Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Favoritos 2010: Resultado consolidado e os ganhadores dos sorteios

Com 1507 votantes, nossa votação para identificar os Favoritos da Comunidade Linux brasileira deste ano foi bastante representativa, e chegou a resultados expressivos.

O gráfico acima mostra apenas a categoria das distribuições desktop. Abaixo você encontra o vencedor em cada categoria, bem como o link para o detalhamento, descrição e o pódio completo em cada questito:

Tivemos também um sorteio de brindes para estimular a participação, com os 2 primeiros brindes oferecidos pelo BR-Linux e os outros 6 dados pela parceria com a Savant Tecnologia (obrigado!).

Os sorteados têm até quarta-feira, 17/11. para entrar em contato informando o endereço postal no Brasil para onde deve ser enviado seu brinde.

Eis a lista dos felizardos:

  • LUIZ FERNANDO BRITO DE CARVALHO (lfernandocarvalho@…): HD Externo HP de 500GB
  • CLÁUDIO MARTINELLI (claudio@…): Alicate multifuncional Famastil Targus
  • LEMUEL ROBERTO (lemuelroberto@…): Roteador Linksys WRT54GH-BR (oferecido pela Savant)
  • RICARDO SODRÉ ANDRADE (ricardo@…): Camiseta Savant
  • VANDERLEI BUSNARDO FILHO (caiovbf@…): Camiseta Savant
  • RICARDO MARCACINI (RICARDO.MARCACINI@…): Camiseta Savant
  • WENDELL BENTO GERALDES (wendellbg@…): Camiseta Savant
  • ADHEMAR (azneto@…): Camiseta Savant

E vencedor do nosso Bolão dos Favoritos foi o Eduardo Sierra, que vai ganhar uma Brewzkey como a da foto acima porque chutou que a distribuição desktop favorita seria o Ubuntu com 55% dos votos (errou por 0,2% apenas), e precisa entrar em contato no mesmo prazo e pelo mesmo link acima, dos sorteados.

Obrigado a todos pela intensa e atenciosa participação, e ao longo da próxima semana darei feedback sobre os demais aspectos coletados no formulário de votação: perfil do leitor e opinião sobre o site!


• Publicado por Augusto Campos em 2010-11-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    kashmir (usuário não registrado) em 11/11/2010 às 4:06 pm

    Parabéns aos vencedores!

    rogerio (usuário não registrado) em 11/11/2010 às 4:15 pm

    Parabéns aos vencedores e parabéns ao Augusto por organizar esta brincadeira divertida.

    o (usuário não registrado) em 11/11/2010 às 4:15 pm

    Uma sugestão para a próxima pesquisa seria detalhar um pouco mais a pesquisa, para ser possível fazer correlações por exemplo entre o ambiente gráfico preferido e a distribuição preferida, entre a distribuição preferida e o tempo de experiência com linux e formação técnica na área de informática, o motivo pelo qual usa linux, etc.

    No caso de linguagem de programação seria importante p.ex. a correlação entre a linguagem preferida e seu uso profissionalmente, se aprendeu de forma autodidata ou fez cursos.

    Obrigado, Rogério!

    o, seria realmente interessante, mas excede minha disponibilidade. Isso é trabalho pra um grupo, precisa de estudo prévio da metodologia, definição das características da amostra, etc. Ajudarei a divulgar se você reunir outros interessados e realizar.

    Parabéns aos vencedores!

    PS:Um chaveirinho desses é uma boa pedida para o próximo feriado prolongado.

    Smaug (usuário não registrado) em 11/11/2010 às 4:36 pm

    Dancei de novo, pelo sexto ano consecutivo.

    Mas… brasileiro não desiste nunca!!!

    Vanderlei (usuário não registrado) em 11/11/2010 às 4:48 pm

    aeeee :D ganhei camisetaaaaa :D Vlw!!

    Como curiosidade, eis o script que fez o sorteio a partir de um arquivo CSV com os nomes e e-mails dos participantes:

    awk -F “,” ‘{gsub(/”/,”");gsub(/@.*/,”@…”,$2);print int(rand()*10000)”,”toupper($1),”(“$2″)”}’ nominata.csv | sort -nr | head -8 | awk -F “,” ‘{print “<li>”$2″:”}’

    Conan (usuário não registrado) em 11/11/2010 às 4:58 pm

    Augusto, a votação deveria ser impugnada! ;)
    Da forma como está sendo usada a função rand() não é verdadeiramente randomica. O ideal seria usar o srand com o systime().

    Se fosse para garantir maior aleatoriedade em múltiplas execuções do script, eu certamente garantiria um seeding apropriado (e não baseado no systime…). Mas meu script rodou apenas uma vez!

    Conan (usuário não registrado) em 11/11/2010 às 5:09 pm

    @Augusto,
    ainda assim esse script não é de fato aleatório, sugiro utilizar um seeding adequado (systime+pid?). Da forma como está o resultado será sempre o mesmo, e inclusive é possivel antever o resultado antes da primeira execução permitindo manipular o resultado (que eu tenho certeza que não foi o caso). Como não estou “legislando em causa própria”, se resolver por algum motivo refazer o sorteio, pode retirar meu email da lista.

    Conan, não acho que o sorteio precise de proteção matemática contra a possibilidade de EU antever ou manipular o resultado – eu disporia de formas bem mais práticas de alterar ou antever, se quisesse fazê-lo.

    Se ele precisasse dessa proteção, precisaria também de auditores, e eu preferiria nem mesmo realizar sorteio algum. O simples fato de alguém sugerir que o script precisaria de proteção contra mim é suficiente para reduzir minha vontade de algum dia voltar a realizar sorteios por aqui.

    Para os demais efeitos, o seeding (mas não baseado no systime, PID ou combinação de ambos) seria bastante útil se eu fosse rodar o script múltiplas vezes, sim.

    Conan (usuário não registrado) em 11/11/2010 às 5:19 pm

    @Augusto,
    entendo, e aceito, mas gostaria de tirar um dúvida, oque você costuma a usar como seed? Sempre que precisei eu usei o systime mas reconheço que nem sempre é a melhor opção.

    O melhor mesmo seria uma fonte externa de entropia, mas na ausência delas, algum valor não sequencial nem previsível (systime e PID são ambas as coisas, geralmente).

    Se o script em questão não precisar se preocupar com a possibilidade de fraude por seu próprio autor ou usuário, uma alternativa simples é buscar on-line um número no random.org (que é aleatório mesmo, e não pseudo-aleatório como o rand() do sistema operacional), ou usar sementes buscadas sequencialmente (sem nunca repetir) entre os números de uma série gerada previamente pelo http://www.random.org/sequences/

    Carlos (usuário não registrado) em 11/11/2010 às 5:30 pm

    Realmente não gostei também da maneira como foi feito o sorteio, deveria ser algo transparente. Existe sim várias maneiras de tornar um sorteio a prova de fraudes. Que fique a experiência para o próximo ano e que de antemão se esclareça a maneira de como será feito o sorteio.

    Espero que encare as críticas pois são construtivas, pois como prestigiadores de seu site gostamos que continue cada vez mais prestigiado.

    Carlos, se exibir o código-fonte é transparência insuficiente para você, espero que não mais se inscreva em sorteios do BR-Linux no futuro!

    A crítica é construtiva, também espero que o site seja cada vez mais prestigiado, mas se para isso for necessário que eu ofereça algum tipo de garantia ou auditoria para comprovar a você que eu não estou fraudando minha própria promoção, acredito que não chegaremos a um acordo.

    Especialmente se a razão da desconfiança for que eu posso estar me aproveitando de alguma possível manipulação do gerador de números aleatórios usado pela função rand()… Se eu quisesse interferir no sorteio, bastaria colocar na lista o nome de quem eu quero que ganhe.

    Rafael A. de Almeida (usuário não registrado) em 11/11/2010 às 5:41 pm

    Sem contar PHP (que no resultado foi Java), parece que eu sou a maioria, concordo com tudo.

    Conan (usuário não registrado) em 11/11/2010 às 5:42 pm

    @Carlos,
    No meu entendimento o sorteio é transparente. O Augusto até postou o script utilizado no sorteio. Por isso estamos discorrendo sobre a qualidade tecnica do script, afora isso não vejo nenhum problema.

    kashmir (usuário não registrado) em 11/11/2010 às 5:43 pm

    @Carlos e Conan

    Vocês estão de sacanagem né!?

    Barba (usuário não registrado) em 11/11/2010 às 5:44 pm

    Carlos, não entendi sua crítica… Me explique o porque de você não ter gostado e de não achar transparente. Ao se tratar de um ‘sorteio’ gratuito e não obrigatório, não vejo fundamento nas suas afirmações.

    Conan (usuário não registrado) em 11/11/2010 às 5:48 pm

    @kashmir,

    Qual a vantegem de ser open source se não se aceita colaborações? Se a pesquisa e o sorteio dos brindes fosse feito pela Micrsoft/Apple, nós certamente não estariamos discutindo se o script está bem formulado ou não. Mas como o Augsuto é amigo do open-source, nós podemos discorrer, criticar e propor melhorias.

    Conan (usuário não registrado) em 11/11/2010 às 5:51 pm

    Lembrando que ninguem pagou nada para participar do sorteio, ninguem foi obrigdo a participar do sorteio, ninguem foi lesado. São só sugestões. O mantenedor do script aceita ou não… Nada me impede de fazer um fork. :D

    Ivan (usuário não registrado) em 11/11/2010 às 5:52 pm

    ahhhhh
    eu também quero reclamar, eu não ganhei :’(
    ops , mas também não me inscrevi :S
    rsrs
    fica para a próxima.

    Carlos (usuário não registrado) em 11/11/2010 às 5:52 pm

    Tudo bem o convite para não me inscrever mais está aceito. Você se propõe a fazer um sorteio em seu site que é de renome nacional e age desta maneira, então tudo bem. Eu que estava feliz de participar, contribuir e ainda esperar ganhar alguma coisa agora estou arrependido. Desculpe alguma coisa e até nunca mais..

    Combinado, Carlos, e fique à vontade quando quiser reaparecer, desde que consciente de que vou continuar a agir “desta maneira”, exibindo claramente o script que realizou o sorteio e assumindo que os participantes não esperam que eu deva fazer um sorteio que tome precauções contra a possibilidade de fraudes cometidas por mim mesmo.

    Destaco, entretanto, que faço mais do que “me propor a fazer um sorteio”. Eu de fato faço o sorteio, além da promoção, totalização, publicação, ofereço brindes e obtenho mais alguns via parcerias.

    Nada contra você achar que eu deveria fazer algo mais, mas não acho que eu deveria ser menos claro quanto a expor minha discordância.

    Turambar (usuário não registrado) em 11/11/2010 às 5:59 pm

    Cruzes, gente. O sorteio foi completamente de “bom grado” da parte do Augusto e dos patrocinadores e não custou um centavo para nos registrarmos.

    Será que dá pra parar de chorar ?

    Além disso, os próprios “oferecedores externos de brindes” não reclamaram ou exigiram formas mais complexas de sorteio. Porque vocês iriam ?

    jose (usuário não registrado) em 11/11/2010 às 6:00 pm

    @Conan… se baseie no script do Augusto… escreve um boladão… e vê se ele acha uma boa pra próxima usar o seu… pq voce não escreve um em Java com 438745873958745978324589 linhas pra realizar o sorteio? aí pode gerar uma discussão sobre qualidade de código

    kashmir (usuário não registrado) em 11/11/2010 às 6:02 pm

    @Conan
    Por você e mais um acharem isso: “Mas como o Augsuto é amigo do open-source, nós podemos discorrer, criticar e propor melhorias.”

    O que era uma “brincadeira divertida” se tornou um chute no saco:

    “O simples fato de alguém sugerir que o script precisaria de proteção contra mim é suficiente para reduzir minha vontade de algum dia voltar a realizar sorteios por aqui.”

    Conan (usuário não registrado) em 11/11/2010 às 6:04 pm

    @Augusto,
    Voce aceita a sugestão do José? Certamente eu não faria nem em java e muito menos com 438745873958745978324589 de linhas. que tal lançar um desafio? quem faz em menos caracteres? Ou quem faz em várias linguagens?

    Conan, não descreveria que tenham sido “só sugestões”. Quando você escreve que é possível antever e manipular o resultado, além de estar falando o óbvio (eu sempre poderei antever e manipular o resultado de um sorteio que realizo privadamente), você levanta suspeição sobre o método, mesmo quando depois coloca um parêntese dizendo “ter certeza de que não foi o caso”.

    Não foi algo que apreciei, e certamente não é o tipo de feedback que eu esperava receber após concluir essa tarefa que realizo com tanto gosto.

    Ademais, não será um seed ou qualquer outra técnica matemática que irá impedir que o realizador de um sorteio privado anteveja ou manipule qualquer resultado que ele quiser. Mesmo que fosse possível, nada me impediria de publicar um código com seeding e gerar o resultado com outro (ou mesmo manualmente), se eu estivesse fazendo tudo sozinho como estou.

    Em resumo, não acho que tua participação tenha sido construtiva, e nem acho que seja justo dizer que foi apenas uma sugestão que o desenvolvedor aceita ou não – discordo das premissas, é uma sugestão que não resolve problema nenhum, e o ato de levantar suspeita sobre o método não me parece ter gerado nada de positivo.

    kashmir (usuário não registrado) em 11/11/2010 às 6:08 pm

    @Augusto

    Relaxa, no dia que nos encontramos eu te pago uma cachaça pra agradecer a esse sorteio.

    Fellype (usuário não registrado) em 11/11/2010 às 6:09 pm

    A promoção foi bacana. Espero que se repita no(s) próximo(s) ano(s). O resultado, na minha opinião, foi justo. Eu já ganhei uma vez, logo tenho razões suficientes para confiar no Augusto.

    O primeiro comentário do @conan, a meu ver, foi uma crítica construtiva com uma pitada de humor. Alguém notou o “;)” no final da primeira frase dele?

    Conan (usuário não registrado) em 11/11/2010 às 6:12 pm

    @All, o mundo está muito sério hoje. Como nosso amigo kashmir falou, oque era para ser uma brincadeira divertida se tornou um “chute no saco”. Não foi minha intenção.
    É serio: nunca duvidei seu suas boas intenções.
    Boa sorte a todos e desculpe pelo incomodo.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 11/11/2010 às 6:31 pm

    Ahh não, tão trollando o Augusto por conta do script que ele usa a anos em tds os sorteios e nunca ninguem reclamou?

    Achei que já tinha visto tudo.

    Fellype (usuário não registrado) em 11/11/2010 às 6:43 pm

    @MaxRaven: “Achei que já tinha visto tudo.”
    Nem meu avô, que tem 85 anos de idade, se arriscaria a dizer isto hehehehe

Este post é antigo (2010-11-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.