Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linux from Scratch 6.6

Um velho sábio já dizia que embora muitos se satisfaçam em comer o mel, sempre haverá aqueles que prefeririam mascar as abelhas. A relação entre o Linux from Scratch e uma distribuição com instalador simplificado não é diretamente proporcional aos exemplos apícolas dados, mas a frase sempre me vêm à cabeça quando ouço falar neste interessante projeto.

O Linux From Scratch é um guia (~300 páginas) de construção de um ambiente operacional (com Linux, naturalmente) a partir do código-fonte de todos os seus componentes, com a intenção de ajudar os interessados a entender mais profundamente como estes sistemas funcionam, e possivelmente habilitá-los a construir suas próprias distribuições compactas, flexíveis e seguras.

Embora eu não comungue do segundo objetivo, posso testemunhar que há alguns anos o LFS me ajudou bastante a entender alguns dos rudimentos do funcionamento de um sistema Linux (mas certamente não me ensinou nada sobre como é construída e mantida uma distribuição atual), e ainda o recomendo como um projeto (recreativo e instrucional) a quem tenha a inclinação por entender melhor os meandros do processo – mas não necessariamente com a intenção de implantar o sistema em um servidor ou desktop em produção. (via h-online.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    magic (usuário não registrado) em 3/03/2010 às 5:10 pm

    Mas como? o LFS não esta na lista?!

    /piada_interna

    Welington (usuário não registrado) em 3/03/2010 às 8:56 pm

    Eu já aproveitei um período de férias para testar o LFS e infelizmente depois de três dias compilando o sistema não deu boot. as eu sou brasileiro e não desisto nunca, em outras férias eu tento denovo, não deve ser tão difícil quanto eu disse pra mim mesmo. :)

    Otávio (usuário não registrado) em 3/03/2010 às 9:42 pm

    @Welington

    Normal, na primeira vez nunca dá boot mesmo, só compilando e recompilando, até tu acertar o detalhe minino =P

    Experiência própria.

    Magno (usuário não registrado) em 3/03/2010 às 11:47 pm

    @Wellington

    Vou adaptar a sua idéia :-) Vou fazer isso quando eu me aposentar :-) E, não estou brincando :-)

    Daniel Bristot (usuário não registrado) em 4/03/2010 às 7:10 am

    http://www.buildroot.net … compila desde o compilador para vc compilar o sistema…

    Vidente Digital em 4/03/2010 às 8:43 am

    O Projeto LFS é o melhor para se aprender como funciona o Sistema Operacional Linux. Mas mesmo se você aprender LFS, BLFS, HLFS, CLFS, ALFS, etc, mesmo com todos eles juntos, ainda vai faltar muito conhecimento para se aprender como montar (e manter) uma distribuição. Se, depois disso, você realmente quiser aprender como se monta (de verdade) uma distribuição, procure outras fontes complementares na Internet.

    E se você, assim como eu, já está cansado das distribuições Linux de sempre, se elas não lhe atendem mais, eu incentivo você a fazer como eu, e criar seu próprio Linux do zero, e ter uma máquina de produção melhor que muita distribuição no mercado. Mas para isso você vai ter de investir um bom tempo fazendo, refazendo, e aperfeiçoando os projetos do LFS no seu computador.

    E se vocês estiverem cansados do LILO e do GRUB, aconselho a pesquisarem sobre o projeto GuJiN, atualmente na versão 2.8.1 (atualizado ontem).

    Harry (usuário não registrado) em 4/03/2010 às 8:54 am

    Já usei o LFS por um tempo como Desktop. Já instalei o LF em duas máquinas. Deu um trabalho danado, mas foi divertido.

    OBS: Na primeira vez nunca funciona mesmo.

    Luciano.M (usuário não registrado) em 4/03/2010 às 10:56 am

    Montei meu LFS a uns 6 anos atrás. Levei mais de 3 meses para ter o sistema com o KDE. Foi um sufoco, mas deu para aprender bastante.

Este post é antigo (2010-03-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.