Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


LTSP 5.2 – com boot em 10 segundos

Após quase 2 anos de trabalho e 994 commits efetuados por apenas 14 participantes, o Linux Terminal Server Project lançou no final do mês passado a versão 5.2 do veterano LTSP, sistema de suporte a thin clients ou mesmo a terminais gráficos um pouco mais ricos, com acesso aos dispositivos locais (inclusive a frequentemente solicitada capacidade de lidar com drives USB locais), som em rede e outros recursos típicos de PCs desktop.

Os detalhes e novidades podem ser consultados no anúncio de lançamento, inclusive um dado interessante: o boot remoto do Ubuntu completo em cerca de 10 segundos, dando um banho de desempenho nos caros terminais gráficos dedicados que eu usava por aqui há alguns anos (que demoravam bem mais do que isso antes de completar a conexão à rede e apenas sair procurando um kernel para dar o boot), ainda que a comparação seja injusta. (via stgraber.org)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Os “caros terminais gráficos dedicados” apenas se conectam a um servidor X, não existe isso de procurar kernel. Eu até hoje tem alguns destes terminais X da HP.

    :%s/tem/tenho/g

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 20/03/2010 às 8:18 am

    Pelo pouco que entendi, o Ubuntu é fortíssimo enquanto LTSP ???

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 20/03/2010 às 8:28 pm

    Não estou surpreso, o mundo Linux é isto aí…
    Enquanto a Microsoft faz show de fogos como na virada de ano do Rio…
    Para no fundo não mostrar nada de nada, não dando conta de melhorar o único Windows que prestou, (XP Pro Sp2) o Linux vai dominando tudo que eu vejo e sinto com grande maturidade.

Este post é antigo (2010-03-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.