Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Red Hat lança opensource.com

A Red Hat criou um novo website, opensource.com, para apresentar a aplicação dos princípios do código aberto a campos como o Direito, educação, governo, etc.

O site roda na nuvem da Amazon (EC2), usando o Red Hat Enterprise Linux, MySQL e Drupal.

A citação selecionada pela cobertura do LWN.net é interessante: “A maneira open source é mais do que um modelo de desenvolvimento; ela define as características de uma cultura. A Red Hat e outras lideranças do open source querem lhe mostrar para onde o open source está se encaminhando, lhe contar como se envolver, ajudar voce a aplicar à sua vida e ao mundo ao seu redor.” (via lwn.net)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-01-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rodrigo P. Matias (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 2:02 pm

    O link para opensource.com ficou errado, foi digitado com 3t ficando htttp.

    Kelyane (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 2:23 pm

    Muito legal o site, mais um para a comunidade. =D

    jhonatam (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 3:11 pm

    ponto para a Red Hat que enquanto a novell cai ela sobe cada vez + viva so Software livre !

    Lauro César (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 4:06 pm

    O link está errado. Tem um “t” a mais.

    Abraço.

    kernel_script (usuário não registrado) em 27/01/2010 às 2:33 pm

    Só lembrando que a Red Hat não promove Software Livre neste novo site, e sim (e apenas) Open Source. Tanto é que eles tendem a disponibilizar o conteúdo (ou parte dele) do site sob Creative Commons, e não GFDL ou GPL.

    A galera costuma confundir os dois termos/filosofias/modelos por geralmente virem associados juntos no mundo FOSS. Só para melhor costurar meu pensamento:

    Nada incomum, pois o modelo Open Source é mais apropriado a corporações. Como Hardware por exemplo, que é inviável de se tornar “Hardware Livre” devido ao alto custo de pesquisa e produção, porém ele pode ter documentação livre e Blueprints Open Source.

    Além desse modelo permitir uma maior proteção e controle por parte das empresas de seus produtos e bens intelectuais em geral, já que o Software Livre possui uma identidade/filosofia mais descentralizada em relação a lucros financeiros.

    Inegável porém, a considerável contribuição da Red Hat ao mundo FOSS, desde linhas de código para o kernel Linux às inovações do Fedora. acredito que esta posição elegante e respeitosa perante a comunidade FOSS é o que os da o merecido respeito que possuem hoje.

    foobob (usuário não registrado) em 27/01/2010 às 3:10 pm

    o que importa é que o código é aberto e todos podem contribuir mudanças.

Este post é antigo (2010-01-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.