Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Vídeo: Microsoft divulga OpenOffice em nova campanha publicitária

Pelo jeito nem todas as equipes de marketing da Microsoft rezam pelo mesmo missal ;-) E dessa vez, ao menos, o FUD parece estar saindo pela culatra: a matéria abaixo, do IDG, está longe de ser a única que observa que o destaque dado pela Microsoft ao OpenOffice funciona como um reconhecimento dele como um concorrente – uma publicidade que a turma do LibreOffice dificilmente teria como adquirir por seus próprios meios, e que os herdeiros do OpenOffice talvez nem estivessem pensando em buscar sozinhos ;-)

Ou, como diz a matéria da ComputerWorld citada pelo LWN, a “Microsoft deu sua bênção ao OpenOffice” – e para completar, as críticas não muito convincentes que ela apresenta podem geralmente ser traduzidas como “o OpenOffice não é um clone 100% igual ao MS Office, e há problemas de compatibilidade com nossos formatos proprietários”. Eu quero é novidade!

Trecho do IDG Now enviado por Francivan Bezerra (fba·igΘig·com·br):

“Vídeo exibe depoimentos de clientes insatisfeitos com o suposto baixo desempenho e o alto custo de suporte da solução open source.

Uma recente peça publicitária da gigante dos softwares, veiculada no YouTube, mostra que, de fato, a empresa vê o OpenOffice.org como uma séria ameaça ao domínio de sua suíte de produtividade, o Microsoft Office.

Intitulada “A Few Perspectives on OpenOffice.org,” (Algumas Perspectivas sobre o OpenOffice.org), o vídeo exibe uma série de depoimentos de consumidores que tentaram migrar para a solução de código aberto – principalmente clientes corporativos – mas se arrependeram devido à suposta queda de desempenho, falhas de compatibilidade e alto custo de suporte e manutenção.

À medida que os personagens narram suas histórias, legendas animadas e ilustrações surgem na tela. “Se uma solução open source falhar, quem irá consertá-la?”, questiona uma das vozes. “Quando voltamos ao Microsoft Office, depois de uma experiência com o OpenOffice, era possível ouvir um suspiro de alívio por todo o distrito”, diz o último testemunho, atribuído ao CIO de uma rede de colégios.

Às 15h40min, o vídeo já fora exibido quase 2500 vezes, e 90% dos usuários que resolveram avaliá-lo tiveram uma opinião negativa a seu respeito. A seção de comentários da página foi desativada.

Assista ao vídeo acima.” [referência: idgnow.uol.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-10-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Odair (usuário não registrado) em 15/10/2010 às 9:34 am

    Nossa.. quanta besteira nos comentários do pessoal do IDG…

    Piero Ferraz (usuário não registrado) em 15/10/2010 às 9:47 am

    Microsoft: ” Nós amamos o Open Source!”
    .
    nunca mais vou esquecer desta !
    http://br-linux.org/2010/microsoft-diz-nos-amamos-o-codigo-aberto/
    ..
    .

    Caco (usuário não registrado) em 15/10/2010 às 9:53 am

    Interessante notar uma espécie de mensagem subliminar nesse vídeo… e certo momento aparece a silhueta de soldados do exército vermelho junto com a expressão “open source”.

    smess (usuário não registrado) em 15/10/2010 às 10:02 am

    Microsoft sempre faz suas propagandas sujas para difamar o OpenOffice.org. É lamentável e covarde a postura ambiciosa da Microsoft e fanboysmo da IDG sobre a Microsoft. É uma empresa que se preocupa mais em seus lucros do que seus clientes.

    Que bom que a democracia nessa vez age de maneira correta a respeito do vídeo postado:
    247 Thumbs-up
    2548 Thumb-down

    Frederico Martins (usuário não registrado) em 15/10/2010 às 10:33 am

    Esse medo deles foi animador

    Valerio Dias em 15/10/2010 às 10:41 am

    Vamos ser honestos? Quem aqui não faria isso no lugar da MS? AQUI, Ó quem falar que não! Adoro ler estes comentários dizendo que a MS é a malvada… que hipocrisia.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 15/10/2010 às 10:47 am

    Que sirva de incentivo pro OO e variantes continuarem melhorando.

    “Se o Open Source falhar, quem irá consertar?”

    Se o MS Office falhar, minha licença também não me garante nada, o máximo que posso fazer é reportar o bug pra Microsoft. Mas isso eu posso fazer também pra Oracle, IBM ou pro LibreOffice e se brincar vão corrigir primeiro.

    Que gera um suporte maior, é fato, já que tem menos pessoas que conhecem o OO se comparado com o MS Office e que os filtros pro formato concorrente não são perfeitos. Mesmo assim, dependendo do caso, sai mais barato que a licença, principalmente por não ter de pagar por upgrades depois.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 15/10/2010 às 10:53 am

    @Marcos ALexandre

    “Mas isso eu posso fazer também pra Oracle, IBM ou pro LibreOffice e se brincar vão corrigir primeiro.”

    Eu já vi na prática isso. Alguns bugs do Oracle (database), você reporta e recebe a resposta que “serão corrigidos quando sair o Patchset x”. Previsão para que ele saia ? Não há.

    Alexandre Cunha (usuário não registrado) em 15/10/2010 às 10:54 am

    Não é casual o momento escolhido. O recente fork do OO em LO, cria na mente de alguns utilizadores e decisores uma ideia de incerteza e gera o receio na continuidade de projetos como o OO. Por parte de MS é um tiro dado no ar num momento certo.

    Zé (usuário não registrado) em 15/10/2010 às 10:58 am

    @Valerio Dias

    Seu comentário me fez lembrar do windows7sins que vem sendo promovido pela FSF.
    Acho completamente desagradável esse tipo de comportamento, ficar apontando os “podres” dos outros em vez de falar das suas próprias qualidades.

    João (usuário não registrado) em 15/10/2010 às 11:25 am

    Não vejo nada de tão horrível nessa propaganda da Microsoft. É uma propaganda! É mais do que óbvio que uma propaganda da MS vai exaltar todas as qualidades do MS Office enquanto mostra o software concorrente como algo que não vale a pena usar.
    Muita gente parece querer que o OpenOffice funcione exatamente como o MS Office, abrindo todos os documentos do Office sem nenhum problema! Quando acontece qualquer diferença, a culpa é sempre do OpenOffice, que é um lixo porque “só” consegue abrir um arquivo de um software concorrente que está em um formato fechado, complexo, bizantino, cheio de regras bizarras.

    erico (usuário não registrado) em 15/10/2010 às 11:28 am

    o gigante está desesperado. Dizer que a interface ribbon do of2007 reduz dúvidas e chamados a help desk é o #fail do ano, pra não dizer que é mentira braba mesmo.

    arthas_dk (usuário não registrado) em 15/10/2010 às 11:32 am

    Vamos lá:

    1) O que tem sido no IDGnow é justamente o contrário: matérias que defendem o Linux e o FOSS, algumas dos artigos e opiniões são simplesmente tendenciosas ( algo como BEM x MAL), mas como disse, eles têm sido tranquilos com relação ao Open Source em geral.

    O que parece ser pior são mesmo alguns dos leitores que são ferrenhos defensores da Microsoft, mas acho que isso não tem jeito mesmo :(

    2) Apareceu um artigo lá no IDGNow falando que o vídeo é um ação que, no final das contas, reconhece o OpenOffice como uma ameaça aos negócios da empresa.

    *** Lembrando que o Office é o carro chefe da MS, ou seja, a maior fonte de lucro da empresa ***

    3) O OpenOffice foi uma iniciativa muito interessante que rendeu frutos (vide 90k de máquinas da Petrobrás, ou milhares de máquinas aqui do SERPRO) mas é necessário evoluir: a Sun segurou bastante essa evolução (vai dizer que o GO-OO não é uns 60% melhor? #cinismooff plz) o que fez do OO algo que não é competitivo com o MS.

    Não que eu queira que se torne algo estritamente competitivo, mas enquanto o MS Office for o mais utilizado e amarrar os Offices com os formatos proprietários será impossível optar por uma suíte livre como padrão para trabalhar.

    Acredito que, por conta do que foi explicitado no item 3, exista um Hype em torno das possibilidade abertas pelo LibreOffice.

    Off:

    Uma recomendação que dou ao pessoal sempre que posso é: Testem o IBM Lotus Symphony! Acabou se tornando o padrão para mim e para a área da empresa em trabalho (mas aqui nós trabalhamos com ODF já).

    BemSul.com (usuário não registrado) em 15/10/2010 às 11:34 am

    A verdade é que o OpenOffice.org é ruim para substituir o MSOffice nos formatos e ecossistema MS.

    Deve ser por isso que o OpenOffice.org “tentou” emplacar o ODF. Mas, no universo dos offices, empresas, companhias, fundações, instituições, governos e infelizmente até nos trabalhos escolares, não se usa ODF. Usa-se, como se fosse um padrão sagrado, o DOC e o XLS. E com esses “padrões”, ninguém é melhor que MS Office. Isso sem falar das Macros e visual basic + excel.

    É lamentável a realidade de que a humanidade gerencie suas informações, das mais banais a assuntos de estado, usando Word e Excel…

    Renan (usuário não registrado) em 15/10/2010 às 11:42 am

    “Uma recomendação que dou ao pessoal sempre que posso é: Testem o IBM Lotus Symphony! Acabou se tornando o padrão para mim e para a área da empresa em trabalho (mas aqui nós trabalhamos com ODF já).”

    É uma pena que o Symphony só funcione no Ubuntu e em distros baseadas em RPM.

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 15/10/2010 às 11:50 am

    Eu até estava pensando em cirar um post mas vai ser outro copy & paste com os devidos créditos no meu blog.

    Mas uma coisa notei além dos soldados vermelhos é um bebê chorando com foto e tudo. Imagina o que eles acham do usuário médio de Office.

    “Não vejo nada de tão horrível nessa propaganda da Microsoft. É uma propaganda!”

    Isso é verdade, é a mesma coisa das propagandas Coca-cola x Pepsi.

    Nada impede que IBM, Oracle ou outra empresa dêem uma resposta.

    Fellype (usuário não registrado) em 15/10/2010 às 12:49 pm

    “By using Microsoft Office 2007 we have reduced the internal support because our staff is familiar with this system.”

    Pra mim, esta frase por si só constitui um tiro no pé da Microsoft, pois indica que é possível reduzir as chamadas de suporte para o OpenOffice apenas treinando melhor os usuários neste sistema. Isto, aliás, é o que o pessoal que recomenda o OpenOffice, e outros programas open source, já diz/sabe faz tempo.

    renatofq (usuário não registrado) em 15/10/2010 às 1:19 pm

    O Lotus Symphony não é open source, é importante lembrar isso

    Peterson (usuário não registrado) em 15/10/2010 às 1:56 pm

    Pra evitar esses problemas de incompatibilidade, sempre mando as coisas em PDF. Raramente existe necessidade de edição por parte de quem vai receber a coisa anyway.

    Esse video foi simplesmente golpe baixo. Tentou convencer mais por depoimentos e imagens chocantes (tipo o exercito vermelho do open source) do que com boa argumentação.

    Puro FUD. O video ficou bem feito, e impressiona bastante, não vou mentir. E veio bem ao estilo destes videos “revolucionários” que a gente vê na internet. Na verdade este este estilo de video é uma cópia de trocentros outros, onde a escrita passa a ser parte do ambiente. e o ambiente onde as letras e palavras se se encontram dispostas ajuda a reforçar a ideia apresentada.

    Boa parte dos argumentos apresentados no video ajudam a mostrar porque NÃO usar ferramentas proprietárias, como o MS Office :-)

    Ah sim, e o Linux entrou nesse comercial só de gaiato… Era o cara que tava andando sossegado pela rua e levou uma bolada na cabeça :-)

    André Caldas (usuário não registrado) em 15/10/2010 às 2:14 pm

    Achei o vídeo muito parecido com esse aqui, sobre “trusted computing”:
    http://www.youtube.com/watch?v=7cG2FzBjimM

    Leonardo (usuário não registrado) em 15/10/2010 às 2:51 pm

    Apesar de achar a propaganda tosca e os argumentos do IDG extremamente comprados. Temos que admitir, o openoffice.org ainda é tosco e lento. :/

    Não to comparando, nem sou fanboy da MS, mas temos que olhar para nós mesmos e sermos sufientemente críticos para que possamos avançar ;)

    Glenn Hummes (usuário não registrado) em 15/10/2010 às 3:11 pm

    A MS está se tornando uma verdadeira SCO: lucros caindo, pessoal desesperado, criando só FUD e processos contra suas descabidas patentes (como o caso do desligamento do computador ou a rodinha do mouse)…

    Bye, MS… você foi boa na época do Bill, que comprava outra empresa que a ameaçava e a destruía por dentro… hoje, Ballmer, como advogado que é, prefere processos e FUD…

    @Leonardo, eu não diria que o OpenOffice é tosco. Na verdade ele funciona muito bem. Mas infelizmente ainda está bem longe da performance d visual do MS Office 2010 e mesmo do 2007.

    Tosco é o produto da Microsoft que só funciona em Windows e só suporta o formato de arquivos da própria empresa.

    OpenOffice tem como objetivo ser multiplataforma, e está fazendo bem este papel, mas ainda não tão bom quanto o que poderia ser.

    O MS Office é certamente a melhor suíte de escritório do mercado (do ponto de vista técnico e se vc considerar como só o Windows existente no mundo), mas isso não é uma boa razão para que todas as pessoas precisem usá-lo (principalmente como justificativa a se prender ao Windows), pois a maior parte dos usuários só usa recursos que já existiam no Office 97 (este sim uma ferramenta poderosa e leve).

    Marcelo Vilar (usuário não registrado) em 15/10/2010 às 3:41 pm

    É, prefiro o google docs, simples, e leve :D

    Glenn Hummes (usuário não registrado) em 15/10/2010 às 3:47 pm

    E viva a liberdade de escolha!

    Não uso macros, não preciso de suporte pago, não ligo para ppt ou pps…

    OO, LO, ou Go-OO, tanto faz para mim. Só que MSO, NO!

    Valerio Dias em 15/10/2010 às 5:33 pm

    @Zé: foi você que me “moderou”? Bom, pelo menos você foi homem em me replicar, caso tenha sido assim, e não se escondeu.

    Eu sou sim usuário Windows e também de Linux. Vi faz tempo o tal W7Sins que a FSF criou, e que não está adiantando muita coisa. E aponto MESMO esse “podre” da sua “comunidade”: HIPOCRISIA!! Me prove o contrário do que eu disse e eu retiro minha posição. É hipocrisia sim. Ué?! É muito fácil levantar a bandeira do SL, pregar uma “liberdade” falsa e dizer que a MS é a bruxa dos contos de fadas. AGORA me prove com fatos de que você ou qualquer um aqui não faria o mesmo que a MS está fazendo com o OpenOffice ou com o SL em geral. É mercado, meu jovem. Ninguém vive de “ar” e créditos.

    Valerio Dias em 15/10/2010 às 5:39 pm

    @Zé: ou então deixo aqui meus pedidos de desculpas a ti caso eu tenha interpretado erradamente seu comentário.

    Zé (usuário não registrado) em 15/10/2010 às 6:01 pm

    Não não não fui eu quem te moderou e tá desculpado :D
    Alias meu comentário foi favorável ao seu.
    Queria dizer que a FSF já faz como a MS fez com esse vídeo já ha algum tempo, e que é idiotia esse tipo de postura e que ambos de veriam falar sobre seu beneficios e não ficarem se atacando.

    Valerio Dias em 15/10/2010 às 6:13 pm
    Sr. Obvio (usuário não registrado) em 15/10/2010 às 6:33 pm

    @Zé
    Voce não é chato, é apenas um viadinho no site errado, vai pro Baboo !!!

    Valerio Dias em 15/10/2010 às 6:37 pm

    Sr Administrador do Br-Linux.org, eu não vou suplicar que libere meus comentários. O Sr está apenas fazendo o seu trabalho. Agora quero deixar claro que é COVARDIA SIM nego chegar aqui e moderar “apenas” porque não gostou. Tem muito “Ui Ui Ui”, muito “não me toque” aqui.

    Mas eu tenho as SS de tudo que posto. Não é só aqui que não gostam de ler umas verdades. Quem saiba eu não reúna isso num blog futuramente: “verdades que ninguém gosta de ler”. Um dia, quem sabe. Sem mais.

    o (usuário não registrado) em 15/10/2010 às 6:41 pm

    @Marcelo Vilar

    “É, prefiro o google docs, simples, e leve :D”

    Quero ver quando a Google começar a cobrar o serviço…

    Quem não consegue ver a importância da disponibilidade de um software livre que pode ser rodado na sua própria máquina não merece mesmo ser usuário de SL.

Este post é antigo (2010-10-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.