Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Gerenciar SNMP por meio de código Perl

Enviado por Thiago Glauco Sanchez (thiagoΘticursos·net):

“O SNMP, acrônimo de Simple Network Management Protocol, é apelidado por muitos administradores de rede como “not so Simple Network Management Protocol” devido sua aparente complexidade. Porém utilizar e entender o SNMP é tão complexo quanto colocar um ovo em pé. Uma vez que alguém ensinar como, você se pergunta: “Como eu não vi algo tão simples?”.

O Perl também é uma linguagem mal compreendida por muitos. Apesar de ser extremamente simples, portável e prática, ela é desconsiderada como opção por muitos programadores. Talvez pela falta de marketing ao redor da linguagem ou por ser uma linguagem muito prática e acabe por permitir que se fuja das consideradas boas práticas de programação. Mas para você o que é mais importante? Atender as necessidades e prazos do seu cliente ou atender as teorias ensinadas nas faculdades?

A verdade é que muitos sistemas de monitoramento de redes usam Perl, como Nagios, MRTG, OpenView e ZoneMinder. Este é um tutorial que visa mostrar de forma prática a simplicidade com que podemos desenvolver módulos em Perl que utilizam o SNMP e assim você poderá otimizar sistemas como Nagios ou MRTG.” [referência: ticursos.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2010-07-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.