Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Oracle disponibiliza o build 3.2 Beta do VirtualBox

Enviado por Nícolas Wildner[Ironmaniaco] (nicolasgauchoΘgmail·com):

“Diferente do que vem praticando com outros projetos de código aberto cuja gestão a Oracle recebeu via Sun, parece que o VirtualBox continua a todo o vapor. A alteração mais visível (e lógica) é o novo nome, que passa a ser “Oracle VM Virtualbox”.

Nas funcionalidades anunciadas para a 3.2 estão:
- Suporte a máquinas Virtualizadas Mac OS X;
- “Memory ballooning”, que permite a alteração da quantidade de RAM em uma máquina virtual em execução;
- CPU hot-plugging para máquinas Linux e algumas versões do Windows virtualizadas;
- Alteração na interface do usuário;
- Emulação de Teclado e emulação de Tablet;
- Aceleração de video RDP;
- Sistema de configuração de NAT;
- Execução de aplicações virtualizadas, vindas do sistema hospedeiro;

Mas parece que não há nenhuma plano no driver Gallium3D para VirtualBox. As instruções VT-x/AMD-V em máquinas 64 bits também aumentarão o desempenho do hypervisor em tais arquiteturas. A lista com maiores informações pode ser vista em: http://vbox.innotek.de/pipermail/vbox-announce/2010-April/000038.html” [referência: phoronix.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    JavaPauloMG (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 8:13 am

    Acho que aos poucos o nome “SUN” vai acabando mesmo…

    É, interessantes estas mudanças no VBox.

    Vi que agora o OpenOffice está vindo com o logo da Oracle (que é feio pra caramba, se comparado ao da Sun). Mas o OpenOffice continua feio e pesado/pesado :-( hauah Quando será que veremos uma notícia desta mas em relação ao OpenOffice

    MalkavFelipe (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 10:30 am

    “Oracle VM Virtualbox” … nada a ve ficou esse nome =/

    Illidan (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 10:49 am

    Matar o nome Sun é o que vai acontecer mesmo. Só nos resta lembrar do seu passado de inovaçoes e tudo mais, porque daqui pra frente a Oracle vai no minimo colocar o logo feio dela nos antigos produtos da Sun e não mante-la como subisidiaria.

    César (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 11:07 am

    É melhor baixar essa versão rapidinho. A EULA do Mac OS X *não* permite rodar o mesmo em equipamento que não seja da Apple. Se o VBox aceitar (decentemente) sistemas Mac OS X como host, vão ser forçados a tirar. E *vão* tirar.

    César, acredito que a EULA não é razão suficiente para “forçar” a Oracle a tirar este recurso do sistema, pois ela é um contrato entre a Apple e seus consumidores/usuários, e não obriga mais ninguém. Se o recurso não pisar nos pés do DMCA (por exemplo, contornando alguma barreira criptográfica da Apple), só quem estará violando alguma coisa será o usuário que instalar em desacordo com a licença, e não o produtor do sistema de virtualização.

    Dito isso, quero esclarecer que eu entendi algo diferente da notícia: pra mim, pareceu que agora o VirtualBox permitirá algo que eu acho que a EULA da Apple permite: que usuários de Mac OS X hospedem máquinas virtuais de Mac OS X em seus equipamentos, usando pra isso o VirtualBox. Se isso também for tornado tecnicamente possível em outras arquiteturas, de fato alguém pode vir a desrespeitar os termos da EULA (assim como o pessoal que faz hackintoshes em seus PCs).

    César (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 1:22 pm

    Augusto, essa história de leis e contratos sempre foi muito complicada pra mim, mas a Psystar tentou ganhar dinheiro vendendo hackintoshes e hoje está com as portas fechadas.

    Eu li o anúncio oficial do lançamento e não diz se o suporte para máquinas guest do Mac OS X só serão suportadas em máquinas host do mesmo. Eu gostei mais da minha leitura que da sua. :-)

    Sim, mas ao obter e instalar o mac os, a psystar automaticamente se tornava parte no acordo da EULA. Não é o caso de agora.

    Quanto a preferir uma leitura ou a outra, creio que o futuro breve dirá se sua previsão de recall da versão por causa da Apple vai acontecer ou não, né?

    Wesley (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 3:00 pm

    Augusto, essa nova versão do VirtualBox permite que você rode o Mac OS X dentro da máquina virtual sim!
    Isso de permitir que o VirtualBox usasse o Mac OS X como máquina hospedeira já era possível nas versões antigas.
    Testei o VBox com um DVD do Snow Leopard aqui e funcionou sem problema como guest sob um host Ubuntu.

    Nesse caso, Wesley, você é o exemplo que faltava na minha conversa com o César: ao instalar o Mac OS X como guest em um host que não é da Apple, acredito que você tenha violado os termos do acordo de licenciamento deste sistema operacional (mas não tenho certeza, isso é algo entre a Apple e os clientes dela, e nem sei se é compatível com o CDC aqui no Brasil). Já o VirtualBox e seu fornecedor/distribuidor, até onde consigo perceber, não violaram este acordo, pois não são partes nele – e não me parece que alguma outra norma ou dispositivo os proíba de implementar isso.

    E eu não tenho dúvida de que o VirtualBox já podia rodar em hosts Mac OS X a tempo. A novidade a que me referi acima, e que aparentemente não viola a letra da EULA, é rodar um guest Mac OS X em um host Mac OS X (“usuários de Mac OS X hospedem máquinas virtuais de Mac OS X em seus equipamentos, usando pra isso o VirtualBox.”).

    Bremm (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 3:54 pm

    Falta só o redimensionamento dos arquivos VDI sem ter que recorrer a malabarismos. :)

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 9:22 pm

    A Oracle tem de acabar com o nome da Sun mesmo. Não tem sentido manter duas marcas, é mais custo pra empresa.

Este post é antigo (2010-04-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.