Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


VPNs ajudam chineses a escapar da censura do Estado

Que as VPNs *poderiam* ajudar a furar a grande muralha (virtual) da China é algo que não escapa a ninguém com o conhecimento técnico básico sobre seu funcionamento. Até eu, que não estou lá, recorro a este artifício quando tenho razão para suspeitar que há alguém vigiando meus acessos!

Mas que elas de fato são bastante empregadas, com aparente tolerância (ou ao menos poucas intervenções visíveis) do Grande Irmão oriental é o aspecto interessante.

Remix da Info:

As redes virtuais privadas (VPN) estão avançando discretamente na China como forma de acesso a sites proibidos pelo governo e, ao menos enquanto esses serviços pagos não ganham mais popularidade, as autoridades não estão interferindo.

(…) O Twitter e o YouTube também estão bloqueados na China, que usa um “firewall” de filtragem a fim de impedir o acesso dos usuários de internet a conteúdo de sites estrangeiros que represente contestação ao Partido Comunista.

(…) “Desde que a VPN opere de fora da China continental, não deve haver problema”, disse Danny Levinson, editor do site ChinaTechNews.com, “Usamos uma VPN própria e ela funciona bem.”

As autoridades chinesas raramente bloqueiam as VPNs baseadas no exterior, e é provável que não interfiram com elas enquanto o número de usuários se mantiver pequeno, avaliou um veterano analista de tecnologia da informação em Pequim.

“É como uma pequena válvula de escape”, disse o analista, “Mas se o exército de internautas chineses começar a usar esse tipo de coisa, haverá problemas.”

O governo age agressivamente contra os servidores proxy gratuitos, que são mais comuns e também podem ser usados para desbloquear sites proibidos. As VPN estrangeiras pagas só foram bloqueadas uma vez, antes do Dia da Nação, em outubro do ano passado, dizem os usuários. (…) (via info.abril.com.br)

E leia também:

A Grande Muralha Virtual da China: “Cansado de tentar acessar o twitter ou you tube no trabalho e o site não entrar, com aquele famoso bloqueio? Aquele recado urgente no orkut e não pega de jeito nenhum, Cansado de não poder atualizar o navegador, pois você não tem “privilégios de administrador”? Calma, poderia ser pior, você poderia estar na China. (…)” [Enviado por Ricardo Martiniano (ricardomartinianoΘgmail·com) - referência (espacoliberdade.blog.br).]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Gustavo Lopes (usuário não registrado) em 4/02/2010 às 4:22 pm

    Bloquear tunelamento pode ser fácil se este é baseado em IpSec ou PPTP (pois o protocolo IP encapsula um protocolo de roteamento L2TP, GRE etc…), mas pode ser bastante difícil se usa-se OpenVPN ou SSTP, pois o indivíduo pode fazer um túnel conectando sobre TCP/SSL (porta 443) para um IP totalmente desconhecido – e mutável – de um servidor VPN.

    Enfim, NUNCA será possível tirar totalmente a liberdade de navegação ENQUANTO houver internet naquele país. Fico muito feliz por isso.

    magic (usuário não registrado) em 4/02/2010 às 4:52 pm

    Paga um VPS, pode ser estes de $10 USD depois conecta por ssh. E de quebra ainda hospeda seus arquivos.
    Se morasse na china faria isso.

    Wallacy (usuário não registrado) em 4/02/2010 às 5:44 pm

    VPN é uma ótima forma te burlar bloqueios esquisitos da faculdade e/ou emprego.

    Por aqui bloqueiam até a wikipedia em inglês! Sabe-se lá porque… A em PT funciona normalmente.

    Ricardson Williams (usuário não registrado) em 4/02/2010 às 10:37 pm

    Moro na china eu uso o openssh conectando em um servidor nos US o maior problema eh a bagunca dos provedores ADSL eh muita gabiarra o que torna a conexao lenta, mas pelo menos posso acessar o youtube/flickr.

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 5/02/2010 às 8:40 am

    Tá aí um bom nicho de mercado… Vou correndo desenvolver um protocolo vpn baseado em html! Ninguém me segura!

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 5/02/2010 às 3:17 pm

    Se eu morasse na China, bem, eu me mudaria! hahahaahha

    gabriel (usuário não registrado) em 7/02/2010 às 4:48 pm

    dúvida leiga: qual a diferença entre acessar via vpn e via open proxy?

    Gabriel, as diferenças são várias, e são de modo geral consequências das definições de VPN e de Proxy.

    Creio que a diferença essencial, do ponto de vista de alguém que queira aumentar um pouco o grau de esforço necessário a quem queira bisbilhotar seus acessos, é aquela dada nas VPNs de acesso remoto mais comuns: autenticação das partes e criptografia de todo o tráfego com SSL, IPSec ou similares. O fato de ser privada (o “P” de VPN) também é um diferencial importante, em especial quando se compara com open proxies.

    gabriel (usuário não registrado) em 8/02/2010 às 8:01 pm

    obrigado!

Este post é antigo (2010-02-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.