Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Revistas: Sai Easy Linux, entra Ubuntu User Magazine

Via Adilson Oliveira:

Acabei de ser informado que na próxima a Linux New Media irá parar a publicação da Easy Linux e começar a oferecer a Ubuntu User Magazine em nosso bom e velho pt_BR. A Easy Linux vinha mais e mais usando Ubuntu como base para seus artigos e esta mudança reflete o posicionamento de seu público alvo. Com a entrada de novas parceiras oferecendo Ubuntu pré-instalado, teremos mais e mais exposição do Ubuntu e Linux em geral no Brasil. (via bloguemos.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Carlos (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 7:22 am

    Correto, Ubuntu não é linux mesmo !!!

    psicoppardo (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 7:48 am

    ubuntu é sim linux!

    sou contra essa atitude, apesar de ser usuário ubuntu, onde ficam os outros usuários de outras distros. Sei que a revista tem que visar a tiragem e viabilidade do negócio, mas gostaria que desconsiderassem.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 7:50 am

    perdão, onde se lê desconsiderassem lea-se reconsiderassem.

    Shikasta (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 7:55 am

    @ psicoppardo

    Desculpe, mas não entendi o que você quis dizer. Afinal, você é contra quem diz que Ubuntu não é Linux, ou é contra a revista se chamar Ubuntu User Magazine? Ou não é nada disso?

    Luiz Henrique (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 8:00 am

    Será que eles (Canonical, Ubuntu), não fizeram por merecer?

    Conan (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 9:25 am

    Sai o sujo, entra o mal lavado.

    Smaug (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 9:28 am

    Boa estratégia.

    Agora vai vender muito mais, pois, gostando ou não (isso não interessa), o Ubuntu vai aos poucos se tornando sinônimo de Linux. Se isso é bom ou ruim é matéria prá outra discussão, mas que tá chegando nesse ponto, isso tá.

    Denis (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 9:45 am

    Gostava mais quando as matérias serviam para todas as distros, sem distinção de nome na capa. []s,

    PoolS (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 9:52 am

    A maioria dos usuários iniciantes (muitos querendo ou não) hoje opta pelo Ubuntu.
    A idéia agrada em cheio a maioria, mas deve-se tomar o cuidado para não separar a distribuição do sistema. Ao menos que qualquer distribuição que trabalho com pacotes .DEB possa ter meios de realizar as suas ações.

    Se for a forma de manter um editorial voltado para linux em atividade no Brasil, sou muito a favor.

    Até mais,

    usr (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 9:58 am

    Não gostei muito da mudança, mas deve ser necessária, pois não deve ter muito iniciante de linux no Brasil, então não deve vender muito, ao menos não como outras revistas com um público alvo maior.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 10:02 am

    @Shikasta

    Perdoe-me, quis dizer o seguinte:

    1. Ubuntu é GNU/Linux!!

    2. Sou contra ao foco da revista ser totalmente voltado ao ubuntu. Eu mesmo comecei com o Kurumin depois Debian, Suse e finalmente Ubuntu. Acho que isso acontece com vários usuários novos, nem todos começam com ubuntu ou terminam com ubuntu.

    Frank (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 10:28 am

    Isso é reflexo do que o Ubuntu vem fazendo com o mercado de software livre. Cada vez mais firmando o seu nome como a distribuição mais popular e conhecida do Planeta, e também do Brasil. Mudar o nome da revista é popularizá-la seguindo o vácuo do Ubuntu.

    @Frank
    Não é uma mudança de nome, a Ubuntu User Magazine já existe no exterior.

    Frank (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 10:50 am

    Não sei como vai ser aqui no Brasil, mas se a equipe responsável pela Ubuntu User Magazine nacional for a mesma que atualmente faz a Easy Linux, e se for publicada pela mesma editora, então sim, é apenas uma mudança de nome.

    Marcelo (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 12:09 pm

    Essa questão de nome é bem complicada mesmo. O único que justifica o reconhecimento do nome do sistema operacional é o RMS, e apesar de muitos critica-lo, a sua justificativa é coerente com a sua filosofia.
    E apesar de muitos também o considerar radical, ele pede para chamar o sistema de GNU/Linux, e não somente GNU [1].

    Agora em relação ao Linus, ele parece não se importar com o nome dado às distribuições [2].

    Na minha opinião o termo “Linux” vai perder o significado que possui hoje de sistema operacional e vai convergir para o que realmente significa, um kernel.

    Digo isso, porque com o lançamento da vários SO para smartphones, tablets e etc, que são muito diferentes de uma distribuição desktop baseada no sistema GNU, o termo “Linux” para sistema operacional passa a ser confuso. Android é Linux? Não, Android é Android e usa um kernel Linux. WebOS é Linux? Não, WebOS é WebOS e usa um kernel Linux.

    E cada vez mais as empresas que comercializam distribuições vão tender a criar uma identidade própria. Entrando na página inicial do Ubuntu, existe a pergunta “o que é Ubuntu” e na resposta não há nenhuma menção de Linux.

    [1] http://www.gnu.org/gnu/why-gnu-linux.html
    [2] http://groups.google.com/group/comp.os.linux.misc/msg/7781d4221fceedb2

    Tony Stark (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 12:48 pm

    @Carlos

    Veja mamãe, um troll!!!!

    Elder Marco (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 12:49 pm

    Talvez algumas pessoas possam não concordar, mas ao meu ver devemos muito ao Ubuntu no que diz respeito a popularização do GNU/Linux. Se não fosse pela sua filosofia de criar um sistema fácil de usar (do ponto de vista da maior parte das pessoas que usam um computador) e não dar ouvidos para usuários fanáticos querendo forçar o outro a aprender a editar arquivos, fuçar na linha de comando e blábláblá, o sistema poderia não estar tão popular quanto hoje. Não que não precise ficar mais, mas houveram muitos avanços e pelo menos pra mim, isso é uma grande colaboração para a comunidade. Não sou usuário do Ubuntu, mas aos que criticam ele, acho que deveriam olhar por esse lado.

    Elder Marco (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 12:51 pm

    Ah, e é claro. Acho que a ideia da revista voltada para o Ubuntu também foi muito boa, mas deve existir outras que não tratem apenas do Ubuntu. Isso também concordo.

    devnull (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 1:08 pm

    Se a revista falava mais de Ubuntu, então tem lógica.

    Luiz Henrique (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 2:40 pm

    Já comprei uma aqui no Rio de Janeiro bairro Tijuca!

    Yangson Fantini (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 4:43 pm

    Infelizmente o que vêm acontecendo é o famoso e conhecido “Maria vai com as outras”. O Ubuntu fez por merecer? É a distribuição mais popular? É a mais “fácil” de usar? Sim, sim e sim.
    O problema é que isso está criando uma sensação de que Linux é Ubuntu e não o contrário, o que é extremamente prejudicial. Quem usa Linux a mais tempo sabe disso. Quem começa a conhecer o ambiente Linux tem que saber que ele não precisa ficar ofuscado com a onipresença do Ubuntu. Existem distribuições tão “fáceis” de usar e entender quanto ela. Esse exagero de publicidade é interessante apenas para a Canonical e mais ninguém.

    Marcelo (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 5:21 pm

    @Yangson Fantini

    É exatamente o que o RMS quer quando pede para chamar de GNU/Linux, que não ofusquem o projeto GNU chamando somente de Linux.

    Se o Linus não se importa com o nome do sistema operacional em que o seu kernel vai embarcado, acho que os outros também não deveriam.

    A Canonical não faz nada ilegal. Quem se sente incomodado com a Canonical deveria repensar o seu posicionamento.

    Eduardo (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 5:47 pm

    É melhor que os usuários iniciantes se fixem no Ubuntu do que nas distribuições linux bizarras que vem em alguns computadores vendidos no Brasil. Estas sim, são abominavelmente chamadas de “linux” e não pelos seus verdadeiros nomes, causando uma repulsa as outras distros, já que uma primeira experiência negativa pode levar ao conceito de que “este tal de linux é horrivel”

    @Eduardo

    Tem toda a razão.

    Ubuntu é Linux. Hoje ele só virou “sinonimo” de Linux, porque a competência da Canonical chegou à um patamar que nenhuma outra companhia conseguiu atingir com suas distros.

    Mas se vocês pensarem bem, quem não sabe que existem outras distribuições Linux são as mesmas pessoas que se estivessem usando o Windows achariam que internet é o IE. (confudem navegador com a rede internet)

    Portanto, parece que esse é o caminho natural: a ignorância em TI da média dos usuários sempre vai existir, estes usem Linux, Windows ou Mac OSX. (os 3 OSs mais populares)

    Nós aqui sim, conhecemos Ubuntu, Debian, Mandriva, Red Hat, conhecemos a finada Conectiva e Mandrake etc.

    Não dá pra comparar com o usuário que acha que Linux é Ubuntu e internet é o MS IE.

    erico (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 6:37 pm

    eu também prefiro publicações genéricas, mas ainda assim publicações focadas também gera bons frutos.

    Olhando o histórico é possivel ver que, ao menos no brasil, as revistas voltadas ao linux sempre tiveram uma distribuição forte por trás, como acontecia na relação da revista do linux e conectiva, nem porisso ela era parcial e negava espaço a outras distros.

    O ubuntu não é só um produto puro da canonical, então imagino que a revista possa tanto divulgar o FOSS em geral ao mesmo tempo que falar sobre o ubutu.

    Alexandre R. Vianna (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 7:58 pm

    Uso muito mais Mandriva do que Ubuntu, embora não tenha nada contra esta segunda.

    Cheguei a comprar os últimos exemplares da Easy Linux e já estava claro que ela abordava só Ubuntu.

    Uma pena, pois eu mesmo adoraria conhecer também o Debian, o Slack e as minimalistas como Vector… Pena porque não será neste revista, mas ainda bem que a internet tá aí para suprir as lacunas!

    Sri_Dhryko (usuário não registrado) em 10/05/2010 às 9:46 pm

    Muito provavelmente as demais distribuições ficarão restritas à Linux Magazine, que é mais voltada para o público intermediário e avançado de TI.

    rwcs (usuário não registrado) em 11/05/2010 às 6:39 am

    Uma pena…. espero que venda bastante…

Este post é antigo (2010-05-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.