Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Playstation 3 sem Linux pode prejudicar supercomputador da Força Aérea dos EUA

Além da foto acima mostrando o cluster de PS3 da USAF, a matéria do Ars está repleta de detalhes sobre a situação. O trecho abaixo é da matéria do IDG Now:

No final do ano passado, a Força Aérea dos EUA gastou 2 milhões de dólares na compra de milhares de unidades do Playstation 3, com o objetivo de criar um supercomputador, capaz de executar complexos programas militares, por meio do processador Cell.  Agora, o projeto está ameaçado, já que a Sony atualizou o  firmware do console de forma a não permitir que o mesmo rode outros sistemas operacionais.

Ao site Ars Technica, um membro do Air Force Research Laboratory afirmou: “Teremos de continuar utilizando os sistemas operacionais que já temos em mãos. E com essa decisão da Sony, ficará mais difícil substituir esses sistemas em caso de quebra ou falha”. (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Depender demais de plataforma fechada dá nisso ai. Até a USAF se ferra.

    Kurt Kraut (usuário não registrado) em 14/05/2010 às 3:22 pm

    É tão difícil assim para SONY assumir o PS3 como computador? Arranca o leitor blue-ray, põe mas memória, faz um chassi de 19 polegadas e seja feliz vendendo para mercado computacional de alta performance, com um preço final sem subsídio pensando na venda de jogos. Isso geraria um volume bom com vendas em atacado e até reduziria o custo deles na venda do PS3 genuíno do varejo.

    Robson (usuário não registrado) em 14/05/2010 às 3:33 pm

    e eu queria umzinho só desses aí

    Tabela2 (usuário não registrado) em 14/05/2010 às 3:39 pm

    Já ia dizer que bastaria agir como aquele usuário que entrou na justiça americana, alegando que a Sony vendeu o equipamento com uma característica e depois retirou a característica independente da vontade do consumidor (acabei falando tudo mesmo né!?!), mas me lembrei que eles poderiam até ganhar o direito a atualizações e reposições, em ambos os casos, para os equipamentos na garantia, mas estariam impedidos de ampliar as instalações comprando novos equipamentos do mesmo tipo.

    O jeito vai ser comprar motherboards e CPUs adequadas e fazer o próprio equipamento, inclusive com ganho de performance.

    Pode até custar mais, mas entre abrir mão do cluster e tê-lo ampliado e operando, acho que a segunda opção é a melhor.

    sapuka. (usuário não registrado) em 14/05/2010 às 3:40 pm

    Oque será que eles estavam jogando? :)

    Vanderson (usuário não registrado) em 14/05/2010 às 4:01 pm

    Precisa de tanto PS3 assim para jogar um simulador de voo? :)

    Víctor (usuário não registrado) em 14/05/2010 às 4:03 pm

    Por estas e outras a Sony volta e meia esta mal das pernas, os diretores dela tem uma visão totalmente fechada e arcaica de tecnologia, eles conseguem desenvolver hardware fenomenais mas insistem em manter o desenvolvimento para eles restrito a Jogos. Além do PS3 eles tem o PSP que graças a plataforma com alguns ajustes poderia se tornar uma plataforma móvel totalmente versátil.

    Alexandre Arruda (usuário não registrado) em 14/05/2010 às 4:09 pm

    Os caras tem dinheiro a dar com o pau, então pergunto:
    Pra que usar um videogame se eles podem comprar equipamentos como esse ?

    Se estivéssemos falando em pesquisadores de universidades brasileiras, com sérias dificuldades em obter recursos para pesquisa, vá lá. Mas para os ‘Top Guns’ da vida, não faz sentido ! ;)

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 14/05/2010 às 4:17 pm

    Pow, pq a força aerea não gastou estes dois milhões e comprou um cluster de uma fabricante de computadores já consolidada na área?

    Solução, não atualizar mais o firmware :(

    Harry (usuário não registrado) em 14/05/2010 às 4:28 pm

    Bem, existe aquela coisa chamada custo-benefício. O problema é que o barato às vezes sai caro. E não dar atenção à coisas como licença de software/hardware e à liberdade de uso também sai muito caro.

    maldonado (usuário não registrado) em 14/05/2010 às 4:31 pm

    pq para esse pessoal que adora falar mal sem o menor conhecimento técnco de qualquer tema, existe, na esfera governamental, uma coisa chamada ORÇAMENTO.
    Se o orçamento pra fazer tal coisa foi de X milhoes, eles buscam a melhor solução que caiba no orçamento. E não como se disse ali em cima, “dinheiro a dar com pau”.
    Ainda mais lá, onde o dinheiro publico realmente é usado e justificado o seu gasto, ao inves do brasil, onde o dinheiro publico é dinheiro de ninguem.

    Felipe (usuário não registrado) em 14/05/2010 às 4:33 pm

    Ahaha, não gostei da ação da Sony com o Linux no PSE.
    MAS nesse caso específico é ponto pra Sony! Já que esses PS3s da USAF são as bombas que caem amanhã nos bairros periféricos de cidades iraquianas, afegãs e sei lá mais quem no futuro pode ser vítima de guerras sem o aval da ONU.

    Magic (usuário não registrado) em 14/05/2010 às 4:49 pm

    Esta provavelmente foi uma experiência que os estagiarios fizeram(olha a salinha). O orçamento militar americano é gigantesco
    http://static.guim.co.uk/sys-images/Guardian/Pix/pictures/2010/3/31/1270053920845/Info-is-beautiful-defence-001.jpg
    Creio que devam ter muitos outros clusters independentes rodando Linux. Como foi dito acima, quando o assunto é serio é sempre bom contar com um sistema aberto e independente.

    @Felipe

    O cluster pode ser usado para objetivos de defesa.

    Não é porque é da USAF que o uso dele é para objetivos ofensivos. Pode ser usado para objetivos defensivos. (calculo de trajetória em tempo real de mísseis disprados contra os EUA, frotas estacionadas em outras partes do mundo etc.

    E identificada a trajetória do míssil ofensivo, calcula e dispara novo projétil para interceptar. É assim que funciona um escudo anti-mísseis, que em essência é só defensivo.

    Alexandre Arruda (usuário não registrado) em 14/05/2010 às 4:49 pm

    @maldonado

    Mas, espera aí: o Playstation 3 não é e nunca foi vendido como uma Workstation. Então, a Sony tem o direito de fazer o que quiser com a possibilidade de usá-lo de uma forma para o qual NÃO foi projetado. Inclusive retirando a compatibilidade.
    Se o que deu pra comprar com o ORÇAMENTO foram 100 x PS3 ao invés de 1 x IBMs com o Processador CELL (motivo base do uso), então que fiquem satisfeitos por poder economizar durante tanto tempo.
    O fato é que a Sony toma preju no PS3 para poder ganhar royalties em jogos. Não faz sentido para ela fazer ‘caridade’ dessa forma…

    @Alexandre Arruda

    O problema é que a Sony “capou” não só os que ainda não vendeu como também os que vendeu à muito tempo.

    è o mesmo que a GM chegar em sua casa e dizer que vai levar a injeção eletrônica do seu carro embora porque agora ela não quer mais que as pessoas usem no carro dela.

    Pera ai: Ela pode até não vender mais carros com injeção eletrônica, mas não pode tirar de quem já tinha comprado.

    E mais, ela não pode descontinuar o uso da rede autorizada dela para quem decidiu ficar com a injeção eletrônica e não entregar de novo pra GM, coisa que a Sony desrespeitou tirando o suporte futuro à atualizações, acesso à sua rede e à novos jogos de quem queriacontinuar a usar Linux no PS3.

    O que a Sony fez é punido aqui no Brasil pelo CDC. Trata-se de ilícito aqui no Brasil, por exemplo.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 14/05/2010 às 5:20 pm

    @ Kurt Kraut

    Isso já existe, se chama Zego BCU-100. Ahh sim, é da Sony.

    Alexandre Arruda (usuário não registrado) em 14/05/2010 às 5:27 pm

    @André Luis Pereira dos Santos

    Não estou questionando a decisão da Sony que a meu ver foi errônea. Mas, felizmente ou infelizmente, ela tem direito de fazê-lo. Não importa se o motivo foi o medo de hackear o console ou a dificuldade de se manter a função.

    A analogia com o carro foi imprecisa. Se a GM levar a injeção eletrônica do seu caro ele não anda (princípio básico de sua compra). Mas ela poderia negar-se a dar garantia no carro caso você colocasse um acessório não previsto, sem que o CDC ou qualquer outro órgão pudessem fazer qualquer interpelação justa.

    No caso o princípio básico de um PS3 é ser uma central de jogos e mídia. Se a Sony retirasse o suporte ao BlueRay ou o tocador de MP3, concordaria com a bronca. ;)

    Dilmo (usuário não registrado) em 14/05/2010 às 5:49 pm

    Neste caso da USAF isso é quase um “mimimi”, é só eles acertarem um míssil do ladinho da sede da Sony e avisar: “libera a instalação do Linux aí ou o próximo a gente acerta”.

    Resolvido !

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 14/05/2010 às 6:07 pm

    @Alexandre Arruda

    Voce está desinformado, vários usuários processaram a Sony ou a loja onde compraram seus PS3 (amazon, por exemplo) por esse motivo, e ganharam.

    A USAF não faz o mesmo por outros motivos. Talvez o motivo apontado pelo @Tabela2

    Abs!

    @Alexandre Arruda

    A Sony não possui direito a fazer isso. Este é o ponto. Isso aqui no Brasil.

    Troque a injeção eletronico de meu exemplo pelo toca CD com USB. (a GM vai lá e desliga a USB de seu toca CD dizendo que ela não será mais suportada e que se você quiser continuar com ela você não poderá mais tocar novos CDs que comprar)

    Isso é proibido por lei no Brasil e pelo o que sei, na União Européia toda. Nos EUA não sei.

    Mas a Sony tem de se submeter às leis em cada região que atua.

    A Sony passou a perna em todo mundo e tá tudo muito quieto ainda.

    Capar funcionalidade vendida, lesa o consumidor que comprou o produto com aquela funcionalidade.

    No Brasil e europa é causa ganha pro consumidor.

    Lindrix (usuário não registrado) em 14/05/2010 às 6:24 pm

    A USAF deveria ter entrado em contato com o fabricante do processador cell, creio que é a ibm, para encomendar uns servidores baseados nessa tecnologia, e acrescentar coisas que faltam até ao ps3, como um upgrade maior do equipamento.

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 14/05/2010 às 9:56 pm

    Um link sobre um consumidor que conseguiu reembolso por perdido a função “other OS”.

    http://www.playstationuniversity.com/ps3-owner-refunded-without-return-for-missing-other-os-3555/

    E outro sobre a posição da Sony.

    http://www.osnews.com/story/23161/Sony_Refuses_To_Reimburse_PS3_Refunds

    Abs!

    Leonardo (usuário não registrado) em 14/05/2010 às 10:26 pm

    Só vou dizer uma coisa, agora a sony mexeu com a pessoa errada hahaha.
    Mexer com os EUAS e ainda mais sobre força e exercito é fogo, não dou algum tempo para a sony reaver um firmware, talvez exclusivo.

    Luiz Henrique (usuário não registrado) em 15/05/2010 às 1:04 am

    Bazzinga!!

    Filipe Rosset (usuário não registrado) em 15/05/2010 às 2:06 am

    Particularmente eu perdi totalmente o tesao de continuar rodando Linux no meu PS3. Agora ele fica exclusivamente para jogos e pronto. Um dos motivos foi essa palhacada da Sony, e o segundo motivo eh que a arquitetura PowerPC esta sendo cada vez menos utilizada (vide Apple e outras), as maquinas nessa arquitetura estao sumindo. Tanto ‘e que no Fedora o suporte a PPC agora tornou-se uma arquitetura secundaria. Melhor focar no x86_64 que ainda vai dar muito o que falar por alguns anos (ou decadas!).

    Castle Bravo (usuário não registrado) em 15/05/2010 às 12:54 pm

    Quanta desinformação! não quero defender a Sony, mas isso não afeta em nada os clusters já prontos, basta não entrar na PSN ou rodar algum jogo que exija atualização de firmware (que até hoje não conheço nenhum).

    Clusters científicos não devem rodar jogos, muito menos acessar a Playstation Store para baixar jogos, demos e vídeos, então essa decisão não afeta em nada, nem afetará os atuais usuários, e além do mais, a Sony não forçará a atualização do firmware, o usuário terá que manualmente aceitar o contrato para remover o suporte a outros sistemas operacionais.

    Administradores de cluster PS3 preocupado? siga a sua vida normalmente e não atualize o firmware, que tudo continuará igual.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 15/05/2010 às 1:31 pm

    Seria interessante a usaf distribuir cada um destes ps3 para os funcionários como presente de natal e comprar um cluster não tenha este tipo de problema :)

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 16/05/2010 às 6:18 pm

    Administradores de cluster PS3 preocupado? siga a sua vida normalmente e não atualize o firmware, que tudo continuará igual.

    Mas não poderá aumentar esse cluster com mais PS3, só os que já foram comprados. Se eles tinham planos de comprar mais PS3 para aumentar o cluster, aí ferrou.

    LSilva (usuário não registrado) em 16/05/2010 às 9:34 pm

    O problema é que todo o PS3 que vai para conserto volta com o firmware mais atualizado, oq impede de colocar de volta no cluster. Ninguem na USAF tava jogando ou usando o PSN. Ficaria impossivel substituir ou acrescentar novos PS3 ao cluster. Mas isso já já vai ser resolvido, já tem gente trabalhando num hack pra voltar com a opção. Vamos ver oq a Sony vai fazer em relação a isso…

    Flavio (usuário não registrado) em 17/05/2010 às 11:59 am

    Esse povo já sabia que ia acontecer isso…

    Querem agora alegar a impossibilidade do projeto e distribuir os PS3 entre os funcionários destaques.

    Thiago (usuário não registrado) em 18/05/2010 às 9:59 am

    A Petrobras também possui seus PS3 que usa pra processamento geofísico.

Este post é antigo (2010-05-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.