Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Traduzido: Um test-drive do Fedora 14

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):

“DistroWatch Weekly traduzido, por Roberto Bech:

“Na minha opinião, a distribuição mais difícil de se analisar é o Fedora. E não digo isso por motivos técnicos, já que instalar o Fedora é tão fácil quanto cair de uma bicicleta (só que não dói tanto). O que dificulta para mim é o lado pessoal, da familiaridade. Uso o Fedora regularmente (e antes dele usava o Red Hat Linux) há uns dez anos. Passar tanto tempo usando um sistema faz com que a gente se acostume e se sinta confortável com os defeitinhos dele, ou então que esses defeitinhos nos irritem além da conta. Na minha relação com o Fedora, tenho as duas sensações. A cada seis meses eu me vejo impressionado com os novos recursos incluídos pela equipe da distro, mas ao mesmo tempo os pequenos probleminhas me irritam mais do que deveriam. Seja como for, estou puxando este assunto porque queria muito fazer uma avaliação objetiva do Fedora, e apesar da minha natureza humana, espero ter conseguido fazer isso. Portanto, perdoem-me se pipocar alguma evidência de parcialidade em relação à distro no meu texto.”(…)” [referência: guiadohardware.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-11-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Excelente review, principalmente para mim que estou pensando em sair do Ubuntu para ir para o Fedora, esse review veio na veia.

    Mas estou ainda mais com medo de migrar, principalmente por que acabei de aprender a compilar um Kernel personalizado para o meu PC no Ubuntu e pela falta do atptitude e dos app’s do Ubuntu…

    Jeremias ,

    Usei Ubuntu conheci isso tambem, na minha troca justamente do Ubuntu >> Fedora…

    O fedora é facilissimo compilar Kernel, e distro de Pacote “RPM” são muito faceis de usar, somente adaptar.

    Noo Fedora tem o “yum” com muitas funções e muitos apps que somente tem no Fedora, voçe nao vai sentir falta do apt e do Ubuntu!

    OpenSUSE KDE – Brasilia

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 12/11/2010 às 5:21 pm

    O projeto fedora é mto bom e inovador, eu gosto mto dele, apesar de usar o ubuntu pq dá suporet a minha placa wifi e suporte fácil a php com mssql server :) A idéia dos delta rpms apesar de surgirem do opensuse são mto bem empregadas no fedora. Isso faz a diferença pra mim que tenho apenas uma conexão de 300kbps em casa

    Não irei migrar agora, vou esperar prá ver o que acontecerá no Ubuntu 11.04, quero testar o Unity versão Desktop que eles estão desenvolvendo. Se ficar bom fico com o Ubuntu.
    Mas enquanto isso vou rodar o Fedora no meu VirtualBox, instalei o Fedora 14 hoje. E infelizmente já achei algo que não gostei nem um pouco, o Yum é muito lento. E não é por estar instalado em um VM. Pois tenho meu Ubuntu de teste na VM e o apt-get funciona na mesma velocidade da instalação “real”. Mas VM é pra isso mesmo, prá testar e ver se vou conseguir me adaptar…

    Ah outro detalhe o tema Default do Ubuntu é realmente mais bonito. Sei que beleza é algo subjetivo, mas o tema do Ubuntu passa uma idéia de modernidade a lá Apple…

    Renyer (usuário não registrado) em 15/11/2010 às 8:54 pm

    Uso o Fedora desde a versão 11.

    Fiquei impressionado com o nível que o Fedora chegou com a versão 14.

    Parabéns ao Projeto Fedora.

Este post é antigo (2010-11-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.