Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Firefox 4 quer ser rápido, poderoso e adaptável

Firefox 4 quer ser rápido, poderoso e adaptável | Gizmodo Brasil (http://www.gizmodo.com.br/conteudo/lifehacker firefox 4 quer ser rapido poderoso e adaptavel) ” src=”http://img.efetividade.net/img/xtra/firefox-update-mockup-rm-eng.jpg”]

Trecho da nota do Gizmodo Brasil, que inclui também um link para o vídeo, acessível a quem tenha navegadores com suporte a vídeo em HTML no formato Theora:

O diretor de produto do Firefox, Mike Beltzner, fez uma apresentação sobre a visão da Mozilla para o Firefox 4, a próxima grande versão do navegador de código aberto. Os três pilares do grande plano são suporte a padrões da web, controle completo do usuário, e velocidades “super-duperrápidas”.

Como escreve Beltzner, geralmente não é o caso que planos de uma grande versão de software são divulgadas tão cedo assim, mas a natureza e modelo de desenvolvimento abertos da Mozilla são um pouco diferentes. (via gizmodo.com.br)

Veja também o post apresentando novidade previstas para o Firefox 4 no lerodigital.blogspot.com.


• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Está na hora do Firefox tomar aquele “sacode”.
    A versão 3.6.3 está muito boa, mas o flash ainda derruba-o facilmente.
    Infelizmente não posso utilizar o FlashBlock porque, por força do trabalho, desenvolvo em Flex ( e como esse cidadão come memória!! ).
    Utilizo o Chrome para navegação, mas sinto falta dos confortos das extensões que o Firefox me disponibiliza. E também agora o Chrome está “fora do padrão” no meu Ubuntu com os botões do lado direito.. hehe

    Sucesso ao Firefox!
    Que cada versão continue melhor que a anterior!

    ini (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 9:30 am

    @thomas
    para mudar os botões do chrome para o lado esquerdo:
    Opções/Coisas pessoais/Aparência, clique em Usar barra de título e bordas do sistema (pode ser necessário reiniciar o browser).

    Desvantagem: você diminuirá sua área de visualização, mas se já usa o Firefox não sentirá muita diferença.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 9:38 am

    Era essa a atitude que eu estava esperando do pessoal da Mozilla. Ao invés de ficar chorando e reclamando de Deus e o mundo como eles estavam fazendo, estão arregaçando as mangas e partindo para o trabalho, que é o que o pessoal dos outros navegadores estão fazendo.

    @thomas,

    Encontrei os complementos que usava no Firefox para o Chrome.
    Então é possivel que eles existam para você também, o problema é que a página para procurar extensões para o Chrome é um blog e não exatamente uma página de busca como é no site da Mozilla.

    É terrivel procurar extensões para Chrome, mas se você encontra-las isso compensará, até porque o backup do Chrome (~/.config/google-chrome) pode ser levado para qualquer lugar sem ter que baixar tudo de novo numa nova [re]instalação.

    Curioso (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 10:46 am

    É louvável a atitude da equipe do Firefox, deram uma limpa no visual e não tiveram vergonha de copiar o visual do Chrome, que cresce rapidamente. Vão fazer o Firefox inicializar mais rápido e colocar as extensões em processos separados, o que não faz a concorrência.

    Estão fazendo o certo, o que é bom deve ser copiado, não adianta só ficar chorando e ver a banda passar. Isso vale também para as distribuições Linux, veja o sucesso do Ubuntu.

    O problema principal do firefox não é, ao meu ver, aparência. Ele é extremamente configurável e existem extensões que o deixam muito parecido com o chrome, inclusive.

    Aqui no meu FF inclusive eu removi (ocultei) a barra de menu e a única coisa que tenho é a barra de título (kwin), uma barra de abas e a barra de navegação. Ficou mais “fino” que o chrome, inclusive.

    Com relação ao Flash, o removi do meu sistema (64 bit, bugado, deixando só uma versão em 32bit no seamonkey que uso de vez em quando).

    Mas o firefox atualmente não vem com aquele sistema de separar os plugins para não travar o navegador? Estranho ele travar com o Flash. Aqui comigo faz tempo que não vejo a raposinha dar crash.

    As principais deficiências do FF ao meu ver são:
    - tempo de inicialização extremamente alto.
    - extensões e temas precisam que o navegador seja reiniciado. Isso é tão… Windows 98!
    - desempenho na renderização de páginas e na execução de código em JS, principalmente em páginas que usam muitos recursos do HTML5, tais como canvas, animações SVG, audio e vídeo. O firefox simplesmente não está pronto para combater o Flash no quesito desempenho em aplicações ricas. Mas o chrome está.

    - Ok, isso é um tanto embaraçoso, mas bem que alguém (eu não) poderia desenvolver um plugin para o Firefox que ativasse o suporte ao codec h254 e mp3 para as tags audio e video. Assim, “3rd party”, instalável por opção do usuário. Hoje no Linux, Windows e Mac temos várias libs que suportam este formato, como o gstreamer, vlc e xine. Se não em engano o Windows já possui recursos para suportar estes codecs. O próprio Webkit no Linux usa o gstreamer para as tags audio e video.

    Isso não seria desistir dos codecs abertos para uma internet mais livre, mas daria àqueles usuário que gostam do firefox mas odeiam ter que usar o flash para acessar o youtube (o google não migrará para codecs abertos tão cedo, ao que parece).

    O pessoal da Mozilla, que cuida do Javascript 2.0, poderia dar início à estabilização e ao uso desta nova versão, logicamente mantendo retrocompatibilidade com o JS 1.6.

    Há também vários recursos em “draft” na w3c sobre coisas como a tag devices do HTML5, que permitirá o uso de webcam e microfone do usuário como fonte de stream. Isto seria interessantíssimo pois permitiria termos videoconferência nativa em páginas web sem o uso de plugins. Tornar o vlc uma dependência do FF não seria ruim, pois esta lib/player tem um excelente suporte à webcam e microfone em 99% dos sistemas conhecidos (linux, win, mac, bsds, haiku, amiga,…). Com o gstreamer, idem.

    Ou seja, ao meu ver se o pessoal da Mozilla ligar, no ff4, só para aparência, vamos ver um belo de um FAIL, já que os outros navegadores estão ultrapassando o firefox no que é mais essencial quando falamos de aplicações ricas para a internet: Desempenho e fluidez nas aplicações.

    Me lembro quando miguei do IE6 pro firefox, em 2004/2005. O firefox era rápido pra caramba e abria muito rápido tbm. Hoje se tornou um tijolão. E olha que meu computador não é tão lento.

    @thomas faz tempo que a adobe se associou às empresas de memória, porque todo programa deles coooosome muiiiita memóoooria.

    @tenchi, foi lançado inclusive uma versão beta com esse recurso, mas comigo ele travou muito mais que o normal.

    Yangson Fantini (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 11:31 am

    Estou tranquilo quanto ao FF4, sei que vai continuar sendo uma referência em termos de navegadores (e o meu preferido).
    As comodidades que as extensões dão não tem comparação, inclusive é o grande diferencial dele para os outros. O Chrome ainda não tem a confiança do mercado por causa delas.
    Quem quer boa navegação e com rapidez e segurança não vai trocar.

    Vida longa ao Firefox! O melhor!

    Paul (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 3:39 pm

    @thomas: o Flashblock tem uma lista branca, basta colocar lá o domínio ou domínios que vc desenvolve em Flex.

    Kelyane (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 8:15 pm

    Nesta versão (senão me engano) o gerenciamento dos completos deve sofrer alterações e melhorar, pois é chato quando você quer instalar um tema (as vezes com um monte de aba aberta pra visualizar todos) e tem que reiniciar e abre com aquele monte de aba (internet lenta pesa, embora a minha não seja, mas pc não aguenta), apesar de ter a opção de não recuperar abas, mas o interessante seria, visualizar o tema na hora, assim também para plugins, extensões e outros.
    A questão da inicialização e da finalização também, ambos demoram muito no processo.
    Embora disso tudo, o Firefox é muito bom, como web designer, não vivo sem. =D

    Lindrix (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 9:12 pm

    Tomara que melhore muito mesmo! Quanto mais refinado, melhor!

    Erik t (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 9:27 pm

    Eu queria é que eles arrancassem a “barra de status” como o google chrome fez (só aparecendo no tamanho do texto que aparecer).

    Ninguem sugeriu isso no bugzilla ?

    bill (usuário não registrado) em 12/05/2010 às 11:44 pm

    @Erik t

    ja tentou exibir-> barra de status?

    Acho que desde o IE 6 existe essa opcao… O.o

    eu hein…

    jrk (usuário não registrado) em 13/05/2010 às 12:40 am

    Infelizmente é muito parecido com o Opera, o que o torna instantaneamente em um FAIL. Deviam fazer como o Chrome e se inspirar no IE. Ainda é tempo de mudar…

    @thomas A grande novidade do Firefox 3.6.4 é que ele não trava mais com flash, pois isola os plugins em outro processo (como já fazem IE, Chrome e Safari no Snow Leopard).

    Heaven (usuário não registrado) em 13/05/2010 às 8:10 am

    @Kelyane

    Por isso foi feito o persona que acho bem melhor que o sistema de temas antigos do Firefox e também mais clean.

    @Heaven, o personas é só uma “pele” sobre o tema padrão do Firefox. Não é realmente um tema, não modifica as imagens dos botões, barras, menus, etc.

    Se bem que no chrome um tema não modifica o formato dos widgets, mas só seu “papel de parede”, o que dá a impressão de modificar as formas.

    Víctor (usuário não registrado) em 13/05/2010 às 10:47 am

    @jrk Na verdade os outros navegadores tratam cada aba em um processo diferente e não apenas o plugin (caso do firefox)

    jrk (usuário não registrado) em 13/05/2010 às 7:57 pm

    @Víctor Em relação ao IE creio que vc está certo. Mas o Chrome e o Safari (no Snow Leopard) parecem usam um processo específico para o plugin.

    Por exemplo, esta página faz o flash travar: http://flashcrash.dempsky.org/

    No Chrome e Firefox 3.6.4 apenas o plugin travará. Se a aba estivesse no mesmo processo do plugin, toda a aba do Chrome travaria, concorda?

    Cristiano Ricardo Peixoto Pena (usuário não registrado) em 17/05/2010 às 8:55 am

    Querem mexer na interface?
    Querem ficar igual ao Chrome?
    Querem sumir com a barra de menus, barra de status e colocar as abas acima da janela?

    Tudo bem. Contanto que não esqueçam que tem gente que ADORA

    Cristiano Ricardo Peixoto Pena (usuário não registrado) em 17/05/2010 às 9:09 am

    Continuando… (acho que apertei tecla que nao devia aqui no momento da digitação. rs..)

    …Contanto que não esqueçam que tem gente que ADORA a interface atual e não quer mudar mudar pois a acha com excelente usabilidade, com grande facilidade de uso e muito prática.

    Portanto se manterem temas que possam fazer o Firefox ter a aparência que se deseja, como a aparência antiga. Do resto não me importo que mude nada. Senão, terei que usar a versão antiga até que ela não seja mais suportada pelo conteúdo web e ai ter que mudar para a “nova” interface com grande desgosto.

    Estou perfeitamente satisfeito com o meu tema: Outlook 2003 Blue (o 3.0.0.FF3.unofficial) Não gosto de abas. Abro novos links em janelas. E a minha barra de status me oferece informações que me são úteis.

    Portanto espero que a Mozila mantenha o Firefox com as amplas possibilidades de mudança de visual para qualquer coisa, assim como o Linux o faz, agradando a qualquer gosto, e que não siga a contramão da Microsoft que obriga seus usuários a se adptarem a novas interfaces como a Ribbon do office 2007 que não permite de maneira natural a volta do menu antigo e a interface do Windows 7 que em muitas partes não pode mais se parecer com a do Windows XP.

    Proponham novas interfaces mas deixem a opcão do usuário escolher as antigas caso assim o desejar.

    Essa é a minha opnião.

Este post é antigo (2010-05-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.