Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Microsoft vai oferecer escolha de navegadores na Europa a partir de março

Essa mudança, fruto de acordo legal com a comissão européia, está em gestação há tempo, e aparentemente será colocada em prática nas próximas semanas – já está em teste em 3 países.

A imagem acima (note o scroll lateral), publicada pelo Gizmodo, mostra a tela que vai aparecer nas versões europeias do Windows XP, Vista e 7.

Um vice-presidente da Microsoft, citado pela BBC, informou que os usuários terão a escolha de permanecer com seu navegador atual ou trocá-lo por uma das opções oferecidas, que incluem Chrome, Firefox, Opera e Safari. (via news.bbc.co.uk)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    fmiranda (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 9:19 am

    [chato on] Só estes quatro? cadê o Maxthon? [chato off]

    ale (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 9:25 am

    Não tem Lynx? … Maldita MS :)

    danilo (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 9:40 am

    queremos dilo!

    chuck (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 9:41 am

    O pessoal do opera ta certo: Quem não chora, não mama.

    Hora de boicotar a MicoSoft Tupiniquim e comprar os Windows nas lojas europeias. Pq essa porcaria tem que ser só lá fora????

    devnull (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 9:53 am

    “Hora de boicotar a MicoSoft Tupiniquim e comprar os Windows nas lojas europeias.”

    E que tal usar Linux?

    Paulo Scearin (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 10:01 am

    Huahauahauahauahauahau, imagino o “desgosto” do pessoal da Microsoft ao fazer isto no Windows. rs

    miranda (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 10:03 am

    Cadê o arora?
    Droga, só porque ia comprar um “uindus” pra mim. Só de raiva não vou mais :D

    mdv (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 10:08 am

    Tinham que fazer o mesmo para as suites Office.

    Imaginem uma janela perguntando se a pessoa prefere instalar o Openoffice de graça, instalar o Abiword de graça, instalar o Koffice de graça, adquirir o MS Works por R$ *, adquirir o Corel Wordperfect por R$ ** ou adquirir o MS Office por R$ *********.

    Víctor (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 10:13 am

    @mdv
    A suite MS Office é um produto vendido a parte, por isso não faz o menor sentido uma janela de escolha de qual instalar.

    savio sabino (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 10:51 am

    Isso na minha opinião já é palhaçada.
    Se fosse uma empresa minha que fosse afrontada assim pela tal comissão européia, eu bateria no peito e diria:
    “Olhem amigos, se querem que eu tire a p**** do navegador eu tiro, mas não vem falar pra eu ficar fazendo telinha pra escolher produtos de concorrentes aqui não. Quem está fazendo prática desleal aqui são vocês. Tô nem aí se vou perder clientes por causa disso ou se vão barrar as vendas por aí.”
    Pra mim isso é frescura de gente esnobe que está no poder. Se vcs repararem, a Microsoft colocou o IE no primeiro da lista pra não tomar um tapa na orelha de novo.
    Com gente fresca e esnobe tem que tratar assim:”E aí? Como vai ser? Vão deixar o meu navegador quieto, tiro ele ou posso parar de vender? Eu coloquei ele pra ajudar, mas se acham que está atrapalhando então beleza, eu tiro”.
    Aposto que iriam colocar o rabo entre as pernas por não quererem prejudicar quem realmente interessa que são os usuários.
    Foi muita humildade da Microsoft aceitar tal imposição.
    Uso IE, Firefox e Chrome, ainda não cheguei a escolher um favorito e acho que nunca vou ter uma conclusão, pois sempre acabo dependendo dos prós de algum deles. Além de também usar o linux é claro, que em todas as distribuições, já “sugere” qual(is) navegador(es) usar. E isso nunca foi um problema.
    Se alguém pode comprar uma Ferrari ou um Jaguar num pode comprar os dois? E também pode gostar dos 2? E por acaso compensa esse alguém tomar as dores do Jaguar e querer exigir que a Ferrari já venha com as rodas do Jaguar de fábrica? Faz sentido isso? A Ferrari teria que trabalhar para um concorrente? Para mim, já estaria de bom tamanho manterem alguma compatibilidade, se fosse o caso.
    Só na Informática que se vê esses absurdos… Que a Microsoft tem vários problemas referente a monopólio todo mundo sabe. Mas faltou bom senso nesse caso.
    Poderiam aproveitar os esforços em coisas mais importantes como exigir que tanto as empresas que trabalham o open source quanto a Microsoft e fabricantes de hardware trabalhem em conjunto para melhorar a portabilidade de aplicativos e periféricos. Isso sim pra mim é relevante.

    gar0t0 (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 11:00 am

    @mdv

    A única “coisa” boa que a microsoft tem é o Microsoft Office :)
    Que com certeza é com o que eles ganham dinheiro.

    E eu concordo em bastante com com o queo Savio disse.

    ale (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 11:19 am

    “Olhem amigos, se querem que eu tire a p**** do navegador eu tiro, mas não vem falar pra eu ficar fazendo telinha pra escolher produtos de concorrentes aqui não.”

    Um SO sem navegador, ótima idéia …

    miranda (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 11:31 am

    “Poderiam aproveitar os esforços em coisas mais importantes como exigir que tanto as empresas que trabalham o open source quanto a Microsoft e fabricantes de hardware trabalhem em conjunto para melhorar a portabilidade de aplicativos e periféricos. Isso sim pra mim é relevante.”

    Concordo plenamente!!

    Heaven (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 11:33 am

    Mais um passo para extinção do maldito IE6, pena que aqui no Brasil também não fizeram a mesma coisa, por que o IE me atormenta tanto com seus malditos anti-padrões.

    Limão (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 11:33 am

    @ale
    Sou favorável a ter um SO sem navegador. Assim os velhos-caducos-anti-americanos da UE veriam o quão estúpida foi a decisão deles.
    Aposto que se a Microsoft fosse européia eles não tomariam decisões tão escrotas assim.

    elias (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 11:36 am

    não são só esse navegadores não, a lista de seleção é grande o.o escolheram esses pra dar destaque, os mais usados receberiam destaque

    ale (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 11:54 am

    @Limão
    Ai os “velhos-caducos-anti-americanos da UE” atacariam dizendo que o produto não atende aos usuários ou qualquer coisa .

    A MS tem mais a perder.

    Bremm (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 12:28 pm

    @ Savio

    Vou te contar um segredo: a analogia das rodas não é regra geral. No Brasil, por várias décadas, só haviam dois fornecedores de rodas que supriam as montadoras brasileiras: Rockwell-Fumagalli (aço) e Borlem (magnésio e depois liga-leve)¹. Hoje, com a abertura de mercado (umas das poucas “bolas dentro” do ex-caçador-de-marajás), é possível importar não apenas as rodas, mas quaisquer componentes para montagem de veículos.

    Segundo a tua mentalidade, os carros de hoje seriam iguais aos da década de 1970, e talvez alguns ainda viessem sem as rodas, sem o carburador (injeção eletrônica, só contrabandeando), sem a caixa de câmbio…

    O brasileiro não está bem ambientado a uma coisa chamada “liberdade de escolha”, coisa bastante comum no “velho mundo”.

    1. No Google é possível garimpar uma série de “fatos” inusitados: http://ia.ita.doc.gov/esel/brazil/89-418.html

    Existiam outros pequenos fabricantes de rodas (ao menos aqui na província), que eram o Kauffmann & Cia. Ltda. (fabrica até hoje rodas para implementos agrícolas e tratores) e a extinta Chemale (do velho Nauro, que fabricava rodas de magnésio em formas de areia).

    erico (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 12:29 pm

    Hora de boicotar a MicoSoft Tupiniquim e comprar os Windows nas lojas europeias. Pq essa porcaria tem que ser só lá fora????

    Porque lá há leis e gente disposta a fazer cumprir as leis.

    Mas só porisso vocês vão comprar o windows, é pouco hein?

    Penso que isso seria uma provocação interessante para as distros, dar uma real opção para o usuário que não fosse somente o ffox, liberdade de escolha é isso.

    Christian Franzen (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 12:47 pm

    Savio,

    Estás um pouco mal informado…

    A primeira coisa que ela quis foi tirar o Internet Explorer do Windows (http://www.estadao.com.br/noticias/tecnologia+link,ue-critica-microsoft-por-vender-windows-sem-navegador,2778,0.shtm) e a União Européia não permitiu, pois isto apenas complicaria a vida do usuário.

    O que está acontecendo é que a Europa está proibindo a Microsoft de usar a maioria que tem no Sistema operacional para alavancar o uso no navegador deles, ou seja, estimulando a livre concorrência, amplamente defendida na maior economia do mundo, justamente os EUA.

    Webmarlin (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 1:08 pm

    Acho bem feito pra MS, mas se essa moda pega, pode criar muitos problemas. Já pensou se eu vou comprar um carro e tenho que escolher que marca de pneu, banco, lâmpada dos faróis, som e Deus sabe mais o quê? A concessionária me apresentaria uma carcaça, eu faria as escolhas e esperaria quanto tempo até o carro ser montado?

    Bremm (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 1:25 pm

    @ Webmarlin

    A moda já pegou (em termos). Ainda não é possível escolher a marca de tudo, mas pode-se encomendar diversos opcionais: cor, condicionador de ar, vidros e travas elétricas, alarme, rodas… E pasme: escolher o fabricante/modelo dos pneus. Caso não estejas satisfeito com a marca, ainda é possível fazer com que a concessionária substitua o componente (caso sejam discriminados na nota fiscal o modelo e as medidas, condizentes com as especificações do manual).

    Aliás, escolher marca de pneu já era possível antes de eu nascer (meu pai já escolhia na década de 1960).

    Paulo Freitas (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 1:36 pm

    A tela possui 12 navegadores dos mais utilizados. Inicialmente só aparecem os 5 mais usados (IE/Firefox/Chrome/Safari/Opera) em ordem randômica. Os 7 restantes também são dispostos em ordem randômica, e vão aparecendo conforme a rolagem horizontal da página de seleção.

    @Webmarlin, já pensou se vc pudesse tudo isso sem ter que pagar mais? :-)

    Além do mais, é só um navegador, gente. Cada comparação que o pessoal tá fazendo… Ao contrário dos pneus de um carro, um navegador não é essencial para um sistema operacional (um carro não anda sem pneu).

    Não se troca um carro com um clique do mouse. Num carro você não pode ter mais de um modelo de pneu. Até pode, mas isso não lhe dá lá muita segurança.

    O IE é, dos grandes, o pior navegador disponível no mercado. Os usuários deveriam saber disso ter a oportunidade de escolher, ao menos. Se quiserem escolher o IE, problema deles. E de quem desenvolve seguindo padrões Web, claro :-)

    Pelo menos o IE8 ainda é um pouco mais compatível. Mas ainda sim inferior aos outros.

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 1:38 pm

    Sobre a questão que algumas pessoas falam, sobre as distros também virem com navegadores: minha bronca foi que nos XP da vida que eu usava nas antigas, não TINHA COMO desinstalar o Internet Explorer. O troço era ligado ao sistema de forma definitiva. Não adiantava, por exemplo, deixar o Firefox como padrão, clicar em um link no MSN inevitavelmente fazia as coisas abrirem no IE.

    Se tirassem isso por mim não precisava nem dessa tela aí… Mas tanto faz, não uso mais Windows mesmo =D

    Eduardo Siemann (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 1:56 pm

    Espero q o Firefox ultrapasse o IE o quanto antes, ai a Equipe do Firefox faz uma festa fica bêbada e faz o mesmo q a do IE fez quando passou o Netscape, eu iria rir d+ =)
    Ou se o chrome passar tbm tá valendo =)

    savio sabino (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 1:57 pm

    Sr. Bremm, a analogia é apenas para figurar a questão de algum órgão governamental querer exigir que uma indústria altere seus produtos a ponto de disponibilizar uma suíte de seleção de componentes de concorrentes. Dessa forma, para figurar, tem que se assumir que a roda de uma marca x é propriedade da marca x e a roda da marca y é propriedade da marca y, não levei aqui o conceito de montadoras em que a fabricante z fornece a roda para ambas as marcas. Até porque, não tenho conhecimento e também não é de relevancia do meu comentário acertar quais componentes são próprios das marcas e quais são terceirizados.

    Também não entendi como concluiu que quero vender ou comprar carro sem rodas… Pois isso sequer é foco em meu comentário.

    savio sabino (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 2:18 pm

    Sr. Christian Franzen.
    Já conhecia esse fato.
    Exatamente quando soube disso, achei covardia querer exigir isso de alguma empresa, até mesmo sendo com a Microsoft.
    Acredito que existem formas e formas de se estimular a livre concorrência…

    Mas acredito que a Microsoft fez a melhor escolha (mesmo que foi por motivos errados, certo seria se fizesse de boa vontade, mas foi na marra). Pois se deixa sem navegador iria prejudicar os clientes.

    No final das contas acho que isso mais beneficiou o Windows do que prejudicou. Pois no fim, facilitou seu uso. Quem sabe isso não abra novos horizontes, seria sonhar demais se esperar que um dia o Windows tenha um yum ou apt-get?

    savio sabino (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 2:21 pm

    @tenchi
    O navegador não é a roda do sistema operacional, são as asas ou o teletransporte :)

    Júlio Neto (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 2:48 pm

    O próximo passo é ter que escolher o bloco de notas, o programa de desenho, os joguinhos, os papéis de parede, o player de mídia, o tema…

    fuba (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 5:25 pm

    Um cara da mozilla até fez uma “pesquisa de boca de urna”:

    http://jboriss.wordpress.com/2010/01/13/mechanical-turk-studies-show-ie-users-discontent-a-growing-interest-in-chrome/

    FreakMan (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 5:49 pm

    Todos parecem não ter notado um detalhe importante:
    A tela de seleção tem uma barra de scroll. Isto significa que o usuário teria que ir até embaixo para escolher o navegador. Uma interface bem diferente da interfce natural de wizard de instalação comumente usada no windows (chamada popularmente de NEXT->NEXT>FINISH).
    Acredito que esta interface cretina deles privilegie o sistema a manter o Internet Explorer Default (ou estou enganado?)

    Usuários comuns não ficam lendo dezenas de linhas de texto para e ficar rolando para baixo e depois escolher um navegador.

    Provavelmente a instalação default seja o IE e provavelmente o botão FINISH está vizivel ANTES da parte de seleção do navegador e o IE deve provavelmente estar selecionado por default.

    Na verdade aposto que este botão seja algo do tipo “Escolher navegador depois” E caso seja escolhido o IE fica por default.

    Eduardo Siemann (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 6:50 pm

    @FreakMan
    “Escolher navegador depois” realmente existe o botão aproxima com o compiz ali :)
    “Select Later” kkkk

    foobob (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 7:33 pm

    Já viram passarinho que passou a vida inteira numa gaiola? Se você põe ele pra fora, a primeira coisa que faz é voltar. Vai olhar pra essa tela, ver a gaiolinha reluzindo esperando por ele e clicar sem pensar duas vezes. Depois vai comer alpiste e pr0n.

Este post é antigo (2010-02-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.