Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Shell: Como usar o getopts

Pense em um script que realiza uma tarefa importante. Um script daqueles que você resolve guardar, porque sabe que vai usar muitas vezes no futuro. Um script bem feito.

É muito provável que esse script seja fácil de usar. Provavelmente, ele apresenta opções simples de entender, possui um texto de ajuda e, sempre que você esquece aquela opção tão útil, basta digitar: comando -h para receber o belo texto de ajuda.

Que tal se todos os seus scripts fossem assim? Seria ótimo, não? Mas dá muito trabalho… Será?

Apresento-lhes o getopts. Trata-se daquela mesma funcionalidade — geralmente chamada getopt (no singular) presente em praticamente todas as linguagens de programação, com uma lista dos parâmetros, a informação de quais deles requerem argumentos, e uma lista de seus significados para o código do programa. (…) (via IBM DeveloperWorks)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-11-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    hello (usuário não registrado) em 4/11/2010 às 12:06 pm

    Augusto,

    Sei que você tira um $$ dos anúncios do Br-Linux, mas ultimamente as propagandas estão exageradas em tudo que é lugar, por isso, tenho acessado cada vez menos o teu blog.

    Boa sorte

    “hello”, faz pelo menos 1 ano que não acrescento nenhum espaço de propaganda no site. De qualquer modo, o conteúdo permanece à sua disposição e você é bem-vindo mesmo se preferir usar um bloqueador de anúncios. Boa sorte.

    Bruno Odon (usuário não registrado) em 4/11/2010 às 3:11 pm

    Então você não vai poder ler mais nenhuma revista de TI. Matérias muito construtivas….parabéns!!

Este post é antigo (2010-11-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.