Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Notebooks com Chrome OS: eu quero!

É difícil prever se o Chrome OS vai chegar a conquistar um lugar ao sol no mercado – francamente acredito que não, pois os tablets vêm embalados pra brigar pela mesma fatia.

Pessoalmente, entretanto, a ideia de um notebook leve, com acesso rápido à web, dispensando tarefas administrativas e baseado em Linux me atrai bastante – é praticamente tudo o que me esforço hoje para realizar com as minhas instalações e configurações de Linux nos notebooks que uso quando trabalho fora do meu escritório.

Por isso, e com base no que as pessoas que já testaram o protótipo de notebook Cr-48, com o Chrome, vêm descrevendo, eu já concluí: quero um.

As razões (e os pontos negativos, porque também há) eu detalhei no meu post dessa semana no TechTudo, do qual reproduzo um trecho:

(…) Conforme o tempo passa e vão se tornando comuns as análises publicadas por quem já teve a oportunidade de analisar um dos protótipos Cr-48 (o primeiro notebook com Chrome OS, que alcançou celebridade instantânea por aposentar a tecla Caps Lock), fica mais fácil antecipar o que esperar das versões que devem chegar ao público junto com as primeiras versões oficiais que fabricantes como Samsung e Acer estariam se preparando para oferecer daqui a alguns meses.

Essas impressões variaram amplamente, desde quem por uma semana usou só o Chrome OS e gostou da experiência, como Kevin Purdy (editor do Lifehacker), passando por quem instalou o Ubuntu nele (e com a bênção oficial do Google), chegando até a quem não usou e não gostou – por objetar à própria idéia da computação em nuvem – como Richard Stallman (presidente da Free Software Foundation).

Devido ao critério geográfico, não posso participar do programa-piloto do Google que dá acesso aos protótipos Cr-48, mas acompanho com avidez os relatos de quem pode.

Baseado nas informações disponíveis, até o momento a minha opinião é bastante favorável a dar uma chance a ele para substituir meu netbook no futuro próximo. Mas tenho algumas considerações e ressalvas, que vou expor a seguir. (via techtudo.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-12-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Frank Schatzing (usuário não registrado) em 22/12/2010 às 5:42 pm

    Eu também quero um!!!

    99% do meu tempo em um pc é na web.

    sergio (usuário não registrado) em 22/12/2010 às 6:51 pm

    Frank está certo.. veja o mercado.. Para cada profisional sério que escreve aqui criticando alguma coisa, ou brigando a favor do Kde,X Gnome X FreeBSD X Linux… existem 200 outras pessoas que só querem ver o seu filme, escutar musica, ver o clip, digitar no messenger, usar webcam. Quantas pessoas a sua volta escreveraam um documento no office esta na ultima semana?quantas imprimiram no papel??? e vai por ai…

    sergio (usuário não registrado) em 22/12/2010 às 6:55 pm

    Jobs (e Nero) estão certos… “Dai ao povo pão e circo”

    sergio (usuário não registrado) em 22/12/2010 às 6:56 pm

    Eu, uso notebooks e FreeBSD com gnome…

    sergio (usuário não registrado) em 22/12/2010 às 6:58 pm

    já instalei uns tantos notebooks

    sergio (usuário não registrado) em 22/12/2010 às 6:58 pm

    com FreeBSD e gnome para amigos,

    sergio (usuário não registrado) em 22/12/2010 às 6:58 pm

    e o que eles usam??? Firefox, messenger e totem..

    sergio (usuário não registrado) em 22/12/2010 às 6:59 pm

    Por que tanta mensagem? por que este forum recusa-se a aceitar o texto como um todo

    sergio (usuário não registrado) em 22/12/2010 às 7:00 pm

    assim tenho que enviar aos pedaços

    sergio (usuário não registrado) em 22/12/2010 às 7:01 pm

    Para cada usário corporativo que usa uindows, tem 100 usuários domésticos que usarao iphone, ipad, cromeOS.. Jobs (e Nero) estão certos

    Evaristo Cunha (usuário não registrado) em 22/12/2010 às 9:13 pm

    Eu vou de LeafWeb e uso minha “cloud” caseira! Janeiro tá aí e a base vai ser o TinyCore bootando em 17s – só no aguardo!!!

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 23/12/2010 às 12:31 am

    Eu quero, e muito. Não acredito que ainda existam pessoas que acreditam em “privacidade” hj em dia. Quer privacidade ? Não tenha energia elétrica por perto. A internet é promiscua, e adora compartilhar. Eu adoro os anuncios do facebook, que vão se aprimorando a cada toque. Tem gente que acha isso invasivo, mas se eles acertarem um restaurante indiano aqui perto de casa, vou agradecer muito…

    Magno (usuário não registrado) em 23/12/2010 às 1:55 am

    Eu não quero! Acho que para meios termos – leia-se algumas tarefas – teremos os tablets. Para os demais casos será o bom e velho note mesmo. Uma lição que as montadoras deveriam tirar dessa experiência passa pela idéia de uma distribuição feita para uma ou, no máximo, algumas máquinas. Veja o caso da Apple que compila o Mac OSX para algumas poucas e, agora, o Google faz isso com um modelo só. Coincidência?

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 23/12/2010 às 10:20 am

    Já falei de mais e porque não continuar falando… 90% do meu tempo está “customizado” na internet… Então, vou sim usar e muito o Chrome OS. E quando quiser jogar, ligo meu hiper phenom e manda bala para todos os lados no Back Ops.

    Marcio (usuário não registrado) em 24/12/2010 às 12:54 am

    Recebi um esta semana… Gritei e pulei tanto… Acho que exagerei!

    So nao gostei de 2 coisas: o scrolling das paginas no touchpad nao funciona muito bem, e o Wi-Fi nao eh tao bom o outro notebook que tenho.

    Tirando isso estou satisfeito.

Este post é antigo (2010-12-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.