Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Suspeitas de irregularidades suspendem aquisição de kits para telecentros

Lembra do otimista anúncio da compra de 15.000 kits de 10 computadores cada com os quais o Ministério das Comunicações triplicaria o número de telecentros de acesso gratuito no país?

Eu lembro bem – foi anunciado no início de outubro, e depois não ouvi mais falar via imprensa. Mas hoje isso mudou, com a notícia de que o processo está parado, por conta não de um, mas de dois obstáculos:

  1. O Ministério cancelou a aquisição do mobiliário, por conta de “fraude documental” na licitação. Dizem que novo edital sairá em fevereiro.
  2. A Positivo, que ficou em segundo lugar na escolha dos micros, apresentou um recurso ao TCU, questionando alguns pontos da proposta da vencedora Digibrás.

Minha torcida é que o processo ande mais rápido do que o seu par na inclusão digital, que é o dos laptops para estudantes, há anos presente como uma intenção que não se realiza.

O IDG Now tem mais detalhes, e separei um trecho:

O pomo da discórdia é a licitação para a compra de 15 mil kits de aparelhos para os centros de acesso à internet mantidos pelo governo.

Alvo de polêmicas e disputas legais, uma licitação para a compra de 15 mil kits de equipamentos para telecentros está suspensa. O Ministério das Comunicações afirma ter cancelado a aquisição, prevista na licitação – que foi homologada em 30/12/2009 – de mobiliário destinado aos centros de acesso à internet mantidos pelo governo.

(…)  Paralelamente, uma outra parte da mesma licitação também está suspensa temporariamente. Ela diz respeito à compra de computadores e outros aparelhos multimídia.(…) (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-01-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Silveira Neto (usuário não registrado) em 21/01/2010 às 3:16 pm

    E não são só computador, vários outros projetos do Governo Federal prevem a montagem de telecentros, computadores e tudo, mas sem perceptiva de como manter isso, quem vai cuidar disso, treinamento etc.

    Temos muitos telecentros e laboratórios públicos de portas fechadas em plena depreciação.

    Smaug (usuário não registrado) em 21/01/2010 às 4:01 pm

    Bom, se descobriram irregularidades, tem que suspender mesmo. Afinal, o dinheiro é nosso. Tem muita emṕresa safada por aí, todas querendo empregar a Lei de Gérson.

    Chega!!!

    self_liar (usuário não registrado) em 21/01/2010 às 5:51 pm

    Só espero que essas irregularidades encontradas não seja motivo para inserir o windows nessas máquinas.

    ewerton (usuário não registrado) em 21/01/2010 às 8:45 pm

    É horrivel ver como o patrimônio público é tratado, trabalho como terceirizado num ministério(não quero ser identificado), e foram adquiridas novas máquinas ,todas de grife,com processadores core2duo,sem necessidade, pois o sistema utilizado pelo orgão funciona via web, com pcs apartir de pentium2 400, e as máquinas anteriores em pleno funcionamento, baseadas nos celeron 420 e 430 estão sendo declaradas como “inserviveis para o serviço publico”, a fim de serem doadas a um certo governo do estado, para um certo governador fazer campanha politica em favelas dominadas pelo tráfico, abrir telecentros com este material. E ainda queriam que eu sujasse as mãos nisto.

    ewrton: Vale à pena dar um toque ao TCU e MP. Não são todos mas tem estado que se péla de medo do TCU.

    Zig (usuário não registrado) em 22/01/2010 às 1:37 pm

    ewerton, também acho que o TCU e o MP vão adorar receber essa sua ” informação ” … e você nem precisa se identificar. Pensa nisso ! afinal tb é o seu dinheiro que está sendo tungado por esses safados

Este post é antigo (2010-01-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.