Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Exclusão de itens individuais do histórico do Firefox

Enviado por Guilherme Garnier (guilherme·garnierΘgmail·com):

“Outro dia, quando fui me logar no Gmail, digitei rapidamente meu login, apertei tab, digitei a senha e apertei enter. Na pressa, não percebi que, em vez de tab, eu tinha apertado shift. Ou seja, o campo login ficou preenchido como “loginsenha”, e a senha ficou em branco. Até aí tudo bem, o Gmail simplesmente me deu um aviso de login ou senha inválidos. Porém, esse “loginsenha” ficou no histórico de preenchimento de campos, o que é bem incômodo, já que contém minha senha. Eu queria excluir este item do histórico, mas sem perder todo o histórico do browser.

O Firefox possui uma opção “Clear Recent History”, no menu “Tools”, que permite excluir o histórico somente para um período de tempo (última hora, últimas 2 ou 4 horas, último dia ou tudo), e permite selecionar também o que se deseja excluir (URLs acessadas, downloads, formulários preenchidos, cookies, cache, logins ativos e preferências de sites). Apesar de esta opção ser bastante completa, eu queria algo mais específico: excluir somente aquele item.

Após uma rápida pesquisa no Google, encontrei algumas referências interessantes, e descobri que a solução era extremamente simples. Para excluir um item do histórico de preenchimento de campos de formulários, basta clicar no campo e, ao aparecer a lista de valores armazenados no histórico, selecione o item que você quer excluir usando a seta para baixo e pressione Del. É só isso!

Também é possível excluir itens individuais do histórico de URLs acessadas. Para isso, repita o procedimento acima, trocando apenas o Del por Shift+Del.” [referência: blog.guilhermegarnier.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-06-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Isso é muito útil e também funciona no IE.

    Marcos (usuário não registrado) em 12/06/2010 às 2:38 pm

    Ótima dica

    alberto (usuário não registrado) em 12/06/2010 às 5:16 pm

    Também há a opção “Limpar tudo sobre este site” ao clicar num item do histórico. Por exemplo, num endereço do br-linux excluiria todo o histórico, cookies e dados digitados em formulários do site.

    ubrals (usuário não registrado) em 12/06/2010 às 5:21 pm

    que excelente!

    Adorei a dica. Augusto, essa tem que ir para os destaques da semana!

    ikk (usuário não registrado) em 14/06/2010 às 12:49 pm

    Oh, pra excluir tem que apertar Del! Eu nunca ia adivinhar isso sozinho! Próxima aula: para submeter forms, aperte Enter.

Este post é antigo (2010-06-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.