Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Unity também estará disponível no Fedora

Leia também: Seguindo os passos: Fedora também diz que vai mudar para o Wayland.

O Unity, recentemente anunciado como integrante do futuro desktop do Ubuntu (a partir da versão 11.04), também deve estar disponível em breve para usuários do Fedora. O desenvolvedor Adam Willianson, da Red Hat, divulgou seu plano de empacotar o Unity para o Fedora.

A distribuição mantém seus planos de usar o GNOME Shell, e a intenção do desenvolvedor é empacotar a alternativa para permitir fácil instalação no Fedora para quem quiser comparar. (via omgubuntu.co.uk


• Publicado por Augusto Campos em 2010-12-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Fernando (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 4:28 pm

    Pelo visto o Fedora e a red hat estão seguindo muitos passos da canonical.

    Pra quem pregava que o Fedora é tecnologia de ponta e reune o que tem de mais moderno e livre… o argumento esta caindo por terra e não vejo nenhum argumento pra usar Fedora.

    Fedora segue como mero lab de desenvolvimento da Red Hat, hoje ficou apenas como uma forma da RH compartilhar os gastos com teste e desenvolvimento de software e tecnologia. Usuario fedora é nada mais nada menos que beta tester do RHEL

    Ubuntu esta sendo seguido em varios as pectos e passa a ser hoje quem dita as tecnologias livres, Fedora e RH ta so seguindo!

    Felipe (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 4:39 pm

    Bem que o Ubuntu podia dar a mesma atenção ao KDE que ela dá ao Gnome, heim… seria ótimo.

    Uso Mandriva justamente por gostar do KDE.

    o (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 5:32 pm

    @Fernando,

    Não concordo com sua teoria não.

    Na realidade o Fedora está sendo mais esperto do que a Canonical ao colocar o Unity apenas como alternativa e eles estão apenas disponibilizando um pacote pronto para o usuário poder instalar o unity mas mantendo a Gnome shell padrão do Gnome como padrão do fedora linux.

    A Red Hat ainda contribui muito mais para tecnologias que são usadas em todas as distribuições linux do que a Canonical.

    psantos (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 6:10 pm

    Isso mesmo! Está certa a Red Hat.
    Justamente por pregar que o Fedora usa “tecnologia de ponta e reune o que tem de mais moderno e livre” a distro tem que experimentar a dupla “Wayland/Unity”.
    Não está seguindo os passos da Canonical, está junto com a mesma mostrando um novo caminho a seguir.

    tessio (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 6:51 pm

    Canonical na liderança tecnológica porque criou o Unity.. err.. ok..

    Fernando (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 7:50 pm

    A discussão é essa: “Fedora é laboratorio de testes da RH”

    A red hat é a que mais investe sim, mas é a que mais lucra, o que ela faz na verdade é dividir os custos dela com a Microsoft.

    Enquanto a canonical se preocupa com usabilidade e agradar e facilitar a vida do usuario, Fedora só incorpora o que é de interesse da red hat, é uma distro com cabresto e apesar de falarem que é mantida e dirigida pela comunidade isso é blefe total.

    por isso uso ubuntu desde a versao 8. Cada dia melhor facilitando a minha vida, enquanto fedora poe e tira o que a red hat quer e nao o que o user precisa.

    Fedora nao é pra server, nao é pra desktop… entao pra que é ?

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 7:55 pm

    >>> Usuario fedora é nada mais nada menos que beta tester do RHEL

    E desde quando isso é ruim? Ou ainda “degradante”?

    >>> Ubuntu esta sendo seguido em varios as pectos e passa a ser
    >>> hoje quem dita as tecnologias livres,

    Claro, afinal virtualização, cloud computing, clustering e outras funcionalidades “Out of the box” do CentOS/Red Hat, não contam como software livre. Apenas o Desktop é o que vale

    >>> Fedora e RH ta so seguindo!

    “Tão seguindo” – /pasquelemodeoff

    E outra, o Wayland foi concebido pela Red Hat. Ela pode estar “seguindo os passos” por ter implementado depois, pois como o próprio Adam já disse, o Wayland ainda não é maduro o suficiente para substituir o X11. Eles apenas empacotarão quando acharem que não vai “dar galho”.

    Igor Ramos Tiburcio (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 8:13 pm

    @Fernando, olha para o Ubuntu, respira, pensa e tenta outra vez…

    Você não precisa “odiar o Fedora” para “amar o Ubuntu”. Fora que ter o unity como opção no Fedora, tende a beneficiar todo mundo :)

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 10:04 pm

    >>> , Fedora só incorpora o que é de interesse da red hat, é uma
    >>> distro com cabresto e apesar de falarem que é mantida e dirigida
    >>> pela comunidade isso é blefe total.

    Certo
    Pergunta pro Mark o que ele acha sobre o tema do Ubuntu(isto não é democracia de acordo com ele…), ai vem falar de “cabresto”.

    tenchi (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 11:07 pm

    Não sei, o pessoal do GNOME está vindo com um gnome-shell que parece ter vários recursos mais evoluídos que o unity… Vai ser interessante a competição, embora eu creie que os projetos não se fundam – até pela incompatibilidade de código.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 9/12/2010 às 11:16 pm

    “Na realidade o Fedora está sendo mais esperto do que a Canonical ao colocar o Unity apenas como alternativa ”

    Enquanto a Canonical está trabalhando em cima do Unity pra melhorá-lo. Quem está sendo mais colaborativo?

    Da mesma forma, vários projetos a RH está trabalhando pra melhorá-lo e a Canonicam incorpora. Idem pro Suse e até pro Mandriva.

    É incrível como tem gente que ainda não entendeu o SL.

    benjamim (usuário não registrado) em 10/12/2010 às 1:29 am

    Falou tudo Marcos, o pessoal fica numa briguinha de egos e não se toca que estamos todos do mesmo lado.

    o (usuário não registrado) em 10/12/2010 às 7:58 am

    @Marcos Alexandre,

    O problema não é a Canonical contribuir para o desenvolvimento do Unity. O problema é querer impor como padrão do Ubuntu e ainda por cima enquanto não é um software maduro e muito menos conhecido e desejado pela maioria dos usuários do ubuntu.

    @o, exatamente por isso ela está trabalhando com a equipe pra aperfeiçoá-lo. E quem não quiser, basta instalar o gnome através do Synaptics, simples assim.

    Você pode usar qualquer gerenciador de janelas no ubuntu, ninguém é obrigado a usar o padrão. Aliás, acredito que nenhuma distribuição “imponha” um gerencidor de janelas.

    o (usuário não registrado) em 10/12/2010 às 9:18 am

    @marcosalex

    Claro que qualquer um pode instalar o software não padrão, MAS A MAIORIA NÃO FAZ por puro desconhecimento.

    Assim, não seria prudente colocar algo não maduro e que não faz parte do projeto Gnome como padrão em um sistema que se diz “para humanos” e geralmente a distribuição de entrada atual dos novatos em linux.

    O Fedora dá a opção de instalar o unity para as pessoas que tem mais conhecimento e dispostas a se arriscar mais.

    Lazaro A. S. Castro (usuário não registrado) em 10/12/2010 às 10:11 am

    @o cara te garanto que muitos usuários finais não estão nem ai se vai ser Unity ou Gnome-shell ou se é KDE ou Gnome o que eles querem é que o sistema funcione com eles.

    E vamos parar com essa bobagem, todo mundo que ta aqui sabe muito bem que tem como utilizar ambos os sistemas da maneira que bem entender, então escolha a que você gosta mais e seja feliz.

    gutavo (usuário não registrado) em 12/12/2010 às 11:15 pm

    Nossa! me sinto ouvindo os comentários diretamente das pessoas envolvidas DIRETAMENTE com as empresas em questão.
    Aqui nesta discussão so tem empacotador, desenvolvedor e engenheiro da redhat, canonical, microsoft… parabéns pelo altissimo nivel de detalhamento e conhecimento de causa dos posts…
    Continuem assim, vcs irão longe.

Este post é antigo (2010-12-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.