Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Info ensina seus leitores a eliminar vírus do Windows usando um CD do Ubuntu

Um live CD pode ter muitas utilidades diferentes, até para quem prefere usar outro sistema operacional – neste caso, o suporte a executar o antivírus Avast para se livrar de softwares maliciosos presentes no disco do Windows.

Uma digressão: para quem usa Linux há tempo e lembra como já foi complicado configurar as interfaces de rede após o boot, este artigo da Info é interessante por um detalhe a mais: ele assume como garantido (no que faz muito bem, para a maioria das configurações que conheço) que após o término do boot o usuário da Info poderá simplesmente fazer o download do pacote do Avast e prosseguir com suas instruções de uso, sem nenhuma instrução específica sobre as conexões.

Começa assim:

Se a máquina não dá o boot e você desconfia de uma infecção, o CD do Ubuntu pode dar uma força para eliminar o malware. Entre no Ubuntu com a opção ‘Testar o Ubuntu Sem Qualquer Mudança No Seu Computador.’ Abra o Firefox e navegue para www.info(…)/avasthome-edition-for-linux. Ao baixar o pacote, escolha a opção Abrir, do Firefox, para que o Avast! seja instalado. (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-08-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    o (usuário não registrado) em 18/08/2010 às 12:40 pm

    Podiam logo ensinar os leitores a acabar definitivamente com os vírus no windows INSTALANDO logo o linux !

    Valerio Dias em 18/08/2010 às 2:39 pm

    Podiam logo ensinar os leitores a acabar definitivamente com os vírus no windows INSTALANDO logo o linux !
    Isso se chama fugir do problema e não solucionar. Até hoje espero a resposta de algum Linuxer que diga que se livrou dos vírus desde que largou o Windows a seguinte pergunta: “Mas como você pegava vírus?”

    Agora o link do Avast for Linux não está funcionando.

    Valerio Dias em 18/08/2010 às 2:40 pm

    Não entendo como funciona essa função de quote deste blog.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 18/08/2010 às 2:47 pm

    @o,
    Sua dica é boa, mas o usuário Windows (como já fui a um bom tempo atrás) só vai migrar depois de se sentir preparado e alguém perto dele para dar suporte. Senão, fica difícil. Raros são os que migram na cara e coragem como talvez você e eu o fizemos, recorrendo a fóruns e outros recursos.
    O que podiam ensinar de verdade, é como usar o LiveCD para particionar, ou então o wubi, acessar partições NTFS pelo LiveCD para recuperar os arquivos importantes [piada on](importantes mesmo, não as tranqueiras)[piada off].
    O radicalismo afasta-os ainda mais. Sejamos pacientes.
    [mais piada on]
    Infelizmente, se ensinarmos isso, muito profissional de final de semana, formatador de HD que nem pergunta se tem arquivo importante ficariam desempregados. Tadinhos.
    [mais piada off]
    E a revista em si precisa de artigos mais sensatos. Instalar Avast rodando em LiveCd deve ficar uma rapidez tremenda. Vai instalar o antivírus praticamente na RAM caso nem SWAP Linux o disco possua.
    Quem tem menos que 1GB de RAM fica quase impraticável. E nem sempre são os famosos vírus. Basta desligar o micro durante o “está sendo encerrado…” para corromper os arquivos da pasta system32/config

    Valerio Dias em 18/08/2010 às 2:53 pm

    Paulo, neste caso bastaria a pessoa fazer um pendrive bootável do Ubuntu com arquivo persistente e com uma partição extra para o SWAP. Além de manter o pacote instalado definitivamente, pelo menos terá para onde correr no caso de falta de memória. Se usar um HD externo, melhor ainda.

    bagual sem corda (usuário não registrado) em 18/08/2010 às 3:09 pm

    @Valerio Dias, prefiro não me preocupar aonde vou clicar, no programa que vou instalar, em ficar atualizando o anti-vírus, scanear a máquina que leva muito tempo. Bom muito melhor “fugir do problema”.

    o (usuário não registrado) em 18/08/2010 às 3:14 pm

    Não digo que um usuário novato deva remover o windows de vez, mas instalar o linux em dual boot para ter sempre como iniciar o computador, navegar de forma segura, etc é uma missão que esse tipo de artigos deveria ensinar.

    Afinal, leigo que é leigo não sabe eliminar vírus. Ele paga para alguém formatar a máquina ou ele mesmo formata.

    BSD_User (usuário não registrado) em 18/08/2010 às 4:22 pm

    “Página não encontrada.”

    É uma pena mesmo…

    Avast Home Free for Linux: http://www.avast.com/pt-br/linux-home-edition

    Valerio Dias em 18/08/2010 às 6:00 pm

    Quem experimentar um erro parecido com “Argumento inválido” após atualizar o database do Avast, consulte o link http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=11395.0.

    Hehe, é engraçado o retorno de alguns erros. Rodei na minha pasta home e o programa achou erros ao ler um ISO do OpenSUSE 11.3 x64. Um dos erros encontrados: “O arquivo é uma bomba de descompactação”. kkkkkkkkkkkk

    Valerio Dias em 18/08/2010 às 6:16 pm

    Agora não é estranho a Avast gastar tempo para desenvolver versões Linux de seu AV SOMENTE para limpar vírus de partições Windows? Tem até versões Server do Avast para Linux. Tem versões para Unix do Avast. Tem até vírus de Unix no database do Avast. Sei não…

    marck (usuário não registrado) em 18/08/2010 às 8:07 pm

    Usar um desktop somente com linux seria a melhor opção MESMO! Mas os que usam note/net-book o mais sensato é manter o windows instalado numa partição minuscula que fosse. Assim caso ocorra algum problema de hardware, não vai ter que ouvir do “técnico”:
    - Só damos suporte ao windows e o problema pode ser o S.O.
    Temos que formatar e instalar o windows para GARANTIRMOS O SERVIÇO!

    è triste mas é real…….ja ouvi uma dessas. Então dual-boot é necessário.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 18/08/2010 às 9:37 pm

    @Valerio, é que tem muita estação linux em empresas que “convivem” com estações Windows. Então, se uma pessoa receber uma arquivo infectado, não passa pra frente.

    Fora na área de servidores, que em muitos lugares são as máquinas Linux que gerenciam a rede ou funcionam como servidor de arquivos.

    E isso é bom para o linux, principalmente na área corporativa.

    Flaminius Severus (usuário não registrado) em 20/08/2010 às 3:54 am

    Podiam logo ensinar os leitores a acabar definitivamente com os vírus no windows INSTALANDO logo o linux !

    Não adianta, o usuário Windows é como um dependente químico, é um caminho sem volta.

Este post é antigo (2010-08-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.