Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Vinux: distribuição Linux para portadores de deficiências visuais

Enviado por Estevam Moreira (estevamΘgmail·com):

“Vinux é uma distribuição de Linux baseda em Ubuntu 10.04 e de recente criação (a versão final foi liberada há menos de um mês) especialmente desenhada para usuários com deficiente visual.” [referência: rebelion.org]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Jeremias Silva (usuário não registrado) em 2/07/2010 às 1:01 pm

    A idéia é ótima, porém o resultado nem tanto, pelo menos para nós os brasieliros e portugueses.
    O isstema só roda em inglês e para uma pessoa cega configurar a interface para o português é praticamente impossível sem a ajuda de uma pessoa que enxerga. Pode até parecer algo irrelevante isto, mas no meu ponto de vista, retira a autonomia do próprio deficente visual configurar seu sistema.
    Para usuários de língua portuguesa eu recomento o projeto http://www.linuxacessivel.org que também tem todas as ferramentas para uso por pessoas com deficiência visual, e que está todo em português. Segundo ouvi falar do responsável pelo http://www.linuxacessivel.org, os projetos Vinux e linuxacessivel.org não são concorrentes entre si, pelo contrário seus integrantes trocam muitas informações. Então deixo a dica, se algum deificente visual brasileiro ou português desejar utilizar o GNU/Linux, dê preferência para o http://www.linuxacessivel.org que não vai perder nenhum recurso que esteja presente no vinux.

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 2/07/2010 às 1:29 pm

    É desse tipo de distro que o Linux precisa. Pra mim distro nova tem que ser diferente, se não, não vale a pena.

    Jeremias Silva (usuário não registrado) em 2/07/2010 às 6:06 pm

    A idéia é excelente, porém o resultado nem tanto. Este remix do Ubuntu só roda em inglês e para uma pessoa cega conseguir configurar o sistema para português vai precisar da ajuda de uma pessoa que enxerga, não que isto seja o fim do mundo, mas de certa forma, reduz a autonomia de um cego configurar sozinho o seu sistema.
    Para pessoas de língua portuguesa eu recomendo o projeto linuxacessivel.org
    Neste remix todo o sistema já está em português e com todas as ferramentas que uma pessoa cega precisa para usar o GNU/Linux.
    Notem que o projeto linuxacessivel.org e o projeto Vinux, não são concorrentes, pois seus participantes trocam muita informação, a diferença básica é que um roda em inglês e o outro em português.

    Sri_Dhryko (usuário não registrado) em 2/07/2010 às 6:43 pm

    Esta e outras iniciativas de inclusão dos portadores de necessidades especiais devem ser divulgadas. Ponto para o Estevam Moreira e o Br-Linux!
    Mas ainda resta uma dúvida no ar: onde estão os trolls que repetem a ladainha do “+1 distro”, “por que não ajudam a distribuição original?”, “+ do mesmo”? Hein?

    rcardozzo@gmail.com (usuário não registrado) em 2/07/2010 às 9:27 pm

    É uma boa iniciativa sim, essa não é “Just another Linux distro”.
    Mas na minha opinião os esforços de montar uma distro poderiam ser direcionados para fazer um pacote para as outras distros, ao invés de fazer uma distro só pra isso, ajudaria mais.

    Ah! Como é bom ser livre, não é mesmo? Com isso, várias iniciativas como esta vem à tona.Já imaginou se fosse com uma plataforma fechada? Demoraria anos para acontecer. Quanto aos críticos, é como diz o ditado: é melhor escutar do que ser surdo…

    linux (usuário não registrado) em 3/07/2010 às 9:45 am

    ricardomoc,

    Tem aquele assim tambem: enquanto os cachorros ladram a caravana passa.

Este post é antigo (2010-07-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.