Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google adquire Bumptop, desktops 3D podem chegar ao Chrome OS

E talvez não seja o tipo de desktop 3D que você pensou. O vídeo abaixo apresenta o BumpTop (para usuários de Windows), e dá uma idéia da sua metáfora de mesa de trabalho (“desktop”) um pouco diferenciada:

Trecho do Guia do Hardware enviado pelo Cavaleiro Mascarado:

“”(…) O acordo permite acesso pelo Google às tecnologias de ambiente de desktop 3D da BumpTop, criado originalmente para PCs com Mac e/ou Windows. (…) Nenhuma das duas empresas traçou metas e planos após a compra, mas supõe-se que o Google tenha em mente trazer recursos ao Android e/ou Chrome OS. O Android 2.1 já possui pequenos elementos 3D, como a galeria de fotos, mas agora parece que a empresa está interessada em espalhar estes recursos para outros lugares.” [referência: guiadohardware.net]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Illidan (usuário não registrado) em 4/05/2010 às 10:13 am

    Nossa que legal ¬¬
    Enquanto isso eu procuro um WM que consiga deixar com cara do OS/2 warp

    Renato (usuário não registrado) em 4/05/2010 às 10:18 am

    Isso pode ser a resposta pra aquele artigo que falava que o gnome e o kde se mataram por não terem sido escolhidos para o chrome os

    Iuri Gules (usuário não registrado) em 4/05/2010 às 11:11 am

    Dá mais trabalho que o desktop atual… mas vai ser legal pra mostrar pros amigos.

    Hamilton Vera (usuário não registrado) em 4/05/2010 às 12:12 pm

    Prefiro as tecnologias que focam performance em FS/Hardware do que essas “firulas”. Mas de qualquer maneira é visualmente atrativo.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 4/05/2010 às 6:35 pm

    Acho que, do ponto de vista da ergonomia,é uma tragédia.É preciso lembrar que tão levando a risca o conceito físico de organização, que na verdade, costuma ser uma bagunça: Papéis por todo lado, mesa desarrumada enfim. Ora, se o PC permitiu, especialmente em meados dos anos 90, organizar nossa vida com grids verticais e horizontais, ficheiros digitais em pastas e diretórios facilmente acessíveis, porque imitar um sistema físico natural que tanto nos dá dor de cabeça?

    Por que? Porque é muito mais prático.
    Na bagunça da mesa real, os objetos que você acessa com maior frequência acabam ficando em lugares mais acessíveis; os menos acessados acabam ficando por baixo ou mais escondidos e dão mais trabalho de procurar, mas o que ocorre com menor frequência. Se a mesa for sua e usada todo dia, você sempre vai ter uma imagem mental aproximadamente boa de onde as coisas estão ou onde devem ser procuradas. O custo para acessar os objetos tende a ser complementar ao custo para organizá-los, e a soma dos dois tende ao mínimo, com alguns poucos desvios grandes.

    Ao contrário, querer deixar tudo sempre “organizado” implica em um custo constante para qualquer objeto, qualquer seja sua utilidade ou frequência de uso, além de exigir uma classificação prévia a priori, que nem sempre é adequada ou mesmo possível. Pode ficar mais agradável de olhar, mas a funcionalidade não aumenta na mesma proporção. Não somos máquinas para seguirmos ao pé da letra a mesma lógica de organização de um computador. Um certo nível de bagunça, sob controle, é muito mais prático, rápido e menos trabalhoso.

    Sempre achei que a “Metáfora do Desktop” deveria seguir esse modelo mais próximo da realidade, aproveitando a lógica para corrigir os “excessos” de bagunça. Eu tento deixar meu ambiente virtual o mais organizado possível, mas não gosto nada da lógica não-natural que sou forçado a seguir em muitos casos. E muita gente não consegue se acostumar com a organização dentro do ambiente de um computador, e acaba tendo que conviver com uma bagunça terrível, muito pior do que a de sua mesa real, e muito pior do que se estivessem usando algo que seguisse a lógica desse Bumptop.

    Diogo (usuário não registrado) em 4/05/2010 às 11:06 pm

    meio off, mas odeio o Google não chamar o ChromeOS e Android de Linux.

Este post é antigo (2010-05-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.