Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Phoronix compara desempenho de jogos 3D em MacBooks: Linux > Mac OS X

Resultado surpreendente: o Linux (com drivers proprietários da NVidia) teve desempenho consistentemente superior ao do Mac OS X para rodar os jogos 3D testados no notebook da Apple pelo Phoronix.

Enviado por Emanuel Victor (crazyxdeathΘgmail·com):

“O Phoronix, em sua última bateria de testes (benchmarks) sobre o desempenho 3D voltado a jogos comparando o OSX com o Linux, comprovou que o (GNU/)Linux pode dar um melhor desempenho para essa tarefa, rodando no próprio Macbook.” [referência: phoronix.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-12-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tiago (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 3:24 pm

    É muito estranho. É bom ver esses testes com certa prudência para saber se eles estão ou não viciados. Afinal, é fácil aparecer aqui um qualquer e fazer um testezinho para promover a sua opinião pessoal.

    Eu falo é estranho porque como ambos sistemas são relativamente semelhantes, acredito que os testes deveriam ser semelhantes. Outra coisa que eu não vi é se o carinha alterou ou não o ubuntu. Assim, baixou a iso, instalou, e depois instalou o drive da nVidia e testou.
    Isso não está claro.

    Renato (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 3:31 pm

    @Tiago

    Sob essa ótica são sistemas completamente diferentes. O Ubuntu é baseado no Xorg equanto o Mac Os X é baseado em um servidor gráfico propietário da Apple. Além de que o driver pra linux é bem diferente do driver pra darwin.

    e se Phoronix não souber fazer um benchmark ninguém mais sabe.

    Tiago, os benchmarks do Phoronix costumam ser exaustivos, bastante objetivos, e nem sempre concluindo em favor do Linux. Sugiro conhecer melhor o sistema usado por eles: http://www.phoronix-test-suite.com/

    Concordo que é sempre bom ver com prudência, mas se você tiver alguma razão específica para não confiar neste (que não seja a sua própria expectativa de resultado não testado por você), seria bom apresentá-la.

    Além disso, a conclusão do teste levanta hipóteses bastante plausíveis para explicar este resultado que você considerou “muito estranho” – removendo inclusive a sua premissa de similaridade, no que diz respeito aos subsistemas 3D envolvidos.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 3:54 pm

    Hmmmm legal entao temos bom suporte a hardware. Agora soh faltam os jogos hehehsh

    Bremm (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 4:09 pm

    Lembrando que o X.org não é uma maravilha em termos de velocidade. Imaginem a hora em que o Wayland estiver pronto.

    Fernando Miranda (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 4:12 pm

    Ai sim fomos surpreendidos novamente.

    Jeremias (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 5:09 pm

    Imprecionante o que o bom e velho X ainda pode fazer. Putz fico pensando, será que o melhor caminho é o Wayland? Não seria mais interessante e menos traumático reformar o X???

    Ricardo Carvalho (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 5:12 pm

    Surpresa por que? O OpenGL do OS X está onde a libMesa estava em 2004 talvez, nada além do esperado.

    Ivan (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 5:23 pm

    Ai sim fomos surpreendidos novamente.²

    André Machado (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 5:27 pm

    É o que eu sempre digo: Mac = Lixo. São computadores caros, com um sistema e uma configuração inferiores. Não troco meu GNU/Linux por nenhum lixo que venha da empresa do deus Steve Jobs.

    Turambar (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 5:45 pm

    Vocês estão falando do X isso, do Quartz aquilo, mas temos também pensar no driver em si.

    Não quer dizer necessariamente que o X é ótimo e que o Quartz é horrível..

    Porém, hei de concordar que, jogar no Mac OSX é ruim. Já fiz testes bobos com o World of Warcraft nativo para Mac, Linux (via wine) e Windows, e o primeiro foi animalmente estuprado.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 5:56 pm

    @Tiago:

    É muito estranho. É bom ver esses testes com certa prudência para saber se eles estão ou não viciados. Afinal, é fácil aparecer aqui um qualquer e fazer um testezinho para promover a sua opinião pessoal.

    Eu falo é estranho porque como ambos sistemas são relativamente semelhantes, acredito que os testes deveriam ser semelhantes. Outra coisa que eu não vi é se o carinha alterou ou não o ubuntu. Assim, baixou a iso, instalou, e depois instalou o drive da nVidia e testou.
    Isso não está claro.

    Os testes do Phoronix e o seu kit de benchmarks são uma das coisas mais límpidas e claras do mundo da medição de performance computacional. Outros sistemas de benchmark considerados “padrão” pelo mercado, como o BAPCo e o SPEC, de vez em quando recebem denúncias de favorecer um ou outro fabricante de processadores…

    (como os benchmarks mais conhecidos do mercado não costumam liberar o código-fonte de suas medições, não dá para negar – nem afirmar – que eles dêem maior preferência para as instruções em assembly de um fabricante em específico)

    Daniel (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 6:08 pm

    Para mim o mais curioso é que teoricamente (ou supostamente) o OS X e o hardware Machintosh seriam projetados para a máxima eficiência e desempenho do conjunto OS+hardware.

    Tiago (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 6:26 pm

    Sim, sim, eu vi qual foi o meu erro. Eu tive visto apenas a primeira página, e não tinha clicado no link certo. De fato a primeira página não explica as dúvidas que tive.

    bom, esse teste explica um fato que eu tinha achado muito estranho: os requisitos de vídeo para rodar o Starcraft 2 no Mac são muito mais altos do que para rodar no Windows. Uma implementação ruim no sistema operacional explica isso, e esse teste também.

    Bom, então acredito que esse link deve ser mandando também para a empresa de Steve Jobs.

    Daniel essa é a lenda contada pelo Jobs.
    Sou muito mais o GNU Linux. Apesar do X ser antigo e ultrapassado, tem muita gente fuçando nele prá conseguir um “golinho” a mais de desempenho.
    Mais uma vez questiono, será que mudar para o Wayland será uma boa? Afinal ainda não temos drivers para ele, imaginem aquela charopisse novamente de drivers versão Alfa, Pré beta, Beta, 1.0 que não fica bom e por aí vai.
    Não seria melhor reformar o X???

    Tiago (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 6:47 pm

    Então Daniel, eu também sempre acreditei nisso. Até porque não há razão para não ser assim.

    Eu inclusive já mandei o link para a Apple analisar os testes.

    De qualquer maneira, a Apple tem a obrigação de ser melhor que qualquer sistema por uma única e simples razão: é isso que ela vende.

    Se ela vender e não entregar, isso é a ruína para Empresa. Se não é para ser a melhor, não vende como a melhor. Vende como a mais bonitinha, como a melhor interface, como o computador mais verde, mas não como o melhor. O melhor é melhor em tudo, inclusive em velocidade.

    Tiago (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 6:49 pm

    @Jeremias
    Por outro lado, se não for assim, não evolui. Se o X está bom para você agora, pode não estar daqui a 5 anos. Então, para não ficar tão para trás, é melhor começar agora a desenvolver novos ambientes e drivers.

    Amarok (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 6:58 pm

    Queria ver se fizessem o seguinte teste entre pessoas comuns, mesmo nos EUA:

    - Escolher um computador ou notebook com um design bem moderninho e placa de vídeo Nvidia e colocar o logotipo da Apple.
    - Instalar o linux com o KDE 4.X mais Compiz com bastantes efeitos ligados.
    - Dizer para o entrevistado que é a nova versão do MacOS X e perguntar se gostou.

    Alguém se lembra do KDE 4 sendo apresentado como o novo windows ?

    http://br-linux.org/2009/kde-42-apresentado-por-jornalistas-como-sendo-o-novo-windows-faz-sucesso/

    Andre (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 7:01 pm

    Ai sim fomos surpreendidos novamente.³ Ahushuahusa, agora podem parar com essa conversa de que Apple tem o melhor conjunto hardware+OS que alguns users tem.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 7:04 pm

    @Tiago:

    De qualquer maneira, a Apple tem a obrigação de ser melhor que qualquer sistema por uma única e simples razão: é isso que ela vende.

    Se ela vender e não entregar, isso é a ruína para Empresa. Se não é para ser a melhor, não vende como a melhor. Vende como a mais bonitinha, como a melhor interface, como o computador mais verde, mas não como o melhor. O melhor é melhor em tudo, inclusive em velocidade.

    Creio que há uma diferença entre vender o melhor e vender para os melhores. O tchan da Apple não é performance, intuitividade, nada disso, e sim o “ecossistema” de usuários que seguem ela.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 7:05 pm

    @Tiago: Creio que há uma diferença entre vender o melhor e vender para os melhores. O tchan da Apple não é performance, intuitividade, nada disso, e sim o “ecossistema” de usuários que seguem ela.

    Macmaniaco (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 7:11 pm

    Não, não, não… mimimi… mimimi… ;(

    Eu idolatrava a Apple, depois que conheci o GNU Linux comecei a ficar com a pulga atrás da orelha. Mas depois que comecei a ouvir o Papotech desde o início, minha opinião mudou totalmente.
    O pessoal do Papotech é meio que fanático por Apple porém eles costumam ser bastante francos, se eles encontram um problema ou algo que não gostam eles reclamam mesmo. E eles analisam tudo como um usuário médio/avançado analisaria.
    Depois de ouvir algumas coisas que eles disseram sobre os equipamentos da Apple desencanei. Agora sei que a Apple tem muitas coisas boas e muitas falhas, como toda e qualquer empresa, definitivamente eles não são o Nirvana da informática. Acredito que nenhuma empresa ou plataforma chegará a este nível. Todas as plataformas (Windows, Apple, GNU Linux, BSD) tem obstáculos que vem ano, vai ano se mostram intransponíveis.

    Daniel (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 8:50 pm

    @Tércio Martins

    Realmente, a Apple busca um re-posicionamento no mercado. Outrora (século XX e antes disso) reconhecida pelo excelente hardware, hoje ela quer ser a empresa com o melhor (?) ecossistema para usuários da ponta da cadeia de consumo, principalmente no que se refere a computação móvel.

    Daniel (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 8:52 pm

    Em tempo, tenho um Macbook das primeiras gerações Intel. Vou testar o Ubuntu 10.04 nele.

    Ricardo Carvalho (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 10:01 pm

    @Jeremias

    Pra “reformar” o X você teria de enfrentar muita gente, o X em si também um protocolo que carrega uma certa bagagem consigo, se você jogar fora parte da Xlib vai conseguir alguns inimigos.

    Achei o seu penúltimo comentário muito agressivo, o mundo está cheio de produtos e de gente que afirma que tal ou qual é melhor por motivos que por vezes não existem, o hardware da Apple é igual a qualquer outro, fabricado na mesma China, pelas mesmas fabricantes (Foxconn, Intel e NVidia), e com exceção de Macfans nunca ouvi da Apple que seu hardware tinha performance absurdamente melhor que outras marcas ou que outros sistemas rodando com hardware igual, o que eu costumava ver antes, quando o Mac era de fato importante pra Apple (diferente de agora que o iOS é o que importa), é que o hardware mais novo era X vezes mais poderoso que a versão anterior, o que geralmente era mentira, mas como é uma empresa de hardware eu finjo aceitar.

    Muita gente que eu conheço mudou pra Mac pra não ter de ligar para o fato de instalar drivers da NVidia que quebram o controle de backlight, ou porque o Alsa não desativava o aúdio dos auto-falantes quando colocava o fone na entrada P2, ou porque o hplip só imprimia coisas com a tinta colorida seja qual fosse a configuração que ele colocasse ou ainda pelo fato do suspend e hibernate funcionam todas as vezes, alguns queriam respirar outros ares (alguns desses usam Linux desde 1996, quando nem sequer existia um navegador descente pro sistema), muita dessa gente que mudou ainda usa Debian, Slackware, Ubuntu, Gentoo, Fedora, CentOS ou outros nos seus Desktops, alguns trabalham como sysadmins ou desenvolvedores e geralmente usam Linux pra ganhar a vida. Mas essa gente não tem mais 16 anos, alguns tem filhos e ficar 2 horas pesquisando a solução de um problema é perda de tempo pra quem não tem mais tanto tempo livre assim.

    Só pra complementar, durante um tempo a Apple cogitou em usar o X para o OS X[1].

    [1]: http://developers.slashdot.org/comments.pl?sid=75257&cid=6734612

    DeathCrawler (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 10:11 pm

    @Ricardo Carvalho

    Conversinha que o Linux é trabalhoso mais uma vez?

    Joel Cesar Zamboni (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 10:19 pm

    Os dois tem pontos fortes e fracos. Conhecendo-os ambos podem crescer, resta a nós usuários aproveitar o melhor de cada mundo, afinal a Apple buscou reiventar o MacOS no opensource(Darwin) e o Ubuntu vive falando que quer ter a usabilidade do MacOS. Só o povinho dos clames fica achando que estão certos.

    elias (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 10:20 pm

    uau.. me surpreendeu, dizem que os drivers 3d proprietarios no linux são ‘rebaixados’ em relação aos para windows. bom, eles testaram nvidia aí – mas acho que tem mac com amd, não? seria bom saber.. (mas msm com performance menor, acho que amd tem mais futuro)

    elias (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 10:22 pm

    “The NVIDIA Linux driver is largely attributed to being so fast because its code-base is mostly shared with the NVIDIA Windows driver so many of the optimizations are carried across all supported platforms (Windows, Linux, BSD, and Solaris) aside from the OS-specific bits. This is much the same story as with AMD and their proprietary Catalyst driver between Windows and Linux, which is also at a near performance and feature parity.”

    isso parece desmentir o boato que apresentei acima

    arthas_dk (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 11:05 pm

    Mesmo que o X seja considerado ultrapassado ele está aí, mesmo que em conjunto com drivers proprietários, para mostrar que o Linux Pode sim se tornar uma excelente plataforma (por que não?) para jogos.

    Quanto a Apple: realmente a apple tem sempre um hype acerca dos produtos, mas como era de se esperar os programadores de lá e engenheiros de hardware também não meros mortais (Ao contrário do que a mitologia Job prega as vezes…).

    Que venha uma evolução ainda maior e que os deuses nos protejam das famigeradas 822 patentes kkkkkkkkkkkkkk (acordei meio ‘mítico’ hoje lol).

    Win32 MacOS

    :D

    Ricardo Carvalho (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 11:15 pm

    @DeathCrawler

    É, conheço nego que tem de acordar às 3 da manhã se for preciso pra configurar o roteador de borda de um certo grande ISP brasileiro e evitar um DoS em algum host mal configurado num Localweb da vida, essa pessoa tem um filho e quase nunca tem muito tempo livre, alguém que tem tempo pra assistir animes talvez possa se dar ao luxo de configurar o sistema como quer, seja lá o que essa pessoa entende por configurar, o cara tinha um FVWM extremamente configurado que abandonou dado que ele não tem mais tempo pra ler documentação de Window Manager… talvez você não sofra com isso, tem gente que sofre, você DEVE mostrar respeito a pessoas que não tem o mesmo tempo livre que você e queiram ter uma opinião diferente da sua na preferência do que quer que seja, seja sistema operacional ou como passar o tempo na frente de um computador…

    Se quer mesmo saber o que eu disse vou sumarizar em uma frase: “Linux tem seus problemas, tem gente que acha que esses problemas demandam muito tempo pra usar num laptop que não serve pra desenvolvimento ou produção”. Veja que o que falei foi bem específico, laptops, desktops, hardware de uso pessoal e doméstico, e pessoas que usam Linux a bem mais tempo que você e eu, se quiser posso fazer uma crítica ao Linux em outras áreas, servidores por exemplo… você sabe que um usuário é avançado quando ele sabe fazer críticas aos softwares que usa.

    Não estou dando preferência pra nenhum sistema, eu disse acima, que isso (o resultado do benchmark) era esperado, o último parágrafo do phoronix diz exatamente isso, a Apple não deu atenção devida ao OpenGL do OS X e o sistema é ruim pra rodar esse tipo de coisa, não creio que vá melhorar, vai lá e vê. Fora que o OS X tem um péssimo gerenciamento de pacotes que é uma desgraça de tão ruim, nada perto de um apt ou yum. Se quiser posso discorrer sobre mais porcarias do OS X.

    DeathCrawler (usuário não registrado) em 21/12/2010 às 12:18 am

    @Ricardo Carvalho

    Você sabe que não falei isso, o fato de eu ter tempo de configurar minuciosamente um sistema como o Linux não quer dizer que eu o faça, cuidado.

    Bem, você está falando como se o Linux ainda fosse o mesmo sistema trabalhoso de outrora, ainda bem que você falou que essa gente ACHA que ainda demanda muito tempo ter um sistema Linux rodando no Desktop ou notebook, na verdade é mais simples ter um Ubuntu com todos os programas configuradinhos em pouco tempo do que ter um Windows com todas as tralhas para ficar funcional.

    O outro fato “desses seus amigos” saberem muito mais de Linux que eu e você e ainda acharem que Linux é algo trabalhoso me faz acreditar que eles são dinossauros, e nem sempre a palavra de dinossauros podem ser levadas como verdade, palavras essas que você usou para justificar que o Linux é trabalhoso e improdutivo, quase uma falácia.

    Não estamos mais em 2002, talvez esses seus amigos ou você mesmo precisem acordar.

    @Ricardo Carvalho

    Realmente você deu a entender agora que está falando do trabalho que o Linux dava em 2000/2002.

    Hoje é mais simples e automático que qualquer Windows em desktops comuns.

    Experimente um Ubuntu 10.04 ou 10.10.

    Ricardo Carvalho (usuário não registrado) em 21/12/2010 às 1:48 am

    Antes de mais nada sei que ofendi você no comentário anterior e peço desculpas por isso.

    Dinossauro? Palavras de dinossauro? Não entendi o argumento.

    Você colocou ênfase demais no “ACHA”, mas a minha frase deve ser entendida inteira exatamente como eu escrevi, sem ênfase em palavras, no caso de ênfase eu posso botar a palavra inteira em maiúscula como no caso do “DEVE” que escrevi antes. Além disso, a frase que escrevi foi uma espécie de resumo, teve gente que simplesmente escolheu sair do Linux sem enfrentar problemas no sistema antes disso, não acho válido criticar pessoas pelo que elas escolhem usar, esse é o cerne do meu argumento. E jamais disse que Linux é improdutivo, longe de mim falar uma blasfêmia dessas. Eu trabalho com Linux e minha estação de trabalho pra coisas mais sérias é um Debian Squeeze.

    Mas enfim, não tentei justificar nada, ao contrário do que você disse, apenas mostrei anedotas, nunca tento tirar justificativas de anedotas, a escolha dos outros é dos outros, eles tem os motivos deles para usar o que querem, eu tenho os meus, você tem os teus. Eu tenho um Mac pois gosto de ter acesso a todos os sistemas possíveis e desejáveis, se fosse possível teria um mainframe na minha casa, infelizmente isso é financeiramente inviável.

    As pessoas de quem falamos, 5 pra ser mais exatos, têm diversos motivos que coloquei acima, geralmente a escolha esteve ligada a compra de um computador novo, 2 deles só quiseram ir pra um lugar novo, nada de controverso nessa decisão. Você respondeu com “Conversinha de que Linux é trabalhoso mais uma vez?” e eu respondi para esse caso, falando do caso bem particular de uma pessoa.

    Essa pessoa não gosta de usar GNOME, KDE e não está nem aí para o Compiz, (se é isso que é ser dinossauro, então ela é), não quer usar drivers 3D proprietários da NVidia num sistema livre, ela quer um sistema que funcione, de preferência com o FVWM que ele tanto ama, mas teve um problema grande com o ALSA não conseguiu fazer o aúdio da Workstation dele funcionar e decidiu que para o laptop de uso pessoal, que só usa pra navegar na internet, ler e ver vídeos na internet, compraria algo que já viesse funcionando, comprou um Mac. Ele ainda usa a mesma Workstation com a configuração do FVWM quebrada, e sem som graças, decisão dele podia mudar pra Ubuntu que creio detectaria corretamente o som, como já recomendei, mas ele prefere ficar assim, paciência.

    Acho Linux ou qualquer sistema bem fácil de usar, a diferença é o tempo que você pode vir a ter ao resolver algum problema que ocorra no sistema quando ele foge do padrão de funcionamento, se voltar no meu primeiro comentário verá que foi isso que quiz dizer, um exemplo: se usar o BSD e tiver um problema de uma seção de disco corrompido por exemplo pode ser que o problema seja no disklabel e não na partição, obviamente nem todo o usuário é familiarizado com esse conceito e pode gastar boas horas até entender o problema.

    A mesma coisa acontece com Linux, minha Workstation no trabalho tem um problema tem uma placa mãe que não boota no Linux em HDs SATA a não ser que passe o argumento pci=nomsi para o kernel, eu conheço esse problema e os argumentos do kernel e entendi na hora que esse era o problema e como resolver, mas para alguém que não entende isso podia demandar algum tempo pra até descobrir. Esse tipo de situação pode levar usuários a outros sistemas, conheço amigos que por motivos de suporte a placa Wireless foi pro OpenBSD, em suma meu argumento é que se ele escolhesse rodar o DR DOS como sistema principal eu não veria nada errado nisso.

    Pensando nesse caso, no contexto do primeiro comentário coloquei uma opinião, que acho é justa, pra quem não tem tempo sobrando perder duas horas resolvendo isso quando ele instalar outro sistema é perda de tempo, isso não agrega nada pra ele e só fará ele perder tempo.

    Bem acabo a discussão aqui, não sou de desenvolver flames. Até mais.

Este post é antigo (2010-12-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.