Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


OpenOffice 3.3.0 Beta 1

Enviado por Megaf (mmegafΘgmail·com):

“No dia 10 de Agosto de 2010 a equipe do OpenOffice anunciou a disponibilidade do OpenOffice 3.3.0 Beta 1. Entre as mudanças estão inúmeras correções de bugs e melhorias feitas diretamente no core e na API no OpenOffice. Veja no link de referência todos os links de downloads para Windows, Linux, Mac e Solaris alem de mais informações e links de downloads do pacote de idioma brasileiro.” [referência: megaf.info]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-08-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tilt (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 1:14 pm

    Muita coisa corrigida.. Isso é bom.

    Quando haverá a (necessária) mudança no visual? Alguém sabe se já há uma versão correta pra isso ocorrer?

    Eu acho o Open Office a melhor opção para linux, mas não quer dizer que seja boa, é falta de opção mesmo.

    Estava colocando fé no Koffice 2, mas parace que não decola nunca.

    Renan (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 1:21 pm

    4 palavras: bug com temas pretos. Já corrigiram?

    wallysou (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 1:22 pm

    e o ribbon, sai ou não sai?

    aliás, tem vantagem na nova interface ribbon?

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 1:35 pm

    E a Oracle, vai acabar com ele, fechar ou o que ?

    Benjamim (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 1:37 pm

    O openoffice é uma eterna promessa… não decola nunca. As novidades a cada versão são tão pequenas que nem da para notar. :(

    DarkCode (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 2:08 pm

    Bando de maritacas somente falam e não fazem nada, me digao o que voces que reclamam tem feito para mudar o rumo da melhor opcao livre nessa area?
    alem disso o que estao querendo dizer com mudanca visual necessaria?
    imitar o MS Office? isso não parece muito inteligente pois uma das coisas que a MS sabe fazer e bem é matar seus usuários com a reaprendizagem de como usar seus softwares, vamos cometer o mesmo erro?

    Nemo (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 2:26 pm

    Apoiado o comentário do Darkcode, o openoffice ja copiou o visual do office antes, nao precisa copiar novamente.

    rgrlinux (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 2:30 pm

    Como desenvolvedor Officem digo que as ribbons são um s*, muitos usuários ainda reclamam, os que não reclamam é porque não tem outra saida ou são fãs do MS, uso o BR a muito tempo em casa, minha esposa que produz muito texto (inclusive escreveu um livro) e slides desde que troquei o office nunca reclamou e nem sentiu tanto a troca, tirando um heavy user de excel, todas os pacotes que instalei para amigos que me pediam o office (me recuso a instalar o pirata, se quiser ms, que me apresente o cd com a devida licença) nunca reclamaram. E viva o OO.

    ini.cx (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 3:12 pm

    E a Oracle, vai acabar com ele, fechar ou o que? [2]

    Estava colocando fé no Koffice 2, mas parace que não decola nunca. [2]

    Felizmente eu uso pouco os offices.

    Saci de Patinete (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 3:41 pm

    Legal. Mas eu uso LaTeX. =P

    Christian Tosta (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 3:59 pm

    O Br(Open)Office é ainda o melhor que temos em termo de Office para Linux. Porém a fraca integração do mesmo com o KDE e o uso de uma tolkit ultrapassada são os maiores problemas. A integração visual com a distribuição é muito complicada e ao meu ver regrediu na versão 3.2.1, já que não está mais integrando-se com o Qtcurve (se alguém conseguiu integrar – me avise). Ao meu ver essa é a mudança visual que falta. Vamos esperar e ver se vão implementar, se a Oracle vai zuar e se vamos ter algum fork…

    O KOffice, a primeira vista se deu bem na minha instalação x86_64. É rápido para iniciar e abriu os meus arquivos ODS/ODT sem problema. O assistente de modelos ao abrí-lo que pode ser um pouco confuso para
    usuários mais leigos, mas é algo que se pode desativar na configuração geral ou via skel.

    Luiz (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 4:03 pm

    Venhamos e convenhamos, o Office 2007 da Microsoft é show.
    No Linux uso o BrOffice, mas o Office 2007 está muito bom, inovou e simplificou.

    king (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 4:29 pm

    @Benjamim – que nada, dessa vez veio uma mudança que faz uma senhora diferença: o limite de 64k linhas mudou para 1M, como no Excel 2007. Trabalho na Receita Federal, e uma justificativa para o upgrade geral (la é Office 97!) que era inquestionável é que 64k não dá nem pra fazer cosquinha em arquivos de empresas grandes. Agora, haverá menos uma barreira para a adoção do OpenOffice.

    @king, chega um ponto em que o número de linhas cresce tanto que nem é mais para se utilizar um software de planilha, mas um banco de dados.

    Vejo gente que simplesmente reclama que o openoffice não consegue fazer coisas complexas como o Excel faz, mas no fim das contas vc vê que o que a pessoa precisa mesmo é de um banco de dados (pode ser desde um sqlite até um mysql), e não de uma planilha.

    Se uma empresa usa planilhas pra gerenciar dados (e fazer pesquisas, dentre outros), alguma coisa está errada.

    anderson (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 5:34 pm

    O Calc desse openoffice 3.3.0 vai suportar agora 1M linhas em vez de 64K linhas. Isso é uma grande novidade e uma das deficiências usadas como desculpas para usar o Excel.

    anderson (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 5:35 pm

    Ops, o king já havia falado acima desse novo recurso.

    Valerio Dias em 17/08/2010 às 6:18 pm

    Sempre me perguntei: “Existe gente que usa as 64k linhas de uma planilha?

    Fui bobo em achar que não após ler este tópico.

    Sabe o que não gosto do OpenOffice? Eles priorizam mais o Writer e o Calc. E o Base? Não sofre atualizações profundas.

    king (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 6:27 pm

    @tenchi, A empresa não utiliza Excel para pesquisar dados, mas para fazer cálculos complexos em cima de números, coisa que a ferramenta adequada é a planilha eletrônica, eu suponho. Imagine um arquivo de movimentação de ações de um grande investidor, onde eu tenho que fazer várias fórmulas para calcular o lucro e o tributo. Usar Banco de Dados para isso para quê, se Planilhas já tem dezenas de fórmulas já prontas.

    Não é a quantidade de dados que é a diferença entre uma Planilha Eletrônica e um Banco de Dados, e sim o propósito. Por isso que existem as duas ferramentas.

    Valerio Dias em 17/08/2010 às 6:30 pm

    Er… galera! O Openoffice 3.2 Calc JÁ suporta 1M linhas.

    rgrlinux (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 6:38 pm

    O meu é o 3.2.0 no ubuntu e ja suporta 1048576 linhas

    Uso o OpenOffice, BROffice desde de 2002, pessoal e comercialmente. Nas empresas que trabalho complexas planilhas financeiras controlam os ativos e desconheço qualquer bug que tenha surgido alterando quaisquer dados, o que ocorreu com planilhas QuatroPró da suite wordperfect no ano 2000. Todas as atualizações se realizam instantaneamente propiciando elementos sólidos de análise.

    Os textos e etiquetamentos também ocorrem sem problemas e o pessoal que usava o Microsoft Word adaptou-se rapidamente às mudanças. A facilidade de se transformar o documento em *.pdf, evitando os clássicos problemas de configuração, é coisa antiga da OpenOffice.

    Inúmeras empresas também a utilizam largamente, como o Banco do Brasil em mais de 80.000 máquinas e 6.000 servidores. Só para dar um exemplo.

    Se alguém reclamou o fez sem conhecimento de causa.

    alexandre (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 8:05 pm

    Uso o OpenOffice em casa e no trabalho, mas sei que ele é ruim.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 8:15 pm

    Gostei do diálogo de hifenação e do diálogo de impressão, que já vem com um mini preview.
    Outra coisa legal foi a opção de localizar, que ficou com uma área discreta e não aquele diálogo enorme que saía por cima das palavras.

    Sobre o novo design, essa versão era pra vir com a nova interface apenas no Impress, mas nesse beta não contemplou, não sei se vai chegar na versão final.

    Concordo que as mudanças do OO faz tempo que estão devagar, com um layout de Office 95, e pesado pra caramba. O Office 2007 ficou muito bom, o OO precisa correr bastante atrás pra alcançar a mesma produtividade.

    devnull (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 9:25 pm

    Impressionante como esse pessoal fala mal do OO sem apresentar motivos razoáveis (integração com KDE e problema com temas escuros não razoáveis nem de longe).
    Uso o OO a anos, acho o software excelente, e conheço um monte de gente que detestou o Office 2007. As mudanças na interface são uma piada, a MS desaprendeu a respeitar seu próprio legado.

    Benjamim (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 10:55 pm

    O openoffice cumpre bem o papel para fazer o básico, mas simplesmente não da para comparar com o MS Office 2007. Quem fala que isso é mentira é pq não usar o MS office 2007, a interface ribbon é um choque a primeira vista mas depois um tempo trabalhando com ela vc percebe que ela é infinitamente mais intuitiva e inteligente. O Powerpoint para mim é o software que mais se destaca, ele deve dar de uns 100 a zero no impress. Eu comprei uma licença do Crossover 9.1 só para usar o MS Office 2007. Eu torço muito para o openoffice progredir mas infelizmente não tenho conhecimento necessário para contribuir com o código dele, mas por enquanto vou ficando com o MS Office mesmo.

    renato (usuário não registrado) em 18/08/2010 às 12:13 am

    Não vejo esse monte de problemas com o OO não. Só tem uma coisa que eu acho muito fraca nele, é o editor de equações, Math, não dá pra fazer nada “sério” nele…

    Aliás falando nisso o Saci de Skate cirou o Latex em tom de ironia. Mas pra fazer um trabalho complexo e importante, como um TCC, não troco o velho Latex por nada; nem pelo OO, nem pelo Office 2007 (que é muito bom) que dirá pelo Office XP. Uso as suites para trabalhos rápidos e simples.

    Vitor Caipira (usuário não registrado) em 18/08/2010 às 12:53 am

    Na minha opinião o OO é ótimo. O sistema de estilos aumenta demais a produtividade e tenho a impressão (pois só uso o Office no computador dos outros) de que é melhor do que o do Office… Escrevi meu TCC, minha qualificação de mestrado e estou escrevendo minha dissertação de mestrado no OO; gastei poucos minutos para adequá-los às normas da ABNT e nunca tive grandes problemas.
    Pra mim apenas duas coisas incomodam: inter-operacionalidade (arquivos complexos – que abusam de estilo – salvos em .doc causam problemas no office) e o gasto de memória.

    Cristiano Furtado (usuário não registrado) em 18/08/2010 às 7:36 am

    @Luiz

    A Microsoft pode-se dizer que se mantem no mercado mais por causa do Office, porem o BROffice evoluiu muito. Outra coisa eu nunca pagaria para utilização do Office da MS. Agora uma pergunta quem paga realmente para utiliza-lo em casa? Eu não pago e não utilizo. uso o BROffice a muitos anos e ainda mais que a distro que utilizo “Ekaaty” Sempre vem com a versão mais atual.

    Rafael (usuário não registrado) em 18/08/2010 às 8:32 am

    Uso pouco o OpenOffice mas posso dizer que para mim seria uma evolução considerável se o OpenOffice 4 tivesse abas como o IBM Lotus Symphony; que pudesse trabalhar com o Writer, Calc, Impress e Base ao mesmo tempo na mesma janela como no IBM Lotus Symphony; e que o Base tivesse suporte a MDB (MS Access) no Linux tb (parece que no Windows tem, mas no Linux já busquei e não achei como). Para mim o IBM Lotus Symphony apresentou uma evolução natural e real com inovações na interface e usabilidade (que aumentaram minha produtividade) sem precisar copiar o Office da Microsoft.

    Saci de Patinete (usuário não registrado) em 18/08/2010 às 8:41 am

    @renato O pior é que eu falei sério sobre o LaTeX. =)

    Sobre o LaTeX:
    Eu uso bastante o LaTeX. Sempre apanhei muito com equações, fórmulas, símbolos e outras coisas no OpenOffice/Office. Alguns tipos de documentos que eu produzia eram repletos de símbolos e fórmulas . Além disso, alguns símbolos que eu usava (por exemplo, dash) não existiam nesses aplicativos. Hoje eu uso LaTeX profissionalmente, pra qualquer coisa. Eu faço da mesma forma que o Renato, para trabalhos complexos é LaTeX, para coisas simples (uma lista de compras), eu uso OpenOffice.

    Sobre o OpenOffice:
    Particularmente, eu esperava alguma mudança mais significativa, mas como o pessoal aí já comentou, o 1M linhas foi muito bom. O Math é terrível e o Impress às vezes não corresponde. O Writer é muito bom, esse eu não tenho nada a reclamar, apesar de sempre esperar algumas melhorias de interface.

    Sobre o MS Office:
    Uma coisa eu tenho que reconhecer: o Office 2007 ficou bem melhor em relação aos anteriores. Nem pela Ribbon, que eu abomino, mas ganhou em outros recursos. Acredito em uma evolução natural das suítes de escritório, e o Office está bem inserido nela.

    De qualquer forma, acho que o OpenOffice é a melhor opção livre de suíte de escritório. Principalmente sua grande aderência ao formato livre ODF e também suporte aos [PPT,XLS,DOC]X da vida. Meu pai só não teve um ataque cardíaco porque o OpenOffice abriu magistralmente esses formatos.

    O medo agora é como a Oracle vai tratar essa jóia. O OpenSolaris já foi pro saco, o VirtualBox IMHO sofreu um retrocesso de qualidade nessas últimas versões powered by Oracle, o MySQL tá na corda bamba. Sei lá, vamos esperar. =)

    []‘s!

    Tem muita coisa simples que o MS Office faz que ajudam muito.

    Uma delas é a acentuação automática através da auto-correção.

    Outra coisa simples é no recurso de inserir caracteres especiais, o MS Office além de mostrar o nome do caractere (útil pra letras gregas) ainda permite configurar teclas de atalho pra ele.

    A interface Ribbon muita gente estranhou no começo, mas depois a maioria viu que é bem mais prática e rápida.

    Os temas e efeitos são muito bonitos e profissionais, ajudam muito na formação de documentos.

    O editor de equações não tem comparação.

    A referência cruzada do MS Office consegue atualizar na hora enquanto a do Open Office nem sempre funciona. A numeração automática também é muito mais esperta e erra muito menos.

    Primeira letra do caractere de cada sequencia em maiúscula: o bug de quando a sentença anterior terminou com número está aberto desde 2002, até hoje não corrigiram.

    “VirtualBox IMHO sofreu um retrocesso de qualidade ”
    Que retrocesso? A versão 3.2 teve mais novidades em relação à versão anterior do que da 3.1 pra 3.0, quando era da Sun. E a licença continuou na mesma.

    Quanto ao OO, a única mudança até agora foi que a Oracle aceitou portar a API multimídia do JMF pro Gstreamer, que os desenvolvedores reinvindicavam há anos e a Sun era contra.

    volpi (usuário não registrado) em 18/08/2010 às 11:52 am

    Alguém já tentou fazer macros no OO ou sou somente eu que acho a interface e a api deficitárias? É a unica coisa que eu reclamo, muito e com razão que é horrivel no openoffice, eu ter que saber programar em C++ para fazer uma macro um pouco mais elaborada, coisa que infelizmente no m$office é algo trivial. No oo o gravador de macro não consegue acessar as opcoes dos menus e submenus. E dai, vc tem que abrir o pequeno imenso manual de programação da api mais HORAS de pesquisa no google, sem falar na decepção ao ver que o recurso que vc está procurando – coisa que no excel demanda 2 linhas – no openoffice vc precisa de 9 a 15 linhas, em uma api grotescamente “lowlevel”.

    Saci de Patinete (usuário não registrado) em 18/08/2010 às 12:22 pm

    @marcosalex

    Eu tinha pelo menos umas 4 máquinas virtuais em deployment quando atualizei pra versão da Oracle. Tive vários problemas de instabilidade que não ocorriam na versão anterior. Fiz um downgrade e as máquinas voltaram a funcionar 100%.

    Enfim, pode até ser um caso específico meu, mas já procurei em alguns threads de suporte e outros usuários relatavam as mesmos problemas. Chamei de retrocesso não por causa das novas funcionalidades (que realmente foram gigantescas desde a 3.0), mas por “quebrar” coisas que estavam funcionando redondo.

    []‘s! ;-)

    Fellype (usuário não registrado) em 19/08/2010 às 12:27 pm

    @marcosalex:
    “Uma delas é a acentuação automática através da auto-correção.”
    Isto tb existe no OO. Mas, acredito que o MSOffice tenha um maior número de palavras pré-configuradas no seu banco de dados interno.
    “Outra coisa simples é no recurso de inserir caracteres especiais, o MS Office além de mostrar o nome do caractere (útil pra letras gregas) ainda permite configurar teclas de atalho pra ele.”
    No OO também dá pra configurar teclas de atalho para caracteres especiais. No meu caso, eu preferi configurar a substituição automática de texto (ex. digitando %%mu eu obtenho µ).

    @pessoas que editam equações:
    Na minha opinião particular, o editor de equações do OO é melhor que o do MSO¹, simplesmente pelo fato de existirem duas maneiras de escrever as equações: escrevendo o comando ou clicando no símbolo. É claro que nenhum deles se compara ao LaTeX em termos de opções de símbolos e velocidade de edição* (*depois de alguns anos de uso). Mas se vc tiver que escrever algum texto grande que contenha várias tabelas a coisa fica bem trabalhosa.

    ¹Que eu saiba, pelo menos até o MSO 97 só dava pra inserir equações clicando nos símbolos nesta suíte.

Este post é antigo (2010-08-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.