Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Governo da Rússia adota o software livre, com cronograma de 5 anos para migrar

A notícia vem do IDG Now:

Em cronograma que vai até 2015, governo de Vladimir Putin detalha 25 ações para encampar a tecnologia.

A Rússia decidiu adotar oficialmente o software livre, incluindo o sistema operacional Linux, nos computadores das repartições públicas de âmbito federal.

Segundo a determinação oficial divulgada na Internet, a previsão é que a implantação esteja finalizada em 2015, informa nesta terça-feira (28/12) o El País.

Em um cronograma oficial divulgado na Internet, e assinado pelo primeiro-ministro Vladimir Putin, o governo russo determina que a transição dos órgãos federais para uso de software livre comece já em 2011.

Composto de 25 ações que incluem atribuição de responsabilidades e resultados esperados, o plano inclui atividades de treinamento e capacitação de pessoal em nível federal, a formação de pacotes de software livres e de repositórios públicos.

O planejamento prevê ainda a criação de centros de suporte e apoio ao desenvolvimento, incluindo apoio a desenvolvedores russos envolvidos em projetos internacionais que possam ser de interesse do governo. (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-12-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Leonardo Carneiro (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 3:04 pm

    Bacana esse tipo de iniciativa. Obviamente, eles devem ter seus motivos escusos para esse uma operação dessa; motivos que devem ir bem além dos ideais de liberdade do software livre, mas de qualquer maneira, isso fortalece o movimento.

    Emerson Casas Salvador (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 3:29 pm

    Certamente. talvez segurança nacional e soberania.

    Alguem (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 3:48 pm

    Tudo que a incompetência do governo brasileiro nunca conseguiu fazer direito.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 4:05 pm

    @Alguem,
    Mas se bem que o governo tem mostrado interesse e parece mais sério com relação ao SL.
    No entanto, muitos serviços atuais ainda usam sistemas legados e de difícil migração. Em relação a TI estamos mais à frente, e na época inicial de infraestrutura o alicerce foi feito em muitos sistemas proprietários legados.
    Com a renovação e força de vontade, teremos um equilíbrio entre Software Livre e Proprietário (quando o livre ainda não atender à algumas coisas).
    E espero ver o governo liberar documentos em formato livre, pois alguns órgãos ainda emitem arquivos *.doc. Isso não pode, pois ele não pode gerar demanda para o usuário ter o Word instalado, nem que seja a versão ilegal, sabem como é. Pelo menos no formato livre, se abre até no Word 2007 ou acima e abaixo com plugin, ou mesmo o brOffice que é gratuito e não tem custo para o usuário.

    André Machado (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 4:23 pm

    Tomara que eles tenham mais sorte do que o Brasil, onde o governo finge que adota software livre e a população e órgãos públicos fingem que o usam.

    André Machado (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 4:24 pm

    Ah tá, eles vão aderir ao SL e a determinação oficial no link da notícia é um arquivo .doc . Começaram bem…

    André Moraes (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 5:01 pm

    Discordo do @André Machado criticando o arquivo .doc.

    Os caras começaram e planejaram para daqui a 5 anos, se fosse um odt ou qualquer outra coisa eles já estariam fazendo… faz sentido ser um .doc (apesar de que um .pdf seria viável também).

    E não vale dizer que html resolvia pq aquele deve ser o documento padrão do governo (apenas um chute).

    Quanto ao Brasil, acho que a grande diferença é que no Brasil não têm um cronograma bem definido, apenas é dito que têm de mudar para SL o mais rápido, mas não diz nada de treinamento e tal. Ou se diz, não é divulgado o suficiente.

    Linuxweb (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 5:09 pm

    Quanto os países pobres e/ou em desenvolvimento economizariam se usassem software livre? Principalmente OS e Offices.

    Alguém tem dados desse tipo? Algum órgão internacional tipo a ONU já pesquisou algo nesses termos? Seria interessante.

    sergio (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 7:46 pm

    A questão não é se é livre ou não, se custa menos ou mais, se é mais eficiente ou não. O caso é de segurança nacional aliado a dominio tecnológico e geração de empregos. Usando microsoft, pode até ser mais eficiente, mais “bonitinho”, mais… Mas e o dominio tecnologico? quem sabe qual backdoor está ativo? e principalmente: estamos ajudando a criar empregos na terra do tio Sam, em vez de criar empregos aqui. Além, é claro do aparecimento de uma geração de pensantes e não de doutrinados.

    darkcode (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 7:55 pm

    Bem, me parece que logo logo teremos Mandriva como a distro Linux mais usada no mundo.
    Mandriva é bem russa nesses tempos e aqui no brasil o governo irá distribuir netbooks com Mandriva tambem !

    devnull (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 8:18 pm

    Parece que eles vão implementar o que no Brasil é só bravata.
    Veremos daqui a 5 anos.

    elias (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 8:59 pm

    acho que o motivo mais importante é: independencia em relacao aos eua.

    Maikon (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 9:03 pm

    Eu sou leigo, mas discordo dos comentários que dizem que o Brasil é tão ineficaz assim na adoção. Sei que não é lá essas maravilhas, e que não há um cronograma definido, que seria essencial para uma adoção imediata. Mas são mais de 5.000 cidades, milhares de computadores, não se faz uma migração de um país de 180 milhões de habitantes da noite para o dia. Até porque não há profissionais o bastante.

    A adoção até onde sei é livre pelos orgãos e há um Guia de adoção do governo federal. Muitos dos Analistas, ou a maioria, responsáveis pelos orgãos públicos hoje são adeptos do software proprietário e poderiam muito bem não conseguir (ou não querer) fazer funcionar.

    Resumindo, a obrigação de uma adoção imediata poderia fazer um desserviço ao software livre, essa é minha opinião de leigo. Mas à medida que mais orgãos adotam (isso vai depender dos militantes aguerridos) todos vão ver que é vantajoso. Pode parecer lento (tá eu sei que nem tanto…) mas talvez seja uma boa forma de as coisas irem se ajustando. É claro que os militantes não podem parar nem para respirar, se afrouxar-mos já era…

    OBS.: não quero começar uma discussão política, pelo amor de Deus!, mas é só uma piadinha: Segundo a revista Info em entrevista aos candidatos à presidência, o computador da Dilma é um VAIO com Ubuntu. Se ninguém usar, pelo menos a presidente… kk

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 9:23 pm

    @Andre Moraes,
    Concordo com o @Andre Machado e em partes concordo contigo. Se lá fizeram esse alarde, ao menos poderiam substituir por simples conversão os documentos ou então o PDF que seja, já que é apenas um arquivo apenas para leitura.
    Os governos não podem exigir que alguém tenha determinado software se este não for acessível. ODF é públio, viável e para o governo é mais do que uma questão de acessibilidade para todos.
    Devmos mesmo ser mais realistas e para de fingir que usamos SL.
    E mais, @darkcode, não me importo qual distribuição seja a mais utilizada e qual seria daqui para frente, sou usuário Debian e Mandriva, mas das principais distribuições, quem se sobressair, vai também ajudar as demais, e isso é que é importante.

    Atitude bastante inteligente de um país do chamado bloco BRIC que vem fazendo constantes revisões para o seu aperfeiçoamento técnico e econômico.

    Atitude que vai também beneficiar do Brasil através da MANDRIVA – agora gerada a partir de capitais russos e com o pessoal da CONECTIVA fomentando a parte técnica de softwares, conforme já citou o @darkcode.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 10:56 pm

    @Maikon. Disse tudo.
    Mas na parte dos profisisonais, eu prefiro dizer que temos já excelentes profissionais. O problema é o incentivo a eles e a formação deles. Hoje eles exploram apenas “o que o mercado quer”. Vai em uma universidade e verifica que 95% dos que saem nunca se envolveram com projetos livres durante sua formação. Os “olhos” da maioria das universidades estão tapados. E quem é prejudicado nessa história… todos. Torço para que todos os Estados Brasileiros vejam o exemplar Paraná e à UFPR em relação ao SL, claro, tem outras espalhadas em outros Estados que merecem citação, mas não lembro agora.

    Adnus (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 11:10 pm

    Pois é. Lá o Vladimir ficou putin da vida, bateu na mesa e a coisa vai andar. Enquanto isso na república das bananas é só conversa fiada e festas de despedida com dinheiro público.

    Jonas (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 12:22 am

    Pois é, os grandes ‘players’ na Russia atualmente são o ALT Linux, que é baseado em Mandriva, e com os 51% adquiridos pelos russos recentemente, a própria Mandriva!

    Bremm (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 12:33 am

    @ Adnus

    Não sou o cara mais indicado para falar sobre isso, mas em termos de política déspota, a Rússia está a frente do Brasil anos-luz, por questões históricas. Aqui quando se “brincava” de guerrinha, lá eles já tinham detonado Gengis Khan, Napoleão, depois Hitler e outros intrometidos. Fora as perdas causadas por outros genocidas como Ivan IV e Stalin. Lá as coisas são “empurradas goela abaixo”, o povo querendo ou não.

    Logo, não pense que eles (os governantes russos) estão “do lado do povo” ou que são “melhores que nós”. Posso garantir-te que não é bem assim. O que move eles são os «деньги» (similar ao que acontece aqui).

    Marcos (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 7:38 am

    @Bremm, sem falar que a corrupção lá é generalizada e as empresas de lá não tem respeito nenhum com contratos. O sistema financeiro de lá é horrível, o consumo de drogas e prostituição lá faz o Brasil parecer um convento.

    Eles estão avançando em várias áreas, mas aqui está bem na frente e também não está parado.

    Alguem (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 7:57 am

    Me condenaram só porque falei da incompetência do governo brasileiro, não é mesmo? Bem não fui eu que após anos de resistência da RFB contra o Linux não quis dar suporte (sim Serpro estou falando de você).
    Aí só mostrou três coisas: incompetência, dependência de terceirizados e a não valorização dos seus funcionários.

    * Podem moderar de novo, mas não iram esconder a incompetência de um governo corrupto como o nosso. O governo é apenas o espelho dos valores da maioria da população, que também faz parte do governo, de um país.

    ioca100 (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 8:26 am

    Fiquei decepcionado com um parente que faz Faculdade de Informática/Ciência da Computação, que disse que o melhor sistema que já tinha usado era um Win7, aí eu perguntei se ele tinha usado Linux, Mac OS x, FreeBSD, ele disse que não.É mole?

    Tiago (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 8:40 am

    @Emerson Casas Salvador
    Larga de ser ingênuo ou idealista. Estamos falando da Russia. Pode ter certeza que tem bem mais coisa ai do que apenas isso.

    Inclusive, garantias total de que crimes nunca serão descobertos pelo ocidente.

    Ou coisas piores. Já ouviram falar do Stuxnet? Pois é ele foi criado para sabotar as instalações nucleares do Irã. Para mim imensa surpresa, é um vírus de Windows. Ou seja, o Irã usa Windows em operações que o mundo inteiro luta contra ele. É burrice.

    E no caso da Russia? O que eles querem esconder?
    Ah.. quem não deve não teme.

    No caso do Brasil, a sua soberania é executada com diplomacia.

    No caso da Russia não é só soberania não. Tem muito coelho nesse mato.

    A maior tristeza de Einstein foi o uso de sua descoberta para a construção de bombas atômicas.
    Também o uso de aviões para fins militares foi motivo de grande depressão de Santos Dumont!
    Será que Linus vai ter o mesmo destino? Ver o uso do software livre e do seu Linux para matar pessoas sem ser rastreado?

    Tiago (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 8:50 am

    @Alguem
    Você não serve para ser empresário.
    O Serpro tomou essa decisão devido ao baixo número de usuário de Linux e Mac. Nada mais justo, para que gastar dinheiro com suporte a esses sistemas se o número de usuário é pífio?

    A única coisa que eu não entendo dessa estória é que o sistema da receita é em Java, logo deveria ser universal. Não é!

    Evandro Guglielmeli (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 9:57 am

    Sem tempo para ler todos os comentários, ainda.

    Mas alguém já considerou que, apesar da URSS ter se desfeito já há 20 anos, a Rússia não foi “viciada” no uso de Windows como o Brasil?

    Aqui, com ou sem licença, nós usamos o software da MS desde que eles apareceram no mercado.

    Lá, entre guerra fria, embargos econômicos e, depois, a crise da separação das “repúblicas soviéticas”, eles podem estar num estágio de dependência cultural-tecnológica bem menos arraigado que o nosso.

    Minha experiência de vida me diz que é bem mais fácil abandonar um vício quando ele está no começo.

    Feliz 2011 para todos, inclusive para o projeto russo.

    Evandro Guglielmeli

    Adnus (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 10:48 am

    @Breem e outros,

    Vocês têem razão sobre a Rússia, mas isso mostra um quadro mais triste ainda no que diz respeito ao Software Livre no Brasil. Ficar atrás de uma ditadura com este nível é muito triste…

    Sobre as demais considerações, eu penso que Sotware (produto, seja ele Livre ou não) é uma ferramenta assim como o computador, o avião, a energia atômica, uma faca ou um machado. E estas ferramentas são, inanimadas, passivas e impessoais. Sempre será possível usá-la para fazer o bem ou o mal, isso é decisão do ser humano que faz uso da ferramenta, e a raça humana não é lá um exemplo perfeito de bondade, basta ver que nos períodos de guerra é que muitas teconologias avançaram mais rapidamente e o quanto é investido em armamento, munições e desenvolvimento de armas de guerra. Geralmente mais do que é investido em saúde por exemplo. Paradoxalmente, e para mostrar a impessoalidade das coisas, muitas tecnologias desenvolvidas para a guerra acabam se mostrando muio úteis em tempo de paz.
    Quando Einstein, Santos Dumont ou Linus geraram (e compartilharam) suas obras tinham um ojetivo nobre, se outros deturparam este objetivo não é culpa deles.

    Mas acho que já saí completamente do foco deste Blog. Espero que em 2011 tenhamos mais ações pró-Software Livre e menos conversa furada, principalmente do governo.

    Um FELIZ 2011 a todos !

    Adnus

    psantos (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 10:48 am

    “Ah tá, eles vão aderir ao SL e a determinação oficial no link da notícia é um arquivo .doc . Começaram bem…”

    tsc, tsc, tsc … Já vi tudo.

    Alguem (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 11:46 am

    Tiago, realmente não quero ser empresário, mas como comentei anteriormente não fui eu que passei anos torrando o saco da RFB para usar Linux e quando a mesma decidi usa pula fora do barco.

    Tiago (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 1:16 pm

    Gente, vocês estão falando mal do Brasil mas se esquece que software livre não é só linux e openOffice.

    Tem gente que acha que essa migração, para um Estado é igual ao que é feito em casa: desinstala um e instala o outro. E mesmo em casa surge problemas.

    Existem muitos software de infra que simplesmente não existem o equivalente no mundo livre. Existem hoje softwares gigantescos, baseados em Windows que é simplesmente inviável portá-los para o Software Livre.

    Aqui onde eu trabalho acontece isso. existe uma forte tendência em usar software livre, mas o aspecto técnico vem sempre antes do aspecto ideológico. Se tecnicamente a opção livre não for melhor que a opção paga, então usa-se a paga.

    Outro detalhe no Brasil é questão legal. É necessário que o software seja entregue e tenha suporte. Aconteceu um caso com o JBoss. O BB fez uma licitação e o representante da JBoss recompilou o produto. A explicação da JBoss é o seguinte: nosso produto é gratuito, nós vendemos o serviço. A abordagem está certa, mas não atende as exigências da licitação. É só fazer uma licitação que passe a aceitar essa forma de negócio? Não é simples assim. E nesse caso específico, as ferramentas IBM são tecnicamente bem superior ao JBoss.

    Então, não é simples assim esse tipo de migração. Provavelmente existem 5000 analistas russo querendo a caveira de Putin por uma atitude 100% política e 0% técnica. Esse tipo de política guela abaixo beira a irresponsabilidade. Mas depois da tormenta, tudo funciona direitinho. Mas vai dar trabalho.

    Rafael A. de Almeida (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 2:21 pm

    Esses caras odeiam mesmo os EUA, nada de Microsoft.

    Brincadeiras a parte, isso não passa de uma decisão inteligente que gera independência tecnológica do país. Os russos sempre competiram com os norte americanos, quando se fala em tecnologia. Desenvolver seus próprios software livres é muito mais barato que comprar um por computador.

    Allan (usuário não registrado) em 30/12/2010 às 12:59 am

    Que eu saiba o Vladimir Putin não é presidente de Rússia e sim o Dmitri Medvedev….

    Bremm (usuário não registrado) em 3/01/2011 às 2:35 pm

    @ Allan

    E quem manda é o Putin, pois é o Primeiro Ministro.

Este post é antigo (2010-12-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.