Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


juntaDados 2.04: nova versão do Linux multimídia

Enviado por Marcelo Soares Souza (marcelosoaressouzaΘgmail·com):

“* Novidades Esta nova versão traz as principais ferramentas para produção audiovisual com muitas novidades. Atualização no Sistema Base e em todas as ferramentas, melhorias na tradução para o português (do Brasil) e suporte a novos dispositivos e periféricos (Hardware) com a adoção do kernel linux 2.6.34-juntadados e do novo X.org 7.5. Esta versão busca oferecer uma interface mais simples, amigável, atualizada e totalmente voltada para as atividades dos Pontos de Cultura, ações de Inclusão Digital e afins. Esta distribuição é baseada no Ubuntu 10.04 (Lucid Lynx).

Entre as principais novidades desta versão estão o editor de vídeo kdenlive 0.7.7.1 com uma nova tradução para português do Brasil totalmente revisada e corrigida pela equipe juntaDados, a última versão do editor de video Cinelerra (2.1.1+git20100325 akira release), ferramenta de VJ e edição de video Lives 1.3.2, editor multipista de audio ardour 2.8.6 e audacity 1.3.12, editor de imagem Gimp 2.6.8 e editor vetorial Inkscape 0.47, última versão do conjunto de ferramentas para escritório OpenOffice 3.2, mozilla firefox 3.6.3 já com suporte aos plugins para java e flash, gerenciador de janelas GNOME 2.30, versão estável do linux kernel (2.6.34) configurado para ambientes de tempo real (realtime) e suporte aos principais formatos de audio, video e imagem existentes. Todo o sistema base e ferramentas foram atualizados trazendo grandes melhorias em relação a versão anterior.

* Quem somos? Pontão de Cultura Digital da Bahia sediado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), conveniado pelo Ministério da Cultura no final de 2008 atráves do Programa Cultura Viva e tendo iniciado suas atividades em Janeiro de 2009. A Distribuição GNU/Linux juntaDados é um dos diversos produtos desenvolvidos pela equipe do Pontão que busca facilitar a produção, difusão e capacitação em ferramentas audiovisuais pelos Pontos de Cultura do Brasil.” [referência: juntadados.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-06-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcelo Soares Souza (usuário não registrado) em 21/06/2010 às 4:12 pm

    Sobre Código-Fonte e Pacotes do juntaDados 2.04

    Em /etc/apt/sources.list.juntadados encontra-se o caminho (endereço) para todos os servidores que contém os pacotes e códigos-fontes utilizados no juntaDados 2.04.

    O juntaDados 2.04 é uma distribuição baseada/customizada sobre o Ubuntu 10.04 (Lucid Lynx) e que faz uso apenas de pacotes e código-fontes disponiveis nos servidores de espelho (mirror) desta distribuição amplamente difundida e divulgada pela Internet.

    Para obter qualquer código-fonte utilize o comando apt-get source NOME_DO_PACOTE, com este comando você obtera na integra o código-fonte, de um dos servidores listados, do pacote desejado e podera efetuar modificações ou melhorias no mesmo. Caso deseje contribuir, busque a plataforma launchpad.net mantida pela Canonical Ltd. Suas contribuições serão aproveitadas por todas as distribuições baseadas/customizadas sobre futuras versões do Ubuntu.

    - Código-Fonte do kernel 2.6.34 (vanilla)

    http://www.kernel.org/pub/linux/kernel/v2.6/linux-2.6.34.tar.bz2

    A configuração utilizada esta no diretório /boot/config-2.6.34-juntadados em texto puro.

    Utilizamos apenas o patch aufs2

    http://git.c3sl.ufpr.br/gitweb?p=aufs/aufs2-standalone.git;a=summary

    IvanSampa (usuário não registrado) em 21/06/2010 às 6:16 pm

    Baixei a distro e gostei bastante dos softwares instalados no livecd. Para quem edita video e áudio para youtube ou similares está excelente.
    Parabéns pelo trabalho e vida longa ao JuntaDados !!!

    postei um video no youtube para quem quiser conferir
    http://www.youtube.com/watch?v=XgO-zeDSZDg

Este post é antigo (2010-06-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.