Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mudanças no leiaute do BR-Linux

Ao longo dos últimos dias, realizei várias pequenas mudanças nos arquivos que definem o layout da capa e páginas internas do BR-Linux, com a intenção expressa de reduzir o tempo de carregamento e o tamanho (em bytes) da página.

Já estou satisfeito com o resultado, mas ainda há algumas mudanças importantes a fazer nos próximos dias (acredito que sem impacto perceptível pelo leitor, exceto quanto ao tempo de carregamento).

As mudanças que já fiz mudaram um pouco a organização e a apresentação do site, portanto faço aqui uma breve lista para você poder acompanhar:

  1. Criação da página de Histórico de posts (de 2002 a 2010, os mais antigos ainda não recuperei), e redução extrema de links para os meses anteriores que apareciam na barra lateral.
  2. Remoção do cabeçalho extra que aparecia em todas as páginas apresentando o site e dando links para os principais temas da cobertura (ele ainda está presente na página de Histórico, mencionada acima)
  3. Remoção do excesso de links de navegação no cabeçalho do título do site.
  4. Exibição das tags dos posts, em adição às categorias, que já eram exibidas nos rodapés dos textos.
  5. Redução do número máximo de banners que podem ser exibidos a cada visualização, na barra lateral direita.
  6. Remoção de outros conteúdos textuais adicionais, estáticos e dinâmicos, na barra lateral direita (talvez alguns retornem ao longo dos dias).
  7. Remoção dos quadros de “Notícias em destaque” e “Em discussão” que apareciam na coluna de conteúdo (ambos permanecem acessíveis na coluna lateral)
  8. Redimensionamento de alguns dos anúncios contextuais.
  9. Pequenos ajustes no sistema de cache do servidor.

Espero que gostem, e sugestões de novas alteração serão bem-vindas, especialmente se sua viabilização envolver pouco esforço (tenho poucas horas por semana pra cuidar da gestão do site, vocês sabem) e se forem encaminhadas pelo formulário de contato, que lerei mas não necessariamente responderei rapidamente!

Observação: o uso da grafia ‘leiaute’ no título deste post foi um ato de submissão ao Vocabulário Ortográfico, da Academia Brasileira de Letras. Mas creio que ele não se repetirá para esta palavra, visto que a forma alternativa (com a grafia inglesa) consta nos dicionários correntes do nosso idioma.


• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    VinIPSmaker (usuário não registrado) em 12/04/2010 às 3:46 pm

    Só a página histórico de posts já vale o trabalho.
    Bom trabalho

    Coincidiu com a data de que eu dei uma geral no meu blog :)

    []‘s

    Barba (usuário não registrado) em 12/04/2010 às 4:33 pm

    Um adendo quanto a versão para mobile. Isso não é de agora, mas via mobile não é possível ler os comentários.

    []‘s

    bigode (usuário não registrado) em 12/04/2010 às 4:43 pm

    Não estou tendo problema algum no meu blackberry bold para ler e respoder comentarios.

    Massa =)

    Eu também leio e respondo comentários numa boa no celular. Acho que uma exceção são os modelos da Nokia, mas para eles eu não tenho nenhuma alternativa que não seja desativar a visualização no modo ‘mobile’.

    Jonathan (usuário não registrado) em 12/04/2010 às 5:37 pm

    Tiraram a lista de matérias do Meiobit na lateral, ou isto já havia sido feito antes? De qualquer forma considero uma excelente escolha.

    Barba (usuário não registrado) em 12/04/2010 às 5:49 pm

    Realmente acontece apenas pelo browser da nokia. Quando utilizo o opera mini tudo funciona nos conformes. Estranho que o layout no s60 fica bem diferente do opera mini, mesmo no mobile view.

    []‘s

    Eu meio que “forcei a barra” no script, para permitir que os usuários da Nokia tenham acesso para ler pela versão mobile, mesmo sabendo que os comentários não funcionam no navegador deles.

    Acho que é a melhor escolha, porque há mais gente que lê do que gente que comenta, mas posso repensar isso se um número suficiente de leitores preferir.

    André Machado (usuário não registrado) em 12/04/2010 às 9:51 pm

    Augusto, acho que seria a oportunidade de verificar os erros do código HTML, afinal, esse site é sobre software livre e acho válido ao menos tentar seguir os padrões sempre que possível – não que isso seja o mais importante em um saite. Por favor, veja: http://validator.w3.org/check?uri=http%3A%2F%2Fbr-linux.org&charset=%28detect+automatically%29&doctype=Inline&group=0.

    Gostei das novidades, especialmente da limpeza do cabeçalho e da lista de meses anteriores.

    Eu também estou gostando, minha única sugestão é quanto a posição das propagandas, as vezes penso que quando ela vem antes de começar o post ou entre o post e os comentários confunde um pouco.

    Erico, agradeço o comentário e vou verificar soluções que impeçam essa potencial confusão.

    Bremm (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 12:51 am

    Augusto, sei que é de gosto pessoal meu, mas o que tens contra:

    :. Duas colunas;
    :. E a palavra “diagrama”.

    Até poderia manter-se três colunas, mas que a parte dos textos ocupasse o restante da tela. Eu com um monitor de 17″ já vejo um desperdício de espaço, e quando pulo para o de 23… Isso sem maximizar a janela em nenhum deles.

    Claro que ao invés de pedir-te estas coisas, acabei por resolver assim:

    http://userstyles.org/styles/5994

    Como sugestão, caso ainda não tenhas adotado, faça com que o WP armazene as configurações de vídeo que os navegadores normalmente fornecem, e com base nestas estatísticas, então mude o diagrama da página. :)

    Grato pelo espaço de manifestação.

    Bremm, o fato de eu preferir outras alternativas não significa que eu tenho algo contra as que você mencionou, que também são válidas. E fico feliz que você tenha encontrado uma forma de modificar o site para ficar de acordo com a sua preferência.

    Ressalto que a largura do site é melhor adaptada à largura da resolução mais comum nas telas de seus usuários, que é 1024 pixels. Acompanho esta estatística com atenção, e acrescento que torci muito para 1024px ganhar de 800px. Essa ultrapassagem ocorreu há alguns anos, e no mesmo mês eu mudei o layout para a largura atual. Acredito que resoluções com largura de 1280px também irão ultrapassar, mas ainda demora.

    Já tive experiência também com layouts elásticos e líquidos, com o texto ocupando toda a largura útil do navegador do usuário, mas infelizmente há casos em que isso prejudica bastante a legibilidade, com linhas longas demais e elementos centralizados que ficam longe demais da margem esquerda e acabam não sendo percebidos como deveriam. Para o meu fluxo de trabalho e a forma como gosto de posicionar os posts, layout fixo fica bem mais simples de compor e garantir alguns requisitos mínimos de legibilidade, ainda que ao custo de nem sempre aproveitar todo o espaço potencialmente disponível.

    André, nos últimos 5 anos, em 3 ocasiões eu convidei possíveis interessados em dar prioridade à adoção destes padrões que você menciona, para que entrassem em contato comigo para acertarmos um jeito de eles me submeterem um conjunto de patches pros arquivos de layout do site que pudessem resolver a situação a contento deles. Nenhum nunca se apresentou, e por isso hoje eu trato a questão como sendo de baixa prioridade, que algum dia resolverei sozinho e com calma. Vai ser divertido, certamente.

    Mas devo destacar: sempre dou preferência às mudanças com reflexo claro na apresentação do conteúdo. Esta mudança que você sugere não é cosmética nem desprovida de valor, mas como eu disponho de tempo limitado para a manutenção evolutiva e adaptativa, é bom haver prioridades, e as minhas estão mais relacionadas à organização do conteúdo do que à sua representação.

    Marcio (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 2:01 pm

    Acho que o correto é LAYOUT..

    VSMoraes (usuário não registrado) em 13/04/2010 às 2:16 pm

    @Bremm,

    Muito bom o seu estilo.
    O stylish realmente é uma ferramenta muito boa. Utilizo em diversos sites.

    Eu ia sugerir Augusto, que você de uma olhada sobre compressão GZIP para os arquivos e compressão do JS/CSS. Um cache eficiente + gzip + compressão dos arquivos tende a reduzir bastante o load/tráfico :).

    Bremm (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 6:45 am

    @ Augusto

    Concordo que temas “fluidos” são um problema diretamente proporcional ao tamanho das janelas. Na diagramação de livros o cuidado que tens aqui é bem similar ao das publicações em papel. Páginas muito largas são normalmente quebradas em duas colunas ou até três, e para aliviar os olhos do leitor, intercalam-se gravuras (eventualmente).

    @ VSMoraes

    Eu era um usuário do GreaseMonkey, mas ao começar a empilhar scripts, o navegador começou a “engasgar morro acima”. No Firefox, procurei eliminar o GM e usar o Stylish para a maioria das coisas (sem falar que nele é possível fazer alterações on-the-fly nas folhas de estilo). No Chrome eu sentia falta do Stylish, até que achei por acidente uma versão novinha em folha do mesmo. A única coisa que ainda não me acostumei é que primeiro o Chrome mostra a página na janela, e só então aplica o estilo (normalmente a janela “pisca”, pois geralmente uso estilos com fundo escuro).

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 4:10 pm

    Os Avatares (não o filme do James Cameron ou os caras vestidos de preto da série Charmed, e sim as “fotos” do pessoal que comenta nos posts) foram retirados?

    Não.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 4:38 pm

    E por que eles não estão sendo exibidos nos comentários?

    Estão sim!

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 4:59 pm

    Estranho… Aqui, não estou vendo nenhum Avatar, nem as “fotos” e nem o filme do James Cameron…

    Allan, você tentou em outros navegadores, outras redes? Eu testei em 4 combinações, com sucesso em todas. De repente você encontra a razão, se fizer um comparativo ou diferencial.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 14/04/2010 às 5:17 pm

    No fim de semana, quando eu for a Praia Grande, irei ver se os Avatares estão aparecendo, talvez seja a rede daqui da empresa que estaja bloqueando-os.

Este post é antigo (2010-04-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.