Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Hackers criam ferramenta de overclock para o Motorola DROID

Overclock até em celulares, onde iremos parar?

E nem sempre foi assim. Quando eu era um jovem padawan, um colega da Escola Técnica foi estagiar com COBOL em uma empresa da região que tinha computadores muito mais rápidos que os XTs da escola (os quais alcançavam espantosos 8MHz quando pressionávamos o botão Turbo), e me pediu para construir um TSR (que era como na “era DOS” se chamavam os programas que rodavam em background) para desacelerar o PC dele, porque a velocidade extrema (uns 32 MHz, imagino) atrapalhava o joguinho que ele queria jogar no horário do almoço.

Bons tempos… ;-) Mas hoje quem tem certeza de que o overclock não irá danificar seu equipamento (ou está disposto a correr o risco) tem todo meu apoio para perseguir cada ciclo de desempenho que o fabricante não se sentiu à vontade para oferecer.

(…) Membros do fórum AllDroid conseguiram fazer o processador do Motorola DROID, um ARM Cortex A8 de 550 MHz, rodar “estável” a 800 MHz. Na verdade é possível ir mais além, e chegar a 1.1 ou 1.3 GHz, o que tornaria o DROID o smartphone Android mais rápido do mercado, superando o Google Nexus One que roda a 1 GHz. Infelizmente, nestas frequências extremas o aparelho não é estável.

Para reproduzir o feito é necessário desbloquear o aparelho e instalar um novo firmware já modificado para a frequência desejada: 800 MHz, 900 MHz ou 1.1 GHz. Não é preciso dizer que o processo é delicado, invalida a garantia do aparelho e, se feito da forma errada, pode transformar seu querido smartphone em um caríssimo peso de papel. (…) (via tecnologia.ig.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-01-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Terminate and Stay Resident… bons tempos!

    Diogo (usuário não registrado) em 28/01/2010 às 11:11 am

    O problema é que a bateria vai pro saco rapidinho!
    Seria legal se o Android não fosse do jeito que é, ele se baseia em widgets pra tudo, tem uma UI baseada em Python, é legal, mas é lento pra caramba.
    Já o Maemo, sem comentários, uma perfeição que será melhorada com a chegada da UI escrita em QT.
    O próprio Symbian também terá o QT na sua alma.
    Quanto ao overclock, a Nokia fez isso oficialmente no 5800, em uma das suas atualizações de firmware, elevou de 320 pra 440 Mhz o processador do famoso iPhone Killer.

    Davi (usuário não registrado) em 28/01/2010 às 11:37 am

    @Diogo
    Já o Maemo, sem comentários, uma perfeição que será melhorada com a chegada da UI escrita em QT.
    O correto seria: Já os Nokias, sem comentários, uma perfeição que será melhorada com a chegada da UI escrita em QT.

    Com exceção de um único aparelho da Aigo o N500, não conheço nenhum fabricante que está usando o Maemo, uma pena.

    Não sou vidente, mas os Androids devem desbancar o fraco Symbian em pouco tempo e se torna o SO para dispositivos móveis mais utilizado do mundo.

    Sds,

    JCCyC (usuário não registrado) em 28/01/2010 às 11:55 am

    @Cesar:

    INT 27H FTW!

    Hamilton Vera (usuário não registrado) em 28/01/2010 às 12:36 pm

    Só queria saber quanto tempo o processador dura rodando nesse clock, aqui trabalho com um Cortex A8 de 800Mhz que poderia rodar a 1Ghz, porém diminui muito o tempo de vida do processador.

    A principio o clock não teria vinculo direto com o android, lembrem-se que por baixo dos panos temos kernel do linux servido de interface com o hardware.

    []‘s

    Hamilton Vera

    @JCCyC

    Depois de dar uma bela volta para colocar um hook na tabela de interrupções e passar a capturar o teclado pela minha int se nao me engano eu fazia algo como:

    mov ax,3100h
    int 21h

    Não lembro de ter usado a int 27h, na verdade naq

    continuando… Na verdade naquela época eu preferia evitar as interrupções do DOS e usar as do hardware sempre que possível, mas da int 21h era difícil escapar.

    Diogo (usuário não registrado) em 28/01/2010 às 10:44 pm

    @Davi, o Symbian não fica devendo em nadinha para o Android, pelo contrário, é mais maduro e extremamente leve e rápido, enquanto o Android e sua widgetzada doida é lento pra caramba. Eu aposto no Symbian dominando os Smarts mais baratos e o Maemo fazendo a cabeça da nerdzada. Ou seja, Nokia dominando sempre!

Este post é antigo (2010-01-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.