Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Motofail: No Brasil, Motorola Milestone não será atualizado para Android 2.2

A cobertura do Gizmodo Brasil está interessante, descrevendo a reação on-line dos usuários, usando a palavra “blablablá” para se referir ao pronunciamento da empresa, e trazendo à baila até a expressão “obsolescência programada”.

O Motorola Milestone, dos nossos smartphones com Android favoritos, está sendo atualizado para a versão mais nova do sistema do Google em basicamente todo o mundo. A América Latina ficou de fora do processo (isso inclui a gente). Por que diabos?

Donos de smartphones da empresa já haviam ficado decepcionados com o anúncio de que Dext e Backflip (nenhuma informação do Quench) não seriam atualizados para Android 2.1, como nos EUA. Havia pelo menos esperança de que o Milestone, com hardware melhor, recebesse a atualização da versão 2.1 para 2.2, como na Europa. Hoje, na página de suporte, veio a confirmação de que este não seria o caso:

Vários leitores chamaram a nossa atenção pelo descaso da empresa com o Brasil no nosso e-mail. No Twitter, há a hashtag #motorolafail  ou #motofail de consumidores revoltados. Questionei a empresa sobre o motivo e esta foi a declaração inteira que recebi via assessoria de imprensa: (…) (via gizmodo.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-08-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Vitor Gatti (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 8:44 am

    vou colocar aqui a mesma coisa que deixei de comentário no Gizmodo Brasil:

    ridículo… sem sentido nenhum… É O MESMO HARDWARE!!! façam uma CÓPIA do firmware americano e lança aqui no Brasil!! é muita cara de pau… tenho certeza que fizeram uma reunião do tipo “ah dane-se, são brasileiros que não manjam de tecnologia, podemos deixar esse celular no 2.1 que ninguém vai reclamar e sim, podemos deixar aqueles outros no 1.5 que já tá ótimo pra necessidade desse bando de macacos do Brasil”.

    ainda bem que sites grandes como o Gizmodo divulgam isso, pra gente perceber que a Motorola parecia ser legal, mas no fundo NÃO É!

    por enquanto, celulares HTC com Android são os MELHORES.
    tenho um HTC G1 e não me arrependo!! mesmo com hardware humilde, funciona muito bem com o Android 2.2 do Cyanogen!!

    Acorda, Motorola!!

    A maioria dos HTC recebem atualizações e, se por um acaso não recebem atualização oficial, um hacker chamado Cyanogen, junto com outros hackers, fazem atualizações customizadas para a maioria dos celulares HTC. Tenho um HTC G1 que, por ter um hardware “fraco” (foi o primeiro celular com Android), foi largado na versão 1.6 do sistema. Porém, o time do Cyanogen tem uma atualização para a versão 2.2 pra esse celular. Estou usando e funciona perfeitamente.

    Já percebi que Android tem que ser HTC. Pensei que podia falar “Android pode ser HTC e Motorola”, mas não. Só HTC mesmo. As outras fabricantes lançam celulares com Android e pouco se importam depois com as atualizações. Alguns só atualizam por pura obrigação (vide Sony Ericsson com seu Xperia X10 congelado no Android 1.5, com promessa de ser atualizado pro 2.1 no fim do ano).

    A Google deveria intervir e OBRIGAR as fabricantes a atualizarem seus dispositivos se estes tem o hardware mínimo para rodar as últimas versões do Android.

    Os requerimentos mínimos pra rodar o Android 3.0 são: processador de 1GHz e 512MB de memória RAM. Provavelmente esses smartphones com Android do Brasil não tenham essa capacidade, mas tenho CERTEZA que todos tem capacidade de rodar o Android 2.2, se otimizado corretamente.

    Repito: a Google deveria entrar no meio dessa palhaçada e impor: “TODO MUNDO ATUALIZA ESSAS MERDAS SENÃO PERDEM O DIREITO DE LANÇAR SMARTPHONE COM O NOSSO SISTEMA”.

    Tiago (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 8:46 am

    Isso é ridículo. Gostaria de conversar com um executivo da Motorola para saber o que passa pela cabeça deles. Será mesmo que eles acreditam que no Brasil se ganha tanto dinheiro a ponte de comprar um celulkar de 1500~2000 reias por ano?

    Esse é mais um caso que o Google deveria intervir. O Google deveria chegar para a Motorola e dizer: se quer fazer besteira, faça com o seus próprio sistema operacional, não com o Android. O pessoal mais experiente sabe que isso não tem nada a ver com o Android, mas quem comprar um Motorola como alternativa a um iPhone, por exemplo, simplesmente pega o celular e fala: ah nem!!!!!

    Essa atitude é ruim para os consumidores brasileiros e atinge até o Android.

    Paul (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 9:17 am

    Além da notícia anterior, onde a empresa está caçando os sites com as ROMs do 2.2. Super legal, não?

    E ainda na mesma linha “eu sei o que é melhor pra vocês”: vários fabricantes que optam por Android, estão fazendo acordo com as operadoras para caparem os aparelhos, como por exemplo a Claro e a Dell, onde o Mini 3 não tem o Market Place (provavelmente a Claro deve imaginar que o consumidor vá preferir adquirir os softs dela, caso algum dia ela pense em criar um Market Place).

    E pensar que temos um sistema genial (o Android) sob as mãos de gerentes de marketing e negócios, que não entedem porcaria nenhuma de TI, e acham que sempre “sabem o que é melhor pra gente”.

    Nelson (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 9:22 am

    Peguei o meu na quinta-feira passada e agora essa notícia! Só um sentimento : DECEPÇÃO!!!! Se a Motorola não recuar dessa posição, ela pode contar com pelo menos um CONSUMIDOR A MENOS no mundo! NUNCA MAIS COMPRO NADA DA MOTOROLA. Ridículo isso!!!!
    PS : E o aparelho é legal demais. Isso é um exemplo de como uma decisão de gabinete acaba com um bom produto!

    Marcelo (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 9:22 am

    Eu acredito que a atualização no Brasil esteja sendo “bloqueada” pelas operadoras, que comercializam o modem 3g e com o Android 2.2 (FROYO), o celular se torna um HOTSPOT wireless o que atrapalha o comercio 3G das operadoras……
    De toda forma, isto é um ABSURDO sem tamanha, pois um pais como o nosso, não pode ficar limitado a pensamentos pequenos de empresas e com isso limitar o acesso tecnológico da população.

    É a incrível capacidade da Motorola de estragar o que estava bom.
    Usou (mesmo) o Android para sair do buraco, fez um celular com hardware excelente e agora vai morrer na praia.
    Eu já havia me prometido não comprar Motorola, depois do meu C650, mas o Milestone me convenceu. Agora o jeito é ir de HTC.

    O que os caras estão pensando da vida?

    Paul (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 9:31 am

    E dá uma certa raiva lembrar que foi o Android o responsável pelo “não quebra” da Motorola. Ela prometeu um monte ao mercado, e agora que se reergue, volta a mostrar sua verdadeira face.

    Philippe (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 9:31 am

    PUM PUM PUM, você esta morto seu pe sujo!

    Rael (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 9:37 am

    Fora esse erro que simplesmente pode acabar com a imagem da empresa, alguém lá dentro andou fugindo das aulas de geografia: o México faz parte da América Latina (não precisa dizer “Latin America and Mexico”).

    Eu estava para pegar um celular da Motorola nas próximas semanas… e um Smartphone com Android nos próximos meses. Pode ter certeza que a Motorola acabou de perder 2 vendas comigo e provavelmente, de tabela, só comigo, vai perder uns 10 possíveis clientes.
    Gerente (ou seja la de quem for a culpa) idiota que nem esse vai acabar fazendo a companhia voltar pro buraco de onde ela estava saindo!

    sergio (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 9:54 am

    por isso eu continuo comprando o chinesinho….. por R$120. Sinalizando os chineses que tem mercado para smartphones com androip 2.X fatalmente eles o produzirao… e ai… by by htc, motorola, nokia….. para cada celular nokia vendido tem uns 60 chinesinhos…. Voce compra um motofail hoje, ele nao existirá amanha… e v. ainda fica com cara de otário de ter pago R$1300 por uma coisa que vem capada e que ficara obsoleta em 6 meses… Enquanto existir otário, vai existir motorola….

    predador00 (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 10:08 am

    “E pensar que temos um sistema genial (o Android) sob as mãos de gerentes de marketing e negócios, que não entedem porcaria nenhuma de TI, e acham que sempre “sabem o que é melhor pra gente”.”

    Legal será ver estes “profissionais” tentando explicar para seus superiores a queda na venda dos aparelhos.
    Depois não sabem o que instiga a pirataria…

    ;-;

    Limão (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 10:15 am

    Bem, é por isso que até o pessoal do /. diz: compre HTC.
    Tenho o meu Nexus e não tenho do que reclamar. Na primeira vez que liguei ele, ele já instalou o 2.2.

    Geisel (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 10:36 am

    Os usuários que fizeram a Motorola começar a dar a volta por cima deveriam ser tratado com mais respeito.

    Infelizmente para a Motorola, nós brasileiros temos uma solução simples. NÃO COMPRAMOS MAIS NADA DELA.

    Já sabemos como seremos tratados por ela.

    Para ela “nós não valemos a pena”.

    Leandro Alves (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 10:37 am

    Já que o Motorola Milestone não será atualizado e o Nexus saiu de linha, qual é a melhor opção para quem quer um celular com Android que seja atualizado?

    edivaldo (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 10:54 am

    Ponto a favor da Apple, ela só não libera atualização pros aparelhos quando o mesmo tem um desempenho muito ruim com a nova firmware, do contrário, todas as atulizações são disponibilizadas.

    edivaldo (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 11:07 am

    Pô, Augusto, vc joga pesado com essas figuras ironizantes. Detonou dessa vez. Parabens.

    A similaridade logo fica evidente, né? mas a intenção não é ironizar, e sim expor minha opinião contando com a subjetividade de quem interpreta.

    Meu primeiro celular com Android também não será mais da Motorola.
    É uma pena, começaram bem apostando no Android, mas não querem atualizar o sistema e não querem nem deixar você atualizar por conta própria!
    Motorola Faaail !!

    Andre Luiz (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 11:29 am

    Isso que a Motorola está fazendo é um Epic Fail. Afinal de contas, o Android não é Open Source? Se vc compra um computador com windows, não pode instalar outro OS q bem deseja? Pq não fazer o mesmo com os smartphone, afinal, a Motorola só vende o hardware com o android modificado por ela, mas isso não impede de eu utilizar outro OS do android nele, afinal, eu PAGUEI pelo aparelho, então faço dele o q bem quiser.

    A Google deveria intervir nessa questão, afinal a Motorola está infligindo as leis do Open Source, mesmo q seja a sua versão costumizada do Android, afinal é a mesma coisa q o Debian chegar na Canonical e falar q não quer que o Ubuntu seja liberado para o público.

    #MotoFail

    motolixo (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 11:30 am

    Eu sempre comprei Motorola, tive inclusive um desses da foto que ilustra o artigo. Desisti da marca depois do meu a1200 em que percebi que a empresa apesar de ter opostado no linux como SO, fazia tudo para dificultar a vida dos clientes interessados em fazer suas próprias adaptações. Motorola nunca mais!

    Kez (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 12:10 pm

    Que pena… Pensei que poderia voltar a comprar um aparelho da Motorola anos após usando de outras marcas. Primeiramente, o bootloader assassino. Agora a falta de atualizações.
    Talvez um “crossflashing” resolva, mas é um brinquedo caro para fazer esse tipo de teste.

    ALRibeiro (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 12:13 pm

    Para pensar:
    O Brasil é o 5 mercado de telefonia celular(1)!
    A Motorola tem +/- 5% do mercado(2)!

    Os dados acima podem estar errados, mesmo que as vendas dos celulares com Android correspondam a 0,5% dos 5%.
    O mercado Brasileiro não é importante para Motorola, bem eu, a Nokia, HTC, Apple e os “clones” da vida não achamos.

    “”A Motorola Brasil quer aumentar suas vendas forçando o mercado na aquisição de novos aparelhos. Tudo isso devido a “Cabeça” de executivos brasileiros, o importante é o lucro e não a satisfação do cliente, o brasileiro esquece rápido, ele volta!”"

    1. http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1352191-6174,00.html

    2. http://meiobit.com/38935/quem-quem-no-mercado-de-celulares-parte-2-a-miss-o/

    “Quem ignora o pequeno não sabe o gigante que está ajudando a construir”

    Laércio (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 2:20 pm

    É por essas e outras que, se um dia eu comprar um smartphone com Android (seja de qual marca for), vou esperar até encontrar um modelo que já venha com o 2.2 instalado.

    anderson (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 2:49 pm

    motoROLA, seus F.D.P.s !!!

    Otávio Louzada (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 4:45 pm

    Absurdo, paguei um preço abusivo pelo meu Backflip e uma semana depois(dia 23 de Agosto de 2010) A “Motorola”(aspas pra não chamar de outra coisa!) anunciou que os modelos Backflip e Dext não seriam atualizados no país, fiquei furioso, entrei em contato perguntando o motivo e só souberam falar o que eu já sabia, “a política da empresa, blablabla, hardware e software em conjunto, blablabla, e que a atualização não seria lançada no país(deixaram isso bem claro), forçando os internautas a promoverem uma verdadeira rebelião on-line contra a empresa, dispostos a qualquer custo, sujar o nome da Motorola Brasil.
    O pior é que lançaram as atualizações para o Dext, Backflip e Milestone nos EUA a alegam que os mesmo modelos brasileiros(NÃO MUDA NADA) são incompatíveis com a atualização. Absurdo.

    SiBeRiaN (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 5:08 pm

    O que a Motorola decidiu expor não é nenhuma novidade. A própria LG chutou o pau da barraca colocando o LG GW620 no mercado com Android 1.5 (nao transfere arquivos, mas tem Bluetooth… haha) e já disse que não atualiza e pronto. Se for boicotar, a lista será bem grande…

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 7:47 pm

    A solução pra nós é simples e já foi citada: não compremos Motorola.

    Quase comprei um no lugar do N97, ainda bem que a dúvida me fez esperar. Depois de tantas decepções com a Motorola, quando ela dá sinal de que ia melhorar, vem esse balde de água fria.

    Qual tem mais chance de atualizar os modelos, HTC ou Samsung?

    O.SANT0 (usuário não registrado) em 26/08/2010 às 11:18 am

    Sei que muitos ficaram com raiva da Motorola, por ela deixar os equipamentos antigos sem atualização, aparentemente de propósito.

    Mas talvez, os possuidores dos equipamentos atingindos (com a não atualização), devessem externar seu descontentamento de maneira mais produtiva.

    As empresas modernas possuem canais para captar as impressões dos clientes e de alguma forma eles têm que tratar isso (os gerentes são cobrados pelos índices de atendimento, os índices derrubam o gerente). Acho que o caminho de abrir uma reclamação no call center da operadora (se o equipamento foi comprado com ajuda dela) e depois no call center da Motorola, isso criará um ambiente favorável para que as duas se mexam para resolver o problema.

    Eu não sei como funciona o Android, se compararmos com uma distro GNU/Linux atual, no que diz respeito ao gerenciamento de software, penso que uma estratégia de implementação onde houvesse múltiplos repositórios de pacotes instalados seria bem fácil de implementar:

    - repositório para a distro genérica (Android no caso)
    - repositório do fabricante do equipamento (com prioridade maior)
    - repositório da operadora de telecom (com prioridade maior ainda)

    Assim os clientes poderiam atualizar e instalar qq coisa desde que não conflitasse com os pacotes contidos nos repositórios de maior prioridade. Esse tipo de sugestão vale para criadores de distros que populam por aí/aqui, o cara ao invés de criar um fork de uma distro completa, copiando tudo dessa distro mãe, poderia só mexer com os repositórios, deixando os pacotes personalizados num repositório a parte e de maior prioridade (cuidando, é claro, de ver as dependências dos pacotes tb).

    Utopico (usuário não registrado) em 26/08/2010 às 11:53 am

    Encham o email de relacionamento(!) deles com esses mesmos comentários!
    Acho que pelo menos farão um funcionário irritado!

    Utopico (usuário não registrado) em 26/08/2010 às 12:08 pm

    Inundam o twitter com motorola lixo _osta _erda etc.

    Será útil para quem fizer uma busca como na dica do Rubens Queiroz (dicas-l). Ele pesquisa essas palavras + o nome do produto antes de comprar.
    http://www.dicas-l.com.br/arquivo/conexao_banda_larga_claro_3g.php

    self_liar (usuário não registrado) em 26/08/2010 às 1:37 pm

    Acho que as pessoas só se importam com a liberdade nessas horas .Quandos elas sentem de forma dura e grosseira as consequências.

    Celulares com Android não são completamente livres e devido aos firmwares e a licença Apache é possivel criar versões proprietárias castradas do Android.

    A melhor atitude é não apoiar financeiramente e não apoiar de nenhuma maneira as atitudes da motorola.Sejamos simples : BOICOTAR a motorola para que as coisas não piorem.

    O único celular livre que eu conheço é o OpenMoko

    Jose (usuário não registrado) em 30/08/2010 às 8:44 am

    Hoje em dia não dá para a Motorola ficar “brincando” no mercado, pois amanhã posso decidir comprar outro celular que possua o Android 2.2!

Este post é antigo (2010-08-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.