Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Partituras: Rodando Encore no Wine

Veja também o Rosegarden.

Enviado por Pablo Alexander (outroΘlinuxistas·net):

“Este artigo no blog linuxistas.net mostra como configurar o Ubuntu 9.10 para funcionar o Encore 4.5.3 funcionando áudio e todas suas funcionalidades.” [referência: linuxistas.net]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    DF (usuário não registrado) em 2/05/2010 às 12:08 pm

    “infelizmente a maioria dos programas de edição de partitura ou afinadores eletrônicos estão disponíveis somente para Windows, existem programas profissionais de edição de partitura para Linux como o RoseGarden. Mas muitos não precisam de um programa com tantos recursos, além disso é muito difícil achar partituras disponíveis na internet para esses programas opensource…

    Vamos instalar o Encore 4.5.3 em um Ubuntu 9.10 com o Wine já instalado.”

    Ou seja, só porque um programa livre tem MAIS RECURSOS e de graça a pessoa vai apelar para o uso de um programa NÃO GRATUITO E PARA WINDOWS ?!

    Estimular a pirataria sem necessidade ainda por cima é uma grande besteira.

    É como rodar o Photoshop com wine para retocar olhos vermelhos de fotos quando se tem o gimp e outros tantos livres e nativos em qualquer distribuição linux.

    O pessoal usa certos programas simplesmente pelo efeito maria-vai-com-as-outras.

    Danilo André (usuário não registrado) em 2/05/2010 às 12:25 pm

    @DF, concordo com você, mas as vezes excessos de funcionalidades confundem, talvez o encore seja mais “clean”(não que isso justifique, era melhor procurar um clean para linux). De qualquer forma vale pra mostrar a evolução do wine, que nao testo a quase dois anos.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 2/05/2010 às 1:56 pm

    E se você gosta do programa Guitar Pro tem uma versão nativa para LINUX,versão 6.

    para baixar a versão de demonstração pacote (.deb)
    http://www.guitar-pro.com/en/index.php?pg=download

    Alexandre (usuário não registrado) em 2/05/2010 às 4:46 pm

    Vocês reclamam da falta de liberdade dos outros sistemas privados. E acham que quem usa Linux deve usar só os nativos do Linux, cada um tem seu direito de escolha e acabô.

    Linux de longe é livre.

    DF (usuário não registrado) em 2/05/2010 às 5:41 pm

    Não sou contra o uso do wine e programas de windows quando não há alternativas nativas e livres ou quando a pessoa simplesmente já comprou o software para windows e precisa dele por algum motivo.

    Só argumentei contra a indicação de uso de um programa shareware para edição de partituras no linux. Se o Rosegarden for complicado demais, ele não é a única alternativa nativa no linux:

    http://musescore.org/pt-br

    http://lnm.com.br/article/partitura_digital

    (continua)

    DF (usuário não registrado) em 2/05/2010 às 5:45 pm

    (continuando)

    http://noteedit.berlios.de/

    http://canorus.berlios.de/wiki/index.php/Main_Page

    http://www.denemo.org/index.php/Denemo

    Usar wine é um recurso que nem sempre funciona e sempre vem aquela pergunta: por que não usar logo o windows se o programa para windows é tão vital assim e não tem substitutos ?

    Entendo que a intenção do autor do artigo foi boa e só fiz a observação sobre um pequeno trecho do texto, porque pode dar a impressão de que o rosengarden é a única alternativa que existe no linux e complicada demais.

    OBS: Eu não entendo nada de música e portanto não sou usuário de nenhum desses programas, mesmo os mais simples.

    robertinho (usuário não registrado) em 2/05/2010 às 9:28 pm

    DF, Eu tentei usar todos esses programas que você citou há algum tempo atrás, e eles eram muito bugados. Não consegui. Acredito que a situação não tenha mudado significativamente, pois o noteedit, que foi o que achei que chegava mais perto da usabilidade (apesar de os bugs impedirem o uso) não teve novas versões desde 2006: http://download.berlios.de/noteedit/

    Eu sei que é fácil ficar reclamando, mas que eu tentei fazer alguma coisa, eu tentei. Tentei mexer no código desses programas e não consegui. Seria ótimo se tivesse um bom programa livre para partituras, mas infelizmente eu não posso indicar nenhum dos que existem, pois não gosto deles e não consigo usar. Meu programa preferido ainda é o NoteWorthy Composer, que apesar de proprietário é barato e sempre rodou de forma excelente no Wine. O Encore também sempre rodou muito bem no Wine, mas não gosto muito dele (apesar de considerá-lo melhor que todos os programas livres que existem atualmente).

    Passei anos procurando editar partituras no Rosengarden e Noteedit e nunca obtive sucesso. O Rosengarden travava o Mandriva (era o 2006 e 2007). Na época testei no Kurumin e também nada. Testei também o Encore no wine mas o som não funcionou e a opção Timidity, nem apareceu na opção no setup do Encore.

    Na época precisava muito de editar músicas *.midi para usar em disquete numa Clavinova Yamaha.

    Acabei desistindo destas experiências, mas, a partir desta matéria, vou tentar configurar novamente, uma vez que tenho a última versão do Encore (legalizada), bem como ver como estão as novas versões do Rosengarden e Noteedit.

    robertinho (usuário não registrado) em 2/05/2010 às 11:38 pm

    baza, É, o Wine não era trivial de configurar não, mas o timidity funcionava certinho com ele (eu usava nessa mesma época) depois de algum esforço. Tinha que colocar o timidity como servidor de MIDI pelo ALSA para aparecer nas opções do Wine, mas pelo que lembro já naquela época era igual ao que a matéria retrata (“timidity -iA”).

    Beto (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 8:22 am

    Ainda não é possível editar partituras profissionalmente em Linux. Não há estabilidade suficiente em nenhum software livre. Testei todos, e inclusive iniciei um projeto, que abandonei devido a alta complexidade. Atualmente uso o Sibelius 4 sobre wine, ou Sibelius 5 sobre Windows em uma VirtualBox, dependendo da situação. O Sibelius 4 em wine roda muito rápido e estável. O Encore também roda, mas não dá para usa-lo depois que você usa Sibelius.

    Beto (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 8:24 am

    Esqueci de um detalhe. O melhor software livre atualmente nesta área é o Lilypond, com uma “tipografia” e um resultado excelente. Porém é uma arte apenas o ato de editoração, é escrever música em Latex.

Este post é antigo (2010-05-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.