Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Sintel, animação livre para download na versão completa de 15 minutos

Enviado por ark4n (arkanwolfΘgmail·com):

“Está disponível para download no site oficial em vários formatos, Sintel, animação livre (e feita inteiramente com Software Livre, principalmente Blender 3D) que você também pode assistir em HD no YouTube.

A animação é fruto do projeto Durian, da Blender Foundation, cujo objetivo, além da criação da animação, foi aprimorar o próprio Blender em si, para viabilizar a obra.” [referência: ark4n.wordpress.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-10-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Acabei de assistir o trailer e está perfetio não deve em nada para titulos de grandes studios como a Pixar estou baixando o filme completo neste momento

    Bem, assisti ontem mesmo (e versão theora de média qualidade, que não tocou no mplayer, assisti no vlc). Muito boa a animação, bem como a história, que embora muito triste (sorry, spoiler), ficou bem escrita.

    Do ponto de vista “técnico”, ficou muito bom, mas não com a qualidade de um grande filme da pixar, não vou mentir. Creio que não pelos softwares utilizados, mas sim pela questão do pessoal e do tempo. Coisas como movimento de pelos ficaram muito boas, mas o movimento dos personagens muitas vezes não ficaram naturais, bem como o movimento das bocas ao falar.

    Ah sim, tem legenda em português no site mesmo.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 1/10/2010 às 2:24 pm

    Tenchi

    “o movimento dos personagens muitas vezes não ficaram naturais, bem como o movimento das bocas ao falar.”

    Talvez tenha faltado verba para conseguir tempo de estúdio de captura de movimentos, se é que houve.

    Meio offtopic…

    Vai longe o tempo que isso era feito a base de talento. Está tudo muito automático.

    Achei os filmes novos de Star Wars, por exemplo, na parte técnica, bem fraquinhos até em alguns pontos.

    Isso que George Lucas costuma ter muito cuidado. Imagina diretores / produtores mais matões.

    foobob (usuário não registrado) em 1/10/2010 às 2:50 pm

    lipsynching não é o forte do Blender, não é pra menos que os 2 filmes anteriores eram basicamente não falados (ou não focavam nos lábios dos personagens).

    Ainda tenho que assistir, embora tenha acompanhado a produção e a evolução do Blender ao longo de 2 anos!

    Igor Cavalcanet (usuário não registrado) em 1/10/2010 às 3:00 pm

    Eu achei que algumas vezes a garotinha mechendo a boca não ficou legal com a voz, como ese ela tivesse falando algo e o som saído tivesse sido outro.

    Será que vira game tbm? Se sim, certamente dará um game e tanto.

    Igor Cavalcanet (usuário não registrado) em 1/10/2010 às 5:13 pm

    O enredo é legal :)

    Opa, tem game sim!
    Mas o site está fora do ar para atualizações:
    http://sintelgame.org/

    Igor Ramos Tiburcio (usuário não registrado) em 2/10/2010 às 11:27 am

    Gostei!

    Putz, assisti três vezes já :-) A cada vez que vc assiste, é possível perceber um detalhe novo.

    Não sei como anda o cenário de criação de filmes independente, mas creio que sem a Internet produções como estas nunca seriam possíveis. Espero ver mais animações como estas (putz, poucos filmes conseguem fazer uma ciscos caírem no meu olho, e este conseguiu :-)) chegando ao grande público, principalmente se forem feitas sem a utilização de software proprietário.

    A propósito, alguns dos softwares utilizados no desenvolvimento deste curta:

    - blender – é claro
    - gimp
    - mypaint

    Todos open source.

    E tem gente que acha que para ser profissional vc tem q se ligar a uma determinada ferramenta (proprietária ou não), quando o verdadeiro talento está na verdade no cara atrás da caneta. Não que os profissionais de photoshops da vida sejam ruins. Os bons são bons não pela ferramenta utilizada, mas sim pelo talento e esforço próprios.

    Será que, nos dias de hoje, Pablo Picasso não saberia pintar, se tivesse somente o MS Paint como ferramenta?

    foobob (usuário não registrado) em 3/10/2010 às 1:28 am

    Finalmente assisti! O que é bizarro é ver torrents com mais de 1000 seeders e cerca de apenas 100 leechers… :p

    O problema (se é que há) com lipsynching não me incomodou, até por não haver muito diálogo. Não vi problemas com a movimentação, a animação está bastante satisfatória (excessão para a primeira luta, uma das primeiras animações produzidas para o filme). Faltou um pouco mais de polimento em algumas partes (interseção de polígonos em algumas cenas, algumas poucas texturas borradas, simulação de fluido fraca), mas no geral está tecnicamente muito excelente. Principalmente as cenas no topo da cidade e na caverna.

    Além disso, por ser uma animação de um estúdio europeu ao invés de americano, foge do lugar-comum que geralmente se espera dessas produções. Como os 2 anteriores, tem uma trama com um twist digno de nota. Não funcionaria em um longa-metragem, mas funcionou otimamente aqui. Não é algo que se costuma ver em Hollywood… tem tudo para concorrer ao Oscar de curta de animação. :)

    e lembrando, todos os arquivos de produção estão disponíveis para serem utilizados sob a licença Creative Commons. Excelente ponto de partida para pessoas querendo aprender modelagem, texturização e animação 3D…

    Ivan (usuário não registrado) em 3/10/2010 às 9:42 am

    Chorei.
    E recomendei e estou repassando para meus amigos e conhecidos, com a devida nota de que foi feito com software livre.

    @foobob, não sei se vc percebeu, mas na parte que a moça corre pela cidade, é possível ver o personagem Proog, da primeira animação do Blender, Elephant Dream :-) Os caras reaproveitaram alguns modelos já prontos :-)

    @foobob, ah sim, e concorrer à Oscar não. Oscar premia somente filmes americanos. Senão não haveria no Oscar uma categoria “melhor filme estrangeiro” :-)

    foobob (usuário não registrado) em 3/10/2010 às 5:41 pm

    Sim, percebi Proog e, atrás dele, um objeto aparentemente voando (falha na produção, possívelmente um controle de rigging que ficou visível). Também tem pêssegos de BBB e borboletas de BBB na floresta de bambus. Outra falha técnica é falta de anti-aliasing nos specular maps em algumas das cenas, talvez para diminuir tempo de render.

    Quanto ao Oscar, é perfeitamente possível para estrangeiros serem nomeados nas categorias “Short Film”, tanto para animações como para live action. Um russo ganhou com um curta de animação em 2000, por exemplo:

    http://www.oscars.org/awards/academyawards/oscarlegacy/2000-2009/72nominees.html

    ah, assistir Sintel numa Bravia via pendrive foi uma experiência fantástica! :)

    alguém mais notou as referências aos filmes “Cidade de Deus”, “Conan o Bárbaro”, “Lord of the Rings” (claro) e aos videogames Uncharted 2, Final Fantasy 7 e God of War? :)

Este post é antigo (2010-10-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.