Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


GTK 3 virá com suporte a temas com CSS

Enviado por Redação iMasters (redacaoΘimasters·com·br):

“De acordo com informações no blog de Carlos Garnacho, programador do projeto GNOME, a próxima versão do Gimp Toolkit (GTK) virá com suporte para a criação de temas usando CSS.

O GTK+ é um kit de ferramentas para criação de interfaces gráficas, criado inicialmente para o Gimp e usado amplamente no Linux.

A novidade deve tornar mais fácil a criação de temas, bem como atrair mais desenvolvedores e designers para contribuir com a ferramenta.

O toolkit não utilizará as folhas de estilo em cascata exatamente como um navegador da web. Juntamente com o suporte a gradientes lineares, radiais e cantos arredondados (que já funcionam em navegadores modernos), algumas variações estão previstas, como suporte a cores simbólicas (através de variáveis) e funções para gerenciamento de cor (shade, invert, saturate, complement).

O GTK+ 3 deve ser lançado junto com o GNOME 3, que está previsto para março do ano que vem.

Blog do Garnacho: http://blogs.gnome.org/carlosg/2010/08/23/css-like-styling-for-gtk/” [referência: imasters.uol.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-08-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tiago (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 8:47 am

    A motorola está procurando um caminho mais curto para falir! Deixem ela ir sozinha para o buraco.

    Tiago (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 8:48 am

    Hehehe, meu posto antarior foi no tópico errado.

    Quanto a essa notíca: isso é super legal!

    VinIPSmaker (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 8:56 am

    Antes eu era fã do GNOME, mas depois que virei desenvolvedor e conheci o GObject, mudei de lado. ;p
    Os temas do GTK+ já podem mais do que as cores dos aplicativos como os temas em Edje, que podem mudar toda a interface de cada aplicativo individualmente mudando apenas o arquivo .edj? O GTK+ 3 vai ter suporte a transparência e fazer algo como essa imagem:
    http://download.enlightenment.org/att/wiki/Elementary/elm-trans-02.2.png
    ?

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 11:17 am

    Se esta funcionalidade dará maior flexibilidade a GTK, apoio =D

    Para quem mais usa que desenvolve, a pergunta fundamental do universo é: Vão melhorar os diálogos de abrir/salvar? Porque falar a verdade, os diálogos do Gtk+ não tem usabilidade alguma.

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 1:09 pm

    Sem usabilidade nenhuma?

    Bom, quando eu uso um diaĺogo abrir/salvar eu consigo abrir/salvar sem problema nenhum…

    Tiago (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 2:14 pm

    @tenchi, esse diálogos são excelentes. tanto que existe um certo sistema operaciona que copiou, dessa vez do Gnome- não do Mac como manda a tradição, lá em Redmont!

    Inclusive, eu acho essa forma melhor que a usada no KDE. Isso devido a organização dos arquivos no unix. A forma microsoftiana do KDE (devido às suas origens) não é muito usual para o sistema de arquivos usado no linux. Esse outro estilo UNIX é bem melhor. O pessoal do Gnome só precisa dar um tapinha nele, mas ele é ótimo

    Wallacy (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 5:42 pm

    Eu discordo.

    Os diálogos em GTK são sim muito feios, e não são tão práticos.

    Digo isso usando como base todos os usuários “comuns” que usam Linux aqui em casa, desde pais, irmã, primos, até mesmo minha avó. 100% deram preferencia pelos diálogos do KDE. E eu também.

    A teoria dos sistema de arquivos não procede, pois ambos os sistemas usam pastas para organizar os arquivos. E o que esses diálogos provem devem prover é uma maneira rápida e intuitiva de navegar em tais pastas. Só isso.

    Fora isso a art-work é de muito mal gosto, tons em cinza e incones que parecem feitos no paint.

    O conceito de migalha de pão é interessante, porém não deve ser a única forma de navegar, os diálogos do KDE além de usar o mesmo conceito, também possibilita a navegação através das metáforas comuns para “voltar” “acima” e “avançar”, muito comuns no ambiente web, da qual a maioria dos usuários estão familiarizados. Possibilita a customização da visualização. Afinal, muitas vezes dependemos de uma visualização de pasta mais completa para decidir em qual lugar o arquivo vai parar (ou possivelmente está no caso de abrir) como a adição de pré-visualização de imagens, tamanho dos ícones, ou mesmo controle do tipo de ordenação.

    Qualquer usuário que possua uma quantidade grande de aquivos de diversos tipos, como é o caso dos usuários “comuns” (cheios de fotos, vídeos, trabalhos de escola, series, musicas, bla bla bla). Provavelmente considera o modelo do KDE/Windows mais inteligíveis.

    Auxilio um laboratório de informática de uma escola publica aqui perto onde foi instalado Linux (Ubuntu e Kubuntu), nunca tive que auxiliar ninguém a salvar ou a encontrar um arquivo em ambiente KDE, porém varias vezes sim no Gnome.

    Entendo que para alguém que usa o PC para trabalho, onde geralmente está tudo ordenado, a objetividade do dialogo do Gnome é bem vindo. Porém vale ressaltar que no geral, a desordem é o que impera. A maior parte dos usuários não conseguem se encontrar sem os devidos auxílios visuais e de metáforas mais elaboradas.

    qt (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 6:02 pm

    Apenas para ninguém pensar que outros projetos livres de toolkits ficaram para trás, o Qt já suporta isso desde 2006, quando foi lançada sua versão 4.2: http://doc.trolltech.com/4.2/stylesheet.html

    VinIPSmaker (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 10:34 pm

    @qt, os projetos livres estão muito mais a frente. CSS só suporta personalizar o espaçamento, cor e estilo da fonte, imagem de fundo, etc.
    Só personalizando o estilo, não dá para fazer o Firefox ter a mesma aparência que o Internet Explorer. Os conceitos que o Rasterman introduziu no Edje foram feitos com a ideia de interfaces gráficas modernas em mente. E o Qt está introduzindo muitos deles com o QML.

    Wallacy (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 11:10 pm

    Preciso usar o botão preview, acabei enviando cheio de erros.

    Bem, todos concordam que acesso direto é mais eficiente que busca sequencial? Se vc quer abrir uma imagem, no seletor de arquivos do gtk vc tem q fazer uma busca sequencial, indo de imagem a imagem até achar a que vc precisa. Isso pq ele organiza os arquivos em forma de lista, com miniaturas realmente mini, quando existem, ou muitas vezes sem miniatura ou com uma miniatura da imagem atual ao lado. Busca sequencial.

    Exibir todas as miniaturas, seja de imagem ou video, é uma ideia muito boa, pq permite q o usuário “bata o olho” e já ache o arquivo que quer.

    Não estou glorificando os seletores do qt/kde/windows/mac, pois eles tbm não são lá essas coisas, mas são muito melhores que o o go gtk.

    Um diálogo que melhorou muito no gtk nos últimos anos foi o de impressão, que eu acho mais simples e eficiente que o do KDE ou do Windows, por exemplo. Mas o Abrir/Salvar é fogo…

    Ah sim, os diálogos do KDE suportam vários protocolos, como ftp, fish (ssh), webdav, smb, http, etc. Coisa que não vi nenhum outro fazer.

    Por exemplo, se vc quer abrir um arquivo .odt que está num determinado site, basta no seletor colar a url do arquivo. Naturalmente tudo funciona.

    O pessoal do GNOME está caprichando com o Shell, mas nas coisas simples, como um diálogo, que se encontram os principais problemas.

    Ah sim, e nunca usei o seletor do Mac. Como ele é?

    Ops, acabei repetindo muito do que o Wallacy escreveu. Li o comentário dele só agora :-(

    VinIPSmaker (usuário não registrado) em 26/08/2010 às 12:14 am

    Acho que o seletor de arquivos do KDE suporta abrir arquivos remotos porque a abstração de alguma classe foi feita que permite utilizar uma interface muito similar a padrão para acessar tais arquivos (no Qt tem a classe abstrata QIODevice e tanto QFile quanto QTcpSocket são só implementações para tais classe, ;p). Acho que se fizer isso com o GTK+, só meia dúzia de programadores vai entender como usar esse recurso em conjunto com o GObject e o único lugar onde vai ser usado é nos bindings para Python.

    Também considero os diálogos do Gnome o maior defeito dele. Não entendo como um ambiente que é desenvolvido pensando tanto em usabilidade não consegue fazer um diálogo decente.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 26/08/2010 às 10:07 am

    Resumindo não é usabilidade ou utilizabilidade, mas a aparência das caixas de diálogo que estão deixando a desejar a muito tempo na GTK.

    Wallacy (usuário não registrado) em 26/08/2010 às 1:08 pm

    Covarde,

    É sim, a usabilidade e a utilidade também.

    sacipatinete em 26/08/2010 às 1:16 pm

    Atualmente tenho optado por programação com QT ao invés de GTK. Vamos ver como vai ser.

Este post é antigo (2010-08-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.