agora!

    PS: por curiosidade, sob qual licença está o Widget? Seu código-fonte está disponível?

    André Machado, não acredito que muita gente vá conhecer o BR-Linux por meio do site da Apple, mas a sua curiosidade é interessante. O e-mail do autor pode ser consultado no site dele, que linkei no texto da notícia, imagino que você não terá dificuldade em saná-la com ele.

    O que pude apurar no conteúdo do zip é que a licença (cujo título desconheço) permite usar, reproduzir, modificar e distribuir, e o código do widget em si vem com ele por natureza.

    Caio César (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 9:58 pm

    Bom, eu acesso o BR-Linux do trabalho, geralmente utilizando Firefox no Windows, porém, como estou em casa agora, tenho todo o conforto de usar Slackware Linux com FVWM e navegar no BR-Linux com SeaMonkey.

    Eu particularmente achei a ideia do widget muito bacana, qual o problema se é voltado para OS X?

    Ah, outra coisa: falaram algo sobre adaptar o site para o iPad, bom… eu não sei se o Augusto possui um iPhone ou se permanece com o Treo, mas quando eu acesso o BR-Linux do meu “poderoso” (idoso, na verdade) Nokia 9300 com Opera Mini, o tema lembra um pouco o iPhone, nada que me incomode, o site fica muito bem na pequena, porém larga tela com resolução de 640×200. É uma novidade, na verdade, até alguns meses atrás, não tinha isso e eu desperdiçava dinheiro (requeria mais banda), pois não tenho plano de dados.

    Vidente Digital (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 10:40 pm

    Ei Caras! Parem de reclamar e mexam-se, para fazer algo semelhante para o KDE (ou GNOME) :-P

    Em vez de reclamar, deveriam “correr atrás do prejuízo” se a notícia incomodou tanto assim vocês.

    @Tenchi

    UM plasmoid do BR-Linux vai ser ótimo. Espero notícias suas a respeito.

    Alexadre (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 10:59 pm

    tem gente que apenas reclama. mas não fez até agora nada para ambiente Linux. ai aparece um carinha, faz para o Mac e vários saem falando asneiras.

    Acredito que se for ver as estatísticas de acesso ao site, vai ter muito mais acesso windows do que do próprio linux. muitos acessam das empresas onde trabalham, e trabalham com windows.

Este post é antigo (2010-06-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.