Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


OpenShot 1.0: editor de vídeo em código aberto

A versão 1.0 de um programa usualmente marca o momento em que seus desenvolvedores o consideram pronto para o “usuário final” (seja ele quem for), e geralmente é um grande marco; o Openshot 1.0 acaba de ser lançado, trazendo consigo uma longa lista de novidades.

A edição de vídeos no desktop é uma aplicação com número crescente de interessados, e uma ferramenta que venha a ser reconhecida como estável, fácil de usar e com recursos suficientes será uma adição bem-vinda ao desktop de código aberto, embora bastante gente já se vire bem com as ferramentas existentes voltadas a este público, e de vez em quando tenhamos boas notícias de uso de outra classe de ferramentas em grandes produções.

Mas talvez não seja o caso imediato do OpenShot, se considerarmos esta detalhada crítica publicada pelo OSNews, e que vai bem mais longe dos típicos “não gostei” e “prefiro o outro programa Tal”, listando pontos específicos em que as expectativas não foram atendidas. Talvez a denominação de 1.0 tenha sido prematura, e nada impede que o programa venha a se tornar um sucesso de público e crítica no futuro – mas por enquanto vou aguardar o desenrolar das próximas versões.

Saiba mais (h-online.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2010-01-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    MDK (usuário não registrado) em 12/01/2010 às 10:07 am

    Quando descobri o Openshot, curti ele pacas, serveria para o que eu precisava (editar pequenas coisas), porém no slackware13 ele não funciona de jeito algum, isso comprovado por diversos fóruns em que acabam sempre caindo no mesmo probema, de um belo segmentation após muito tempo de instalação de bibliotecas requeridas e criação de links simbólicos do outro mundo…

    Vamos ver se essa versão ao menos roda após de instalado…

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 12/01/2010 às 10:16 am

    Hoje em dia é querer demais que um programa 1.0 tenha pacotes pelo menos para as principais distros?

    Beleza, tem rpm pro fedora12, que provavelmente funcionará no Mandriva.

    E se não funcionar, só compilando. O “usuário final” fará isso?

    zer0c00l (usuário não registrado) em 12/01/2010 às 10:53 am

    #fail

    Elder Marco (usuário não registrado) em 12/01/2010 às 11:15 am

    Gostei do Video de lançamento que eles fizeram na página. Você poderia ter colocado ele no post Augusto. Da minha parte, achei bem criativo.

    Creio que deverá ajudar bastante gente que trabalha com edição de video. Temos ainda o time do VLC que também tem planos para lançar um (bom, espero) editor de videos.
    Daqui a algum tempo, talvez essa falta já não exista mais no Linux.

    :-)

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 12/01/2010 às 11:18 am

    Pra mim é um projeto que quer andar rápido demais. Tem milhões de efeitos, de transições, de temas, etc. Mas dá milhões de erros na hora de rodar, trava o tempo inteiro (quando eu consigo rodar) inclusive depois de clicar em “renderizar” — tipo, wtf?

    Estabilidade primeiro, efeitos depois. O PiTiVi parece ter entendido isso…

    Eu tenho necessidades super básicas de edição de vídeo. Coisas do tipo cortar pedaços de vídeos e montar um vídeo novo com eles, sem efeitos, sem nada. Só cortar e colar. E mesmo assim, é uma dureza no Linux.

    O Avidemux costuma funcionar para isso, mas tira o áudio de sincronia em certos vídeos, por mais que eu tente converter para mil formatos diferentes.

    O PiTiVi é basicão, mas parece estar no caminho certo, como disse o Peterson. Quer dizer, ficou séculos parado, mas ganhou gás nos últimos meses e acho que as coisas vão melhorar. Brinquei com o PiTiVi há uns dois meses, e o danado não conseguia renderizar o vídeo usando nenhum codec que eu selecionasse, mas acredito que isso vá ser resolvido logo. Ao menos parece que eles estão mais preocupados com esse tipo de coisa do que com a adição de recursos.

    O Kdenlive parece o mais razoável. Vai um pouco além do básico, mas nada de muito espetacular. Funciona, e isso já é ótimo. Mas trava o tempo inteiro aqui em casa, o que é péssimo :(

    Para fechar, já fiz um vídeo bem legal com o Cinelerra. É até bem poderoso, mas a interface é horrível. Levei dias para aprender a mexer e fazer o tal vídeo, e duas semanas depois eu já tinha esquecido tudo e vi que ia ter que aprender novamente, aí desisti.

    Sad, but true.

    magic (usuário não registrado) em 12/01/2010 às 1:58 pm

    Alguem ja usuou o ZS4?

    magic (usuário não registrado) em 12/01/2010 às 1:59 pm

    usuou > usou

Este post é antigo (2010-01-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.