Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Entrevista: Ubuntu não tem planos de criar fork do GNOME

O jornal austríaco Der Standard publicou uma entrevista com Jono Bacon, gestor de comunidades do Ubuntu, onde ele responde claramente que, apesar da quantidade de modificações que a Canonical tem realizado no GNOME que distribui, não existe a intenção de criar um fork próprio do ambiente.

Segundo ele, o código das alterações (como o novo sistema de notificações de aplicativos, entre outros) está aberto e reunido no Ayatana, e – assim como ocorre no caso de outras distribuições que promovem suas próprias alterações – a Canonical implementa o que acredita interessar ao seu público, e apenas oferece ao GNOME – o GNOME aceita só se quiser, mesmo quando as mudanças são baseadas em especificações abertas do freedesktop.org e seus desenvolvedores são convidados a participar dos projetos. (via lwn.net)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-08-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Bremm (usuário não registrado) em 10/08/2010 às 10:03 am

    E como o Gnome não aceita a maioria das contribuições… (o resto todos já sabem)

    Fabio Luiz (falcon_dark) (usuário não registrado) em 10/08/2010 às 12:45 pm

    Se passarmos a discutir a definição de fork talvez cheguemos à uma interpretação que indique que a Canonical já fez um fork. Ela tem atualizações e implementações específicas do Gnome que são mantidas em um repositório separado, que não funcionam em um Gnome distribuído por um outro vendedor, que não são e nem poderiam ser inclusas da distribuição oficial do Gnome (algumas por dependerem de software que não está lá) e que, em alguns casos, divergem da visão futura do Gnome e são até incompatíveis com a próxima versão do Gnome (por depender de software que não vai estar lá).

    Se isso não é um fork, que nome tem? Duck type definition?

    Pessoalmente acho que todos perdemos com isso. Todos os vendedores gastam tempo e recursos adaptando Gnome e KDE à sua própria vontade, nada de errado com isso, mas penso que se todos esses recursos estivessem empenhados em completar os mesmos objetivos teríamos software muito melhor para usar.

    tre (usuário não registrado) em 10/08/2010 às 1:09 pm

    Não vai criar um fork ? Mas já criou a partir do momento que faz programas novos e modificações em relação ao gnome e mantém um repositório de código-fonte separado, isto é, não submete as modificações ao time do gnome.

    O próprio ubuntu já é um fork do debian.

    Diogo (usuário não registrado) em 10/08/2010 às 1:36 pm

    Um dia, quando o Linux estiver do jeito que a Canonical quer (e não ajuda pra isso), eles mudarão uma dúzia de linhas no Kernel e dirão que é um novo S.O., não mais Linux, e fechará o código de tudo!

    Glauco (usuário não registrado) em 10/08/2010 às 1:38 pm

    Para mim, não é fork já que não é um Gnome completo que segue em paralelo, são apenas alguns softwares e bibliotecas que se integram com o Gnome oficial.

    Lewis (usuário não registrado) em 10/08/2010 às 1:58 pm

    Fork é do SL, é algo normal.

    Eu ainda prefiro Debian ao Ubuntu, mas o Ubuntu trouxe muitos avanços na usabilidade e instalação.

    Não entendo o porquê de tantas criticas ao Ubuntu. Só porque ele deixou a tecnologia do Linux mais acessível a todos? Não consigo acreditar que ainda tem gente q

    que queira que o Linux continue um clubinho fechado de escovadores de bits…

    @Diogo

    “Um dia, quando o Linux estiver do jeito que a Canonical quer (e não ajuda pra isso), eles mudarão uma dúzia de linhas no Kernel e dirão que é um novo S.O., não mais Linux, e fechará o código de tudo!”

    Agora você brincou de troll.

    Fechar GPL é dose, heim!

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 10/08/2010 às 3:15 pm

    Eu acho a idéia da canonical boa, mas eu como desenvolvedor tenho uma dúvida. A cada versão lançada do gnome eles tem que portar as modificaçoes que ele tem no sistema pra ela não é isso?

    @Igor Cavalcante

    A Canonical segue de perto os upgrades do GNOME.

    Quando o GNOME libera um upgrade a Canonical insere ele no Ubuntu, com certeza portando qualquer uma das modificações especificas da distribuição.

    ioca100 (usuário não registrado) em 10/08/2010 às 4:16 pm

    O Ubuntu tem facilitado o uso do Linux,mas eu que sou usuário, não técnico em TI,participo do Ubuntu PT Forum e vejo as dificuldades dos novos usuários.rsrs.

    Douglas (usuário não registrado) em 10/08/2010 às 5:37 pm

    Existem certos Ubuntu-user que ficam de mimimi por nada. É só abrir a boca para falar um defeito da Canonical e eles fazem todo um teatro. Não cansa ficar se fazendo de vítima?

    A Canonical nem o ubuntu são perfeitos, assim como todas as outras distribuições, e todas as distribuições recebem críticas. Porque o Ubuntu não pode ser críticado? Ele é melhor que os outros? A Canonical é santa? Acho que não…

    E A Canonical não faz um fork, realmente um fork, porque tudo que ela fez até hoje no gnome foi Novos applets e novos Temas, só.

    self_liar (usuário não registrado) em 10/08/2010 às 7:53 pm

    A ação do Ubuntu é digna de forte senso de liberdade .Quando uma instituição não aceita contribuições devido aos seus mentores ,então é melhor partir do zero .

    No entanto , a Novell e a Red Hat vivem com seus ataques de que a Canonical não ajuda o kernel e nem o GNOME.Não aceitam que a Canonical façam sozinha suas ações sem depender da chefia do GNOME.

    Algumas vezes ,os mentores pensam muito neles.

    Marco (usuário não registrado) em 10/08/2010 às 11:26 pm

    Nota: a tradução adequada de “vendor” é “fornecedor”. Cuidado com falsos cognatos.

    Benjamim (usuário não registrado) em 11/08/2010 às 12:47 am

    A canonical merece todos os méritos para mim. Ja existem grandes empresas e de muita competência trabalhando no Kernel mas ninguém dava atenção a usabilidade no desktop. Ela viu uma oportunidade de ajudar de uma maneira que ninguém tinha feito e ainda por cima é criticada por isso.

Este post é antigo (2010-08-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.