Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Transparência Hacker: Aplicação aberta vigia contas públicas

Uma iniciativa apoiada no uso de aplicações abertas esta revelando dados desconhecidos das contas públicas no Brasil e dando dor de cabeça a políticos que têm aversão à transparência.

Chamada de Transparência Hacker, a iniciativa do programador Bruno Barreto e da relações públicas Daniela Silva está disseminando pelo país aplicações que permitem ler os dados publicados pelos sites oficiais de órgãos públicos, agregar e cruzar dados.

Um exemplo do trabalho feito pelos hackers é o serviço SAC SP. “No site da prefeitura de São Paulo, é possível a cada cidadão verificar o andamento de sua reclamação, mas não é liberado ver a reclamação de todos os munícipes. Criamos um robozinho que lê todas as queixas e seu andamento e as publicada de modo organizado na web”, diz Daniela.

O SAC SP também cruza dados e permite que o cidadão veja quais áreas (transportes, educação, saúde, etc.) geram mais queixas, em quais regiões há mais reclamações e quanto a prefeitura está gastando em cada área.

“Muitos políticos falam de transparência, mas na prática publicam dados pela metade, sem significado. Nossa ideia é organizar essas informações e revelar onde há falhas na administração pública, o que pode ser melhorado e combater desperdícios”, disse Bruna que apresentou o projeto Hacker Transparência durante a Feira Internacional do Software Livre (FISL), em Porto Alegre.

Como as aplicações são abertas, podem ser copiadas por outros programadores e adaptadas a diferentes realidades, diz Daniela. “Nós incentivamos que mais programadores abracem a iniciativa e ajudem a vigiar o poder público em seus bairros, cidades e Estados”, diz. (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Valdery (usuário não registrado) em 27/07/2010 às 2:18 pm

    Fantástica aplicação! Parabéns aos criadores!

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 27/07/2010 às 2:36 pm

    Isso vai causar dor de cabeça pra muitos funcionários públicos e políticos…O Brasil consegue arrecadação recorde a cada ano…Mas o dinheiro é muito mal investido, infelizmente. E com a farra dos consursos públicos, mais cargos fisiológicos serão criados pra torrar o dinheiro da viúva.

    Flavio Moreira (usuário não registrado) em 27/07/2010 às 2:49 pm

    sem mais palavras ,,, PARABÉNS !!!

    yzak (usuário não registrado) em 27/07/2010 às 2:58 pm

    A tecnlogia está se tornando um monstro, para os maus administradores públicos!

    Isso é ótimo!

    De novo o meu “Eu cínico” me diz que vão tentar bloquear, atrapalhar, desligar (por uma série de problemas técnicos não propositais, “é claro” … ;) ) ou fazer com que não funcione isso. Afinal, era apenas para a informação disponibiliada pela metade ser considerada como completa e fazer de conta que há transparência, não ser realmente transparente.

    Mas que se mantiver funcionando, será uma das melhores coisas dos últimos tempos para ajudar a vigiar esta cambada, isso será.

    Parabéns pela iniciativa, parabéns ainda mais por disponbilizar para todos poderem ajudar e aplicar nas suas cidades, estado ou mesma para a união. Isso é a força do software livre.

    Como eu torço para o meu “Eu cínico” estar muito errado …

    Flávio

    Depois de escrever é que pensei numa coisa: pode ser que nos beneficemos da incompetência de muitos municípios, estados, DF e união, fazendo com que não consigam impedir esse uso mais completo.

    Se bem conheço esse povo, tem boas chances de isso acontecer.

    Flávio

    gus.ta.vo (usuário não registrado) em 27/07/2010 às 6:28 pm

    Nada que um captcha não resolva, para impedir consultas automatizadas. Até a receita fez isso, para impedir consultas e formação de bancos de dados paralelos.

    Questão de tempo até colocarem captcha em tudo.
    E nem adianta reclamar, captcha é software livre. hehehehe

    kayohf (usuário não registrado) em 27/07/2010 às 8:12 pm

    Parabéns.

    Sr. Personna (usuário não registrado) em 27/07/2010 às 8:54 pm

    Sou leigo mas o JDownloader de algum modo burla os captcha de um monte de site fazendo com que os downloads de sites tipo megaupload, rapidshare e cia fiquem bem mais fáceis. Logo não seria possível usar o mesmo artifício para os casos da transparência? Aliás, eu sempre achei que esses captcha mais atrapalham os usuários que os robôs. Tem unms que são simplesmente impossíveis de ler! Mas os bots estão aos montes lá onde o captcha deveria barrar (vide chat uol)

    MarcoLinux1998 (usuário não registrado) em 27/07/2010 às 9:53 pm

    captcha, tambem pensei nisso.
    Solucao: webService com cadastro de acesso, horario de download, p/ verificacao de transparencia, etc.
    Mas isso exige *muita* boa vontade ou regulamentacao. GoodLuckWithThat :)

    gus.ta.vo (usuário não registrado) em 27/07/2010 às 10:28 pm

    estes captchas baseados em timeout são realmente bem faceis de serem burlados.

    captchas implementados decentemente so por ocr, e olhe-lá.

    Livre1 (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 1:20 am

    Vejam o site: http://wikileaks.org

    E um bom caminho para descobrirem os planos de alguns para acabarem com bilhoes de pessoas.

    Theo (usuário não registrado) em 28/07/2010 às 7:19 pm

    todo mundo está falando dessa notícia mas ninguem publica onde encontrar o site do projeto ou dos autores….

Este post é antigo (2010-07-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.