Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Pedindo desculpas: Desenvolvedor que iniciou críticas às contribuições da Canonical ao GNOME se retrata

O novo post do ex-funcionário da Red Hat que na semana passada entornou o caldo sobre as contribuições da Canonical ao GNOME começa assim: “É fácil deixar a boca disparar quando se está tomado pela ira, e pode ser difícil se desculpar por isto. Mas quando você finalmente conclui, inequivocamente, que você fez a coisa errada, então pedir desculpas é a coisa certa a fazer, não importando o quanto seja difícil.”

O post mais comentado da semana passada foi o que fechou a série: aquele que falava sobre a farofa jogada no ventilador sobre as colaborações da Canonical ao GNOME, a partir de um censo das contribuições e de um post repleto de adjetivos publicado por um desenvolvedor que se identifica como ex-funcionário da Red Hat, comparando os números de contribuições da sua ex-empresa com os da mantenedora do Ubuntu.

O final de semana foi passando e os diálogos foram se estabelecendo – a começar pelo post de Mark Shuttleworth lembrando sobre os perigos do tribalismo e sugerindo ao público open source que evitasse as discussões internas caracterizadas como “nós contra eles”.

Greg, o ex-funcionário da Red Hat que deu início à discussão, respondeu em um post adicional com frases inteiras em negrito e dizendo que o que ele fez não era tribalismo, e renovando e reforçando alguns dos pontos originalmente afirmados.

A discussão se aprofundou nos comentários deste último post (recomendo a leitura aos interessados, pois trata inclusive sobre os aspectos objetivos: contribuições da Canonical não contabilizadas ou não aceitas pelo GNOME), e acabou gerando um novo post do Greg, em novo tom: um pedido de desculpas, reconhecendo que seu post inicial foi fora dos limites, desrespeitoso, simplista, e que ele agora o lamenta – e analisando questões do passado que o levaram a acumular todo o amargor derramado na semana passada após ver os dados do censo do GNOME.

Mark Shuttleworth voltou a responder em um novo post, convidando Greg para um aperto de mãos metafórico, e lembrando a todos que muitas vezes nos perdemos em discussões com quem tem muito mais em comum do que diferenças conosco – além de comentar sobre a situação do passado relembrada por Greg em seu pedido de desculpas.

Concordo plenamente sobre o dano que a mentalidade tribal e as guerrinhas internas podem causar, e fico feliz que neste caso a divergência tenha terminado com um aperto de mãos simbólico.


• Publicado por Augusto Campos em 2010-08-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Civilidade é isso.
    Engraçado como as pessoas têm medo de admitir que erraram, de se desculpar.
    Legal ver que problemas e divergências são solucionadas pacíficamente ( ou quase, hehehe ) na comunidade.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 9:20 am

    Agora cade os falastrões policiadores da verdade do BR-Linux pedindo desculpas pra Canonical? CHUPEM!!!!

    Heitor Moraes (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 9:26 am

    Achei péssimo o título da notícia.

    Ele se desculpou por ter chamado a empresa de “empresa de marketing fantasiada de empresa de engenharia”.

    A contribuição pífia da Canonical… “I contend that it still isn’t nearly enough”

    Vidente Digital em 3/08/2010 às 9:28 am

    Falou o que não devia, ouviu o que não queria :-D

    E concordo com o @zer0c00l. Falta agora só quem falou mal da Canonical aqui no BR-Linux, vir pedir desculpas também :-D

    Luis Knob (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 9:42 am

    Acho que o principal ponto não comentado é o tempo de existência como distribuição das duas em questão a Red Hat é uma empresa de longa data, interagindo com o Gnome deste suas primeiras versões. Já a Canonical começou a ser um distribuição com uma real importância só na metade de 2006. Ou seja, não tem como a Canonical ser responsável em 15% do código do Gnome em tão pouco tempo.

    Uso Ubuntu, Debian, Fedora, não sou fanboy de nenhuma, mas chega ser piada esse tribalismo, para mim isso é dor de cotovelo e ponto.

    Nada como um final de semana para colocar cabeça e ânimos em seus lugares.

    O tempo é uma maravilha. Cura tudo.

    Que bom que o Greg pensou bem sobre a contabilidade das contribuições e tentativas de contribuição.

    Se ele realmente não achasse que tinha dito bobagem, não teria voltado atrás, já que se percebia que ele estava subindo pelas paredes na semana passada.

    Symbiante em 3/08/2010 às 9:43 am

    Um desfecho digno de admiração.
    As discussões haviam se tornaram irracionais e sem proposito.

    Riser (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 9:59 am

    @Heitor Moraes

    Pena que exista ainda pessoas como você, que não reconhecem a contribuição moral que ela deu para o Linux, e olha que falo isso como antigo usuário do Fedora… não reconhece que quem manipula as máquinas são humanos, que precisam conhecer o outro lado da moeda.

    Celi F (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 10:16 am

    O que mais me divertiu no tribalismo acima é que, para poder chamar de “pífia” a contribuição, e ainda questionar o título (correto) da matéria, o Heitor precisou cortar pela metade a frase do desenvolvedor que se arrependeu de ter jogado indevidamente a substância no ventilador.

    Pra facilitar, aqui vai a frase inteirinha: “And although I understand and agree with the arguments that Canonical contributes in many important ways, I contend that it still isn’t nearly enough.” – aqui eu contrastei bastante o “many important ways” do original com o “pífias” do comentário com a citação incompleta…

    E o tal Greg não ficou no arrependimento, ele também descreveu com vários adjetivos o que ele agora percebeu ter feito. Citando mais uma frase inteira: “My initial rant was over the top, it was disrespectful, it was simplistic, and it hurt a lot of feelings unnecessarily, and I regret it now.”

    Alexandre (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 10:22 am

    É por isso que ainda engatinhamos tanto no mundo Linux… sistema operacional muito mais avançado e seguro que não vai pra frente porque ao invés da comunidade se unir, dividem-se… vai lá ver se na microsoft eles se dividem desta maneira, ou na apple…

    Se a Canonical não contribui com código, contribui com a popularidade que o Linux conseguiu nos últimos anos… eu não desenvolvo código, mas gravo cds do Ubuntu para os meus amigos. Serei eu tão culpado quanto a Canonical?

    Imagino neste exato momento pessoas como o Balmer dando gargalhadas, imaginando como podemos cair sozinhos…

    João (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 11:11 am

    Esse primeiro trecho me serviu como base pra resolver outros problemas por aqui
    as vezes acessar sites ligados a SL podem te dar bons conselhos relativos a vida comum

    renato (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 11:20 am

    Apesar dessa discussão toda ter sido desnecessário, o censo do gnome parece demonstrar que apesar de desenvolver muitas coisas novas a Canonical não está bem em sintonia com o projeto gnome, já que tem tantas contribuições rejeitadas. Não me cabe julgar quem é o culpado por isso, se o projeto é muito fechado ou se a canonical desenvolve pensando apenas visando o que eles acham mais adequado.

    @Alexandre
    Na Microsoft ou Apple não tem divisão pois há o chicote do mestre.
    No final das contas alguém vai lá e decide. E toma a culpa por isso.
    Um ambiente colaborativo como o nosso é mesmo mais tumultuado, mas mesmo assim temos um produto melhor ( *na minha opinião* ) e que melhora a cada dia.
    Legal ver que o resultado deste caos é o sistema que usamos.

    Webmarlin (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 12:39 pm

    Belo exemplo de arrependimento, um sentimento tão hostilizado hoje em dia, a ponto das pessoas sentirem-se diminuídas se arriscarem a dizer: “Me arrependo!”, pelo contrário, só vemos indivíduos, com bastante apoio da mídia dizer: “Não me arrependo de nada do que faço!”. Só falta dizer: “matei, roubei, estuprei, enganei… mas não me arrependo!”. Pura arrogância. O mundo seria bem melhor se todos nós sempre nos arrependêssemos de nossos erros. Isso é sinal de lição aprendida. Parabéns ao Greg!

    devnull (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 1:54 pm

    Acho legal que exista um certo nível de competição, as pessoas não são obrigadas a serem “amiguinhas” de todos, lembrando que competição não é sinônimo de dinheiro envolvido.

    Mas claro que muita gente prefere a ilusão de que tudo é cor de rosa.

    As duas empresas fizeram contribuições inestímaveis para o Software Livre em geral (e para o GNOME em particular). Esse negócio de falar mal das duas (que já fizeram tanto) partindo de gente que nunca fez nada, é muito típico do mediocre.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 2:12 pm

    Mark Shuttleworth é um cara muito sensato e sereno, não é à toa que o Ubuntu é o que é hoje.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 2:33 pm

    “Concordo plenamente sobre o dano que a mentalidade tribal e as guerrinhas internas podem causar, e fico feliz que neste caso a divergência tenha terminado com um aperto de mãos simbólico.”

    Também gostei. Mas o Aarão Seigo bem disse que o Mark Shuttleworth acaba até alimentando esse tipo de postura já que dá pitaco em muitos projetos deveriam ser.

    Sugestões e debate sobre como melhorar um processo são bons, mas falar de maneira impositiva, como verdade absoluta, alimenta mesmo esse tipo de coisa.

    ioca100 (usuário não registrado) em 3/08/2010 às 4:58 pm

    Mark Shuttleworth com vinte e poucos anos vendeu sua empresa por 500 milhões de obamas e veio para o software livre, preocupa-se com a humanidade.Vamos apoiá-lo, eu participo lá do fórum e ajudo no pouco que sei.

    Genix Info (usuário não registrado) em 4/08/2010 às 1:20 am

    Sugestão: Relançar a Revista do Linux, mas agora, baseada no Mandriva Linux

    Mais informações: http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=11723.0

    John Lenol (usuário não registrado) em 4/08/2010 às 10:20 am

    Mark é um cara inteligente não é atoa que ele ganhou 500 milhoes na sua ex empresa é um ex hacker que mexia com criptografia cartões de crédito é um cara super inteligente . mudando de assunto agora vou dar meus pítagos ao gnome . O gnome esta anos luz atras do windows é um projeto velho que não muda nada na sua interface gráfica enquanto isso o kde está anos luz na frente . O projeto gnome não passa de um prjeto falido . por isso as vezes é mais vantagem pagar por um windows e ver aquela interface grafica aero e o gnome o que tem a oferecer ? NADA !!!! A mesma interface lixo !!! então não tem como o linux concorrer com a apple e o tio bill gates . Veja o S.O da APPLE é linux .. lindo de morrer sua interface gráfica entquanto isso o gnome perde feio da interface gráfica . Vcs viram agora a interface nova do office pra max 2011 ? lindo usa o sistema riboon do office pra pc . Pra linux aquela maldita interface do openoffce do tempo da pedra . o office da microsoft agora pra mac é show openoffice é lixo !!! Agora vale mais a pena ter um mac pois agora tem office em portugues da microsoft putz bom de + enquanto isso os projetos de linux anda mais lerdo que uma tartaruga . esse negocio de voluntário não vai pra frente mesmo negocio é pagar mesmo pra uma empresa pelo menos tenho suporte enquanto no linux vc fica procurando suporte em forum afffff !!! RIDÍCULO ISSO !!!! Linux jamais vai passar a apple em termos de office agora e em s.o de interface gráfica

    Riser (usuário não registrado) em 4/08/2010 às 11:11 am

    @John Lenol

    [i]Linux é feio e bobo, não tem office da MS, afff, apple é melhor, aff, OpenOffice é feio, pasokapasokapasokapasoka.[/i]

    Pronto, resumi seu argumento pobre e sem conteúdo.

Este post é antigo (2010-08-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.