Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Otimizando o desempenho: com o patch e sem o patch

Enviado por Marcelo Diotto (marceloΘdiotto·net):

“Há alguns dias foi divulgado pela Phoronix (“O patch de ~200 linhas que multiplica o desempenho no Linux“) um patch de cerca de 200 linhas de código que foi dito como “milagroso” pois aumenta relativamente a velocidade do seu Desktop Linux. O próprio Linus comentou que o código era muito bom!

Em seguida Lennart Poettering, um desenvolvedor da Red Hat, sugeriu uma pequena mudança no arquivo /etc/rc.local e no ~/.bashrc do usuário que realiza a mesma tarefa que o patch, sem a necessidade de recompilar o kernel. Veja como habilitar tais recursos (que não exigem alteração no kernel) no Ubuntu 10.10.” [referência: blog.coderepository.net]

Enviado por Felipe Silveira (felipessilveiraΘgmail·com):

“Como primeiro post resolvi fazer um tutorial explicando a aplicação do tutorial que o Mike Galbraith propôs para o kernel do linux. O tutorial assume um pouco de conhecimento prévio de linux” [referência: suberr.wordpress.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-11-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Henrique (usuário não registrado) em 20/11/2010 às 5:37 pm

    Quando o Con Kolivas falou que já fazia isso a anos praticamente ninguém sequer notou…

    Bremm (usuário não registrado) em 20/11/2010 às 5:53 pm

    Eu li um tópico desenvolvendo o mesmo assunto, aqui:

    http://www.webupd8.org/2010/11/alternative-to-200-lines-kernel-patch.html

    O Ricardo Ferreira inclusive propôs umas modificações que estou testando aqui no Xubuntu 10.10. O detalhe é que o ganho não é nada miraculoso, ao menos no meu hardware. Notei que alguns aplicativos abrem mais rápido, provavelmente porque já se encontram pré-carregados.

    Francisco (usuário não registrado) em 20/11/2010 às 5:59 pm

    O desempenho melhora para a execução de dezenas ou centenas de processos. Não vai melhorar a execução de um único aplicativo. Essa notícia já foi traduzida e reescrita várias vezes e já perdeu muitas informações no caminho. Não vai fazer difereça para sistemas que rodam poucos processos ao mesmo tempo.

    Marcio Torres (usuário não registrado) em 20/11/2010 às 7:25 pm

    Impressionante… realmente um gás novo… parabéns aos envolvidos na busca por melhorias !!!

    Henrique Lechner (usuário não registrado) em 20/11/2010 às 8:07 pm

    Eu como abro muitos e muitos programas simultaneamente, e de diversos fins acho que pode vai ser muito bem vindo. só que vou esperar sair no kernel ou patch na minha distribuição. já que atualmente meu sistema não recebe nenhum gargalo, nem vou notar tanto. vou esperar sair na distribuição já me poupa tempo.

    Eduardo Barreto Alexandre (usuário não registrado) em 20/11/2010 às 9:09 pm

    Só para deixar claro, esse patch afeta programas que são abertos em tty’s, você pode ver facilmente quais processos são iniciados em tty’s com o comando $ ps -e
    O que acontece é que programas executados em tty’s vão ter uma prioridade menor que programas do desktop, logo, um video 1080p como o mostrado no phronix vai rodar lisinho mesmo compilando um kernel com -j64 (o kernel está sendo compilado em um tty, logo é afetado pelo patch) já que o processo de compilaćão do kernel vai ter uma prioridade bem mais baixa que a do player de video, não tem nada de milagroso nisso, e na verdade não afeta a maioria dos usuários desktop já que normalmente não usam o terminal para nada, porém para pessoas que usam muito o terminal (meu caso) esse patch ajuda muito.

    Smaug (usuário não registrado) em 20/11/2010 às 10:00 pm

    Ai, que preguiça!!

    Renyer (usuário não registrado) em 21/11/2010 às 1:49 am

    Não vou fazer. Já estou satisfeito com a velocidade do meu desktop. Se vier futuramente em forma de uma atualização ou na próxima versão da minha distro, ótimo!

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 21/11/2010 às 2:20 am

    nenhuma novidade…

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 21/11/2010 às 10:30 am

    Meu Phenom ll X4 é absurdamente rápido, eu estou preocupado é com o desligamento, que acontece com menos de 2 segundos… Será que isto não faz mal para o HD? Bom, pelo menos o HD não apresentou nenhum tipo de problemas até hoje!

    Luiz (usuário não registrado) em 21/11/2010 às 10:56 am

    Costumo desabilitar todos os ttys, deixando somente 1 e desabilito todos os processos que não uso com frequência para ativá-los somente quando preciso e mesmo rodando firefox, geany, audacious, lazarus, gimp e inkscape ao mesmo tempo, consigo fazer a pobre bateria de 3 células do meu netbook durar 2:30hs (duas horas e meia) num desktop leve (openbox + tint2).

    Esse patch faria alguma diferença pra mim?

    Victor Romano (usuário não registrado) em 21/11/2010 às 11:47 am

    E se fizer os 2, vai melhorar mais ainda? heheheh

    Fabio Luiz (falcon_dark) (usuário não registrado) em 21/11/2010 às 2:09 pm

    @Luiz
    Eu não mexi em absolutamente nada, rodo tudo que preciso, com uma interface gráfica com efeitos 3D e transparência. Minha bateria dura 5:30hs tranquilamente. Pergunte-me como.

    Luiz (usuário não registrado) em 21/11/2010 às 10:59 pm

    @Fabio Luiz (falcon_dark)

    Como? Colocou uma bateria de 6 ou 9 células? Hahaha

    Sérgio Berlotto Jr (usuário não registrado) em 22/11/2010 às 8:17 am

    Tenho utilizado, a pouco tempo ainda, mas com grande satisfação já o kernel do projeto PF-KERNEL ( http://pf-kernel.org.ua/ ) no meu Arch.

    Ficou muito bom mesmo…

    Ele tem os patchs do CK ( BFS ), BFQ e Tuxonice.

Este post é antigo (2010-11-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.