Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google desafia governo e interrompe censura dos resultados de busca na China

As cartas estão na mesa: será que a China fará o que tanta gente acredita, e logo bloqueará o acesso de seus cidadãos ao Google sem censura sediado em Hong Kong? Ou seremos surpreendidos por uma medida mais criativa? Aguardemos o capítulo de hoje!

Google muda postura na China, direciona usuários para versão do buscador de Hong Kong e afirma que mantém equipes de pesquisa e comercial no país.

O Google anunciou nesta segunda-feira (22/3) que parou de filtrar os resultados de busca para chineses, direcionando usuários do país para a versão do buscador em Hong Kong.

Em post no blog oficial, o responsável pelo departamento jurídico do Google, David Drummond, afirmou que, ao contrário do que se especulava, o buscador não sairá da China, mas exibirá resultados de busca considerados ofensivos pelo governo chinês.

“Hoje cedo paramos de censurar serviços de busca, como Google Search, Google News e Google Images, no Google.cn. Usários que visitarem o Google.cn estão sendo direcionados para o Google.com.hk, onde estamos oferecendo buscas não censuradas em chinês simplificado”, afirma o post.

A decisão é desdobramento de anúncio feito em 12 de janeiro em que o buscador afirmava que estava repensando sua postura na China após ter descoberto evidências que ataques contra contas do Gmail de ativistas sociais estavam ligados ao governo chinês. (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Zé (usuário não registrado) em 23/03/2010 às 10:09 am

    Boa cartada do Google, agora a batata quente passou para o governo chinês, se ele bloquear o acesso, a imagem dele fica pior, se ele deixar, o Google se deu bem.

    elias (usuário não registrado) em 23/03/2010 às 10:36 am

    como se o governo chines estivesse preocupado .. o.o

    Falamos tanto do Google como uma empresa como as outras, mas será que outras gigantes da Computação fariam o mesmo? Microsoft, IBM, Adobe…

    Estou impressionado. Não achava que uma Corporação pudesse peitar um governo autoritário poderosíssimo por motivos que não fossem do “Lado Negro da Força”. Pode até ser que existam alguns motivos “egoístas” nesse caso, mas empalidecem diante do efeito maior que essa postura do Google passa.

    marcio (usuário não registrado) em 23/03/2010 às 10:37 am

    e desde quando o governo chines se preocupa com a imagem dele? e quem vai dizer não a China, um dos maiores mercados do mundo? os crackers chineses vão bombardear novamente o google, só isso. muito fácil de se prever os eventos futuros, e provavelmente não vão se resumir a ações somente na China, google que se cuide!

    kleber (usuário não registrado) em 23/03/2010 às 10:50 am

    Google X China ?!?!?

    Acho que China ganha

    kleber povoação (usuário não registrado) em 23/03/2010 às 10:51 am

    Google x China ?!?!?

    Acho que a China ganha

    Bob (usuário não registrado) em 23/03/2010 às 11:12 am

    Pois é… quero ver o Google aguentar mto tempo com essa postura.

    magic (usuário não registrado) em 23/03/2010 às 11:26 am

    Um detalhe Hong Konk, ja que como era colônia britânica foi reintegrada a China mas “Hong Kong possui seu próprio sistema legal, moeda, alfândega, direitos de negociação de tratados (como tráfego aéreo e permissão de aterragem de aviões) e leis de imigração próprias. Hong Kong mantém até suas próprias regras de trânsito, com toda a frota de automóveis dirigindo no lado esquerdo. Deste modo, o território continua a ser um porto livre e um centro financeiro internacional, e, exceto nas áreas da defesa e da política externa, tem um alto grau de autonomia. Não paga impostos ao Governo central e o seu modo de vida, incluindo a liberdade de imprensa, quase não foi alterado.”

    Leandro Hamid (usuário não registrado) em 23/03/2010 às 11:53 am

    Bom dia a todos.

    Não sei se promover uma queda de braço com um governo soberano de um paós é uma boa idéia não!!!…E também não vejo esse tipo de atitude como digna de louvou, não se enganem em achar que essa atitude uma corporação do status da Google foi tomada em prol da liberdade de acesso a conteúdo da população chinesa.
    Esse tipo de atitude abre um precedente muito perigoso para uma empresa do tamanho da Google, ela pode se ver no direito de intrometer em assuntos que diz respeito ao país.

    pimentel (usuário não registrado) em 23/03/2010 às 11:59 am

    A china é sim um mercado em ascensão,porém apoiados em frágeis alicerces,a china é um bom negócio hoje,mas daqui a alguns anos,ninguém garante nada.
    Em termos de custo-benefício,penso que o Google não está perdendo grande coisa não.

    André Bortolozzo (usuário não registrado) em 23/03/2010 às 12:56 pm

    Não que concorde com a censura na China, mas o Google, antes de entrar lá, sabia de leis específicas e as aceitou… Agora quer “dar uma de mocinho”. Acredito que seja mais uma medida desesperada ou talvez o Google esteja “chutando o balde”, já que ouvi comentários de que vão se retirar da China (e se já vão sair mesmo, tanto faz obedecer como não obedecer as leis).
    Discordo 100% de medidas de censura, só que acho que esse é um problema dos chineses (e eles que têm que resolver). Quando o Google coloca o dedo nesse ponto, mais parece uma intromissão em assuntos internos, ao meu ver!

    Júlio Neto (usuário não registrado) em 23/03/2010 às 12:59 pm

    Eu já li que os resultados das buscas estão sendo censuradas externamente ao Google, assim essa atitude acaba não fazendo diferença, qualquer pesquisa que retorne algo que o governo não quer, o usuário dá de cara com uma página de erro.

    Thales Oliveira (usuário não registrado) em 23/03/2010 às 1:38 pm

    @marcio @elias Lógico que o governo da china se preocupa, se preocupa em ter o controle da informação que circula em seu povo, se não se preocupasse não teria o firewall chines, e não teria essa “guerra” com o google.

    Que seja eterna enquanto dure! (A postura da Google)

    Víctor (usuário não registrado) em 23/03/2010 às 1:40 pm

    @pimentel

    Não sei se os alicerces Chineses são tão frágeis assim, e no pior caso se der algum problema é só cobrarem dos EUA, a “pequena” divída deles.

    @Víctor

    Se a China deixar de rolar a dívida soberana dos EUA, os EUA morrem mas a China também volta à Idade Média. A maior parte do que a China vende é para os EUA.

    China e EUA dependem um do outro.

    Bob (usuário não registrado) em 23/03/2010 às 4:15 pm

    “Em termos de custo-benefício,penso que o Google não está perdendo grande coisa não.”

    So alguns milhoes de usuarios e contratos com agencias.. so isso.

    elias (usuário não registrado) em 23/03/2010 às 4:47 pm

    nao se preocupa com a postura do google :)

    pimentel (usuário não registrado) em 23/03/2010 às 4:54 pm

    Bem,por isso eu defini como custo-benefício,alguns milhões de usuários e os contratos são os benefícios,mas e o custo? Será que o bônus está dando pra cobrir o ônus? essa é a questão.

    Se eu monto uma barraca de frutas e vendo num ponto bom,onde tenho muitos clientes em potencial,não deixa de ser um bom negócio para mim,como vendedor,mas se por outro lado eu começar a sofrer prejuízos por sabotagem e violência,então eu teria que reavaliar constantemente se está mesmo valendo a pena manter ali a minha barraca de frutas.

    self_liar (usuário não registrado) em 23/03/2010 às 5:13 pm

    A EFF postou uma lista de empresas que fazem a festa vendendo aparelhos para a china.

    krull (usuário não registrado) em 23/03/2010 às 8:25 pm

    “”Falamos tanto do Google como uma empresa como as outras, mas será que outras gigantes da Computação fariam o mesmo? Microsoft, IBM, Adobe…”"

    Se for para despistar os holofotes de uma falhar em um serviço que eles querem muito vender(como foi com o google) sim.
    Se eles tivessem algum interesse em protestar contra abusos aos direitos humanos eles teriam interrompido o serviço em Israel.

    O Steve Ballmer deve estar sem dormir há pelo menos uns 30 dias!

    Heaven (usuário não registrado) em 23/03/2010 às 9:53 pm

    @André Bortolozzo

    A questão é que a china chutou o Google primeiro, a empresa apenas revidou e concordo com a ação do Google, pois se permitisse tal liberdade poderia dar passe livre para futuros ataques cada vez mais sérios, liberdade essa que ninguém quer dar.

    É que nem namoro, se a garota ficar aceitando as bricadeiras de tapinha sem graça do namorado o tempo todo, quando casarem o noivo vai dar uma surra nela todo dia.

    Assim esta o Google, não pode deixar isso passar.

    Bremm (usuário não registrado) em 24/03/2010 às 8:07 pm

    @ krull

    O controle do capital do Google é judeu (provavelmente encabeçado pelo Sergey Brin, que é patrício). Eles jamais iriam boicotar Israel, mesmo que este matasse cada palestino que vive na Faixa de Gaza.

    E eles levam a coisa MUITO A SÉRIO:

    http://www.google.com/explanation.html

    A diferença dos executivos Google em relação a outras instituições é que eles não são tão estúpidos a ponto de, por exemplo, confundir a suástica usada no III Reich com um símbolo budista.

    http://www.sidneyrezende.com/noticia/74369/?&p=1&mes=&ano=&dia=

    Já na briga “Google versus China”, não existe “mocinho”.

Este post é antigo (2010-03-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.