Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lifehacker: Seis dias trabalhando só com o Google Chrome OS

Eu tive a sorte de receber um dos netbooks Cr-48 do Google como parte de um “teste piloto” para o Chrome OS, que vem por aí. O netbook em si é bem usável, e ótimo para computação portátil.

Não é possível comprar um Cr-48 agora, e talvez você nem queira um netbook como este. Felizmente, você pode instalar o seu próprio build do Chrome OS (o Lifehacker publicou um guia para humanos que querem fazer isso), ou simplesmente usar uma versão atualizada do navegador Chrome em modo tela cheia e usar um pouco da imaginação e força de vontade. Fora isso, você pode ler este texto e imaginar o futuro não muito distante no qual sistemas de ligação instantânea e focados na web serão bem mais comuns.

Seis dias trabalhando só com o Google Chrome OS | Gizmodo Brasil (http://www.gizmodo.com.br/conteudo/lifehacker seis dias trabalhando so com o google chrome os/) ” src=”http://img.efetividade.net/img/xtra/500x_sumopaint_editing.jpg”]

Por que alguém, em plena consciência, se limitaria a um computador que oferece basicamente apenas um navegador com uma janela de configurações extendida? Há vários bons motivos, e quero falar sobre alguns deles: (…) (via gizmodo.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-12-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ricardo Guimarães (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 10:38 am

    Após ler todo o artigo, fiquei tentado a trocar meu Ubuntu pelo Chrome OS, muito tentado. Que pena que o teste piloto só vale nos EUA.

    O Chrome OS seria perfeito pra mim, pois quando estou no computador, 95% do meu tempo é inteiramente na Web.

    Editor de Video, Audio, Photoshop(promente tambem versão completa), player de video e audio, jogos famosos(native sdk) e outras necessidades já tem versão auto-suficiente online.

    Para mim falta apenas virtualizações gratuitas e vim(/) online, para trabalhar em criação de web-sites(front-end).

    PS: maioria desses serviçoes são pagos, mas uma vez popularizados virão versoes gratuitas e jogar no pc é muito paia por os melhores jogos estão apenas em PS e XBOX!

    Fiquei, realmente de “olho gordo” nesse netbook. Mas sinceramente, qualquer coisa que não rode o GNU Emacs, a meu ver, tira toda a empolgação.

    well (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 12:39 pm

    As pessoas vão entregando aos poucos suas informações, e consequentemente suas vidas, para uma empresa e acham isto o máximo.

    Luciano (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 12:57 pm

    Nossa, o GNU Emacs é realmente imprecindível. Nunca vi uma pessoa que conseguisse viver sem. Inclusive minha avó reclama toda vez que vai usar um computador e não tem o Emacs, você acredita?

    Vinícius V. Marques (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 1:00 pm

    @well

    Penso como ti.

    Do jeito que estão as coisas, prefiro ainda ser retrógrado e careta mantendo meus dados em meu HD.

    well (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 1:22 pm

    Se as pessoas soubessem o que realmente se pode fazer quando aplicam a sociologia, redes sociais, psicologia e doses cavalares de inteligência artificial, queimariam seus cartões de créditos e nunca mais voltariam a internet.

    Tiago (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 2:00 pm

    A idéia é bem interessante. Mas acho que o Google não precisaria de um Sistema operacional para isso e nem um computador. Ele poderia simplesmente fazer tudo isso com um software qualquer rodando em qualquer sistema operacional.

    Como o Well eu também não gosto de colocar as minhas informações na internet. Nunca gostei. Mas eu gosto da idéia de usar o poder de processamento de um servidor para realizar as minhas tarefas (lembram-se da dupla terminal burro e mainframe???). Porém, é indispensável que os meus dados sejam guardados no meu computador e só!

    Sabe, acho que o Chrome OS não vai substituir o espaço do Mac, Windows ou Linux. Mas acho que o Google criou um nicho de mercado bastante interessante.

    Interessante especialmente para empresas em que pode criar uma VPN e distribuir esses netbooks para seus executivos e empregados. Todos os dados e toda a produção estará nos servidores da empresa. O hardware com isso pode ser bem simples e barato. E em caso de roubo do netbook, não há perda de capital intelectual.

    É muito boa a idéia. Mesmo para quem programa. Quem vai processar e compilar os códigos é o servidor, e não o netbook. 100% de trabalho remoto. Nossa, isso é muito legal. Dá para fazer muita coisa assim.

    Amarok (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 2:08 pm

    A Google seria bem mais esperta se oferecesse algo como o Android ou mesmo esse ChromeOS para os fabricantes de PC usarem como sistema operacional gravado em flash para dar boot rápido e usado para navegar na internet, como o sistema que a Asus usa e vários outros fabricantes.

    Aí o HD convencional co um sistema operacional mais convencional como o windows ou distribuições linux tradicionais seriam opcionais.

    @well

    E o que você faz por aqui????

    well (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 3:18 pm

    @André Luis Pereira dos Santos,
    Falei no sentido figurado, não leve ao pé da letra. De qualquer forma, eu não faço parte de orkut, facebook ou qualquer outro tipo de rede social da moda. Nem faço cadastro de nada que não seja realmente necessário. Até meu email só serve para para isto, para fazer cadastro quando preciso. Meus amigos não são virtuais, quando preciso falar com eles falo pessoalmente. Se há informação sobre mim na internet garanto que nenhuma foi dada gratuitamente por mim.
    Alías, a internet para mim só tem uma utilidade e esta está relacionada ao meu trabalho apenas. Se não fosse isto, usaria ainda menos ela.

    Eu só acho incrível as pessoas terem um monte de penduricalho e outras coisas inúteis na internet, cheio de informações pessoais, e não se dão conta do quanto se expoem gratuitamente. Por deus, muitas pessoas jogam fotos pessoais na internet. Pior ainda, escrevem os nomes das pessoas, onde estavam ou o que faziam.

    @well

    Usa telefone comum?

    Ou celular?

    Usa telefone sem fio em casa ou na empresa?

    Verifica papel por papel o que você joga no lixo? E o que faz com o resto? (queima, tritura, desmancha em água, etc)

    A internet é só uma das formas de se levantar informações sobre um alvo.

    well (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 3:43 pm

    @André Luis Pereira dos Santos,
    São coisas diferentes, no mundo digital quanto mais informação tiver, mesmo que aleatórias, mais fácil fica saber sobre uma pessoa X e as pessoas que vivem com ela. É diferente do mundo real, onde minhas informações estão espalhadas. Não existe um métodos eficiente, ou uma empresa que cate o teu lixo, analise tudo o que tem dentro, pega todas as gravações telefônicas, junto com as informações do meu lixo e saiba quase tudo sobre mim. Não é assim que funciona na internet. As informações estão lá, prontas para serem usadas, e muitas delas foi a própria pessoa que informou. Tudo muito limpo e estruturado. Ainda são informações aleatórias, mas são úteis. Basta usar as áreas de Sociologia e Pisicologia como falei, e se tem um perfil muito bom sobre as pessoas no geral, bem como um indívido qualquer. São informações valiosas, poderosas. Servem como instrumento de controle de massa, de estudo de comportamento, de indusão de consumo e etc.
    Você acredita mesmo que, no mundo de hoje, onde conhecimento vale ouro, o Goole e todas estas outras empresas vivem de banner com propaganda?

    @well

    Eu também conheço bem os procedimentos empregados para se tormar conhecimento eficiente sobre pessoas na internet.

    Existem técicas de inteligência clássica que são focadas nisso.

    Mas o que eu queria mostrar, é que a internet é só um dos meios para isso.

    No mudo offline, na maior parte dos casos, pode-se obter informações de um alvo com enorme facilidade também.

    POor telefone então, geralmente você consegue com engenharia social fazer a pessoa contar até as coisas que deveriam ser mais secretas.

    Bastam um investigador competente, boas tecnicas de inteligência e engenharia social.

    Bremm (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 4:17 pm

    O Chrome OS poderia ser interessante para minha mãe e para outras pessoas que encaram o computador como um eletrodoméstico. No meu caso, ele não serve para muita coisa, pois necessito de diversas ferramentas: knocker, nmap, kismet, wireshark etc. E sem elas eu não consigo trabalhar.

    ioca100 (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 4:25 pm

    @well, já experimentou jogar seu nome completo na pesquisa do Google?
    Você sabe que meu nome não é comum, descobri um homônimo e o cara ainda é pastor evangélico, hehehe.

    well (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 5:28 pm

    @ioca100, já sim. O meu é um deputado (ao menos era) de uma cidade do interior de não sei onde. Hehehe…

    kashmir (usuário não registrado) em 20/12/2010 às 7:38 pm

    já viram isso?
    http://www.youtube.com/results?search_query=Privacy+is+Dead+%E2%80%93+Get+Over+It&aq=f

    Privacidade? esse argumento não existe, prefiro que saibam tudo sobre meus dados para eu não ficar digitando informações chatas…

    No trabalho, na rua, no shopping, loja e as vezes até em casa a unica privacidade que temos é no banheiro e quarto, que fala demais nisso ae deve ser é BANDIDO!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 21/12/2010 às 2:49 pm

    Alguém aí viveria sem internet, então comece já. Eu felizmente necessito da mesma. o dia inteiro e tenho certeza que o Google Chrome OS é perfeito para mim e muito mais seguro que um sistema operacional tradicional. Além mais posso grava meus dados em um HD externo e criptográ-los, como eu sempre fiz e faço… Agora navegar em redes sociais e ficar contando tudo sobre sua vida, mostrando fotos idiotas para todo mundo ver, aí já é um problema que, mesmo na vida não virtual, não há remédio

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 21/12/2010 às 3:30 pm

    95% das vezes que uso computador, poderia fazê-lo em um note com Chrome OS. Só quando estou trabalhando com programação que por enquanto preciso de um computador mais poderoso.

    Faz anos que nossa empresa usa os frameworks do Google e trabalha com a suíte de escritórios nos nossos servidores (sim, você não é obrigado a hospedar no Google, como falam aqui).

    Pra uso pessoal, só tenho off-line o que acredito ser melhor privado, de resto deixo tudo em servidores remotos, muito mais prático. E no caso dos meus dados serem usados pra estatísticas anônimas, um preço muito barato a pagar pela comodidade que tenho.

Este post é antigo (2010-12-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.