Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ex-chefão da Sun comenta processo da Apple contra o Android

Na semana passada noticiamos o processo da Apple contra a HTC por celulares com Android que violariam patentes dela, e hoje fiquei sabendo que Jonathan Schwartz, até recentemente o chefão da Sun, tem algumas recordações a compartilhar sobre casos semelhantes, na mesma linha do que já mencionamos na notícia anterior: de que as empresas processadas (ou ameaçadas, no caso dele) se defendem apresentando sua própria lista de patentes que consideram violadas por algum outro produto da rival, e aí udam o tom da conversa.

O OSNews resumiu a manifestação do ex-CEO, e a parte que achei mais interessante foi o final, em que o contexto é analisado: usar patentes é um sinal de desespero, e muitas vezes geram o efeito oposto, dando combustível para o crescimento do produto ou empresa tomada como alvo – e este efeito já está sendo percebido por Schwartz com relação ao interesse de desenvolvedores no Android, estimulado exatamente pela preocupação da qual a Apple passou recibo publicamente.

Mas o post de Schwartz também é interessante pelas conversinhas ao pé do ouvido, de CEO para CEO, que ele teve com Steve Jobs e com a dupla Gates/Ballmer, quando a Apple e a Microsoft vieram falar de processos similares. A narrativa é curta, mas mostra como o jogo é jogado, ao menos quando o acusador é uma empresa com produtos reais, e não uma cujo único negócio é ordenhar um portfolio de patentes adquiridas no mercado.


• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    JavaPauloMG (usuário não registrado) em 10/03/2010 às 5:37 pm

    Concordo com ele, e havia pensado nisso justamente quando ouvi essas declarações de Jobs que atacavam diretamente o Google e a Adobe, muito infelizes suas declarações, que somente fazem demonstrar o desespero do mesmo diante da concorrência batendo a porta. Abre o teu olho IPhone.

    Patola (usuário não registrado) em 10/03/2010 às 7:50 pm

    Então todas estão desesperadas? Olha esse gráfico:

    http://www.androidcentral.com/sites/androidcentral.com/files/articleimage/Phil%20Nickinson/2010/03/Patent%20lawsuits.jpg

    psicoppardo (usuário não registrado) em 10/03/2010 às 9:31 pm

    Parece realmente que esse processo contra a HTC, não passou de FUD do Jobs.

    É a velha tática de terrorismo digital, parece que Ballmer e Jobs estão meio íntimos.

    Neno (usuário não registrado) em 11/03/2010 às 12:26 am

    Acho a atitude da Apple como a manobra mais cara de pau para não ser “passada para trás” novamente, assim como as lendas contam =P

    Primeiro, a Apple se acha detentora da criação do primeiro computador pessoal … ele sempre existiu, masestava relegado á ser uma caixinha com luzinhas, e nada parecido com o que Wozniak criou, mas mesmo assim, ele foi uma inovação, não uma criação da Apple.

    Segundo, se acha detentora da criação das interfaces gráficas … elas já existiam, no PARC Xerox, meio rudimentares em alguns aspectos, mais inovadores em outros, mas já existiam. Apenas a Apple inovou, nada mais.

    A Apple sempre foi Stylish, não inovadora em criar novas tecnologias. Só renova estilos que mais tarde são copiados por muitos, mas parece mais uma industria de alta costura do que uma empresa de tecnologia.

    Agora, ela se acha dona de sistemas multitouch com gestos manuais, sistemas operacionais de celulares … para mim, isso está parecendo muito com a história da SCO X IBM … e vocês sabem que seria a SCO nesse caso =:P

    Acho que Steve Jobs deveria se preocupar em pelo menos implementar o suporte á flash no iPhone e no futuro iPad, assim como criar algo que faça o iPhoneOS ser multitarefa pelo menos no iPad, inovar nisso, do que ficar com birra de que “a bola é minha, o jogo é meu”.

    Aliás, ótima matéria. Jonathan Schwartz deve estar orgulhoso de colocar o “trio calafrio” (Ballmer, Gates e Jobs) em seus lugares.

    Philippe (usuário não registrado) em 11/03/2010 às 9:37 am

    “a Apple se acha detentora da criação do primeiro computador pessoal … ele sempre existiu, masestava relegado á ser uma caixinha com luzinhas”

    pra mim isto é novidade! meu pai tinha me falado duma época onde o PC nao existia, mas talves é ele que nao o conhecia :P

    mdv (usuário não registrado) em 11/03/2010 às 11:45 am

    Antes do Apple II (ou o anterior) que a Apple criou já existiam muitos outros computadores pessoais de 8 bits, como os TRS-80, Sinclair e cia, fora o Altair, que foi muito anterior

    http://en.wikipedia.org/wiki/Altair_8800

    Quanto aos Apple I e ][, para ser justo é preciso dizer que não foi bem “a Apple” que os criou, mas eles é que permitiram a criação da empresa que viria a ser a Apple. Eles foram projetados e construídos 100% pelo Steve Wozniak (tio Jobs nunca pôs a mão na massa), e ele (o Woz) tem todos os méritos desse trabalho, que realmente foi algo fantástico de se fazer naquela época, e o fato é que, funcionalmente, eles foram sim os primeiros computadores pessoais capazes de mostrar o caminho a ser seguido por todos os outros fabricantes que desenvolveram e lançaram seus modelos concorrentes praticamente ao mesmo tempo.

    Mas o Woz pulou fora logo depois, e isso tudo já não tem mais relação nenhuma com o que é a Apple hoje ou o que ela representa ou produz.

Este post é antigo (2010-03-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.