Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Editom: Editor de Partituras

Enviado por Eduardo (eduardo·edusantosΘgmail·com):

“O Editor de Partituras Livres EDITOM chega ao Portal do Software Público Brasileiro. Na visão do seu criador o EDITOM poderá ser utilizado agora por qualquer pessoa, em particular pelas crianças que estão em idade escolar. “Com a aprovação da legislação federal que retorna o ensino da música nas escolas, o EDITOM certamente será uma ferramenta que vai estimular ainda mais o estudo da música por parte das crianças”, completa Bittar.

A solução pode ser acessada direto no Portal do Software Público Brasileiro pelo endereço http://www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/detail-community, clicando no botão “Acesse a comunidade EdiTom e baixe o software”

O Editom possui tutores de flauta, violão e teclado, mostrando as posições de cada nota ou acorde, na sequência da partitura escolhida. Os tutores têm o objetivo de facilitar a execução de músicas a partir da partitura, orientando os primeiros passos do aluno.

Além da forma tradicional da partitura, o software possui mais 5 formas diferentes de apresentar a partitura. Iniciando por ovais coloridos sem o pentagrama, as simbologias de escrita vão sendo acrescentadas em cada forma, até se completar na sexta forma que é a partitura tradicional.

Permite tocar uma partitura, como se fosse um software de Karaokê possibilitando repetir o exercício ou acompanhar a partitura, utilizando o teclado do computador como se fosse um instrumento musical.” [referência: softwarepublico.gov.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-11-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 2:11 pm

    Testei ele no PC de casa. Achei muito lento e com uma interface não muito agradável.

    (não que isso indique que o software seja ruim, mas mostra por onde pode melhorar agora)

    Alexandre Cunha (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 11:39 am

    Tem de se fazer registo para aceder ao programa?
    Assim não gostei…

    Renan (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 12:55 pm

    Testei ele em casa também, e achei também com uma interface meio “alien”.

    E ter que fazer registro para baixar o programa? Pra quê?

    Vinícius (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 1:11 pm

    Infelizmente não consegui passar daquele Captcha, não da para enteder se é para se orientar pela linha, ou se primeiro caracteres com a mesma cor…
    A principio gostei da idéia do registro pq pode deixar a gente mais perto de participar do desenvolvimento, mas por exemplo, vou procurar outro dia tentar baixar pq hoje já vi que não vai rolar.

    Renan (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 1:22 pm

    “Infelizmente não consegui passar daquele Captcha, não da para enteder se é para se orientar pela linha, ou se primeiro caracteres com a mesma cor…”

    O Captcha me jogou umas letras clarinhas em um fundo branco. Não exatamente a melhor combinação…

    Ivanaldo de Araújo da Cruz (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 2:37 pm

    Testar um programa eu sei que demora muito tempo agora experimentar é outra coisa;

    Agora é muito rápida a inicialização em relação a softwares pagos;

    Um excelente português, e incremento de formas de notas que até minha filha de cinco anos entendeu;

    Conversão de midi rápida e confiável (apesar de não pegar uma midi muito complexa);

    Explanação clara dos menus e com um tom de aplicativo semelhante a geração seven;

    E um dos mais importantes é grátis;

    Mas o realmente essencial a abnegação de um profissional dedicando tempo para contribuir com a humanidade e isso realmente não tem preço;

    O meu muito obrigado e graças ao bom Deus pela tua vida

    Ivanaldo de Araújo da Cruz

    fireduck (usuário não registrado) em 20/11/2010 às 1:07 am

    Parece bom para o que se propõe (educação musical). Vale lembrar porém que não é muito adequado para uso de pessoas que já tenham conhecimento em Música.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 20/11/2010 às 2:42 pm

    @Ivanaldo:

    Testar um programa eu sei que demora muito tempo agora experimentar é outra coisa;
    Agora é muito rápida a inicialização em relação a softwares pagos

    O Editom é feito em Java. No meu PC, alguns programas feitos na linguagem, como o JDownloader, abrem rapidamente, com uma interface toda polida.

    Não tive o mesmo sucesso com o Editom. Depois de três minutos a interface do programa se abriu para mim, percebi um “delay” ao abrir o menu às vezes, tentei selecionar algumas notas na partitura e o ponteiro do mouse só ficou com a forma da “seleção” por um bom tempo…

    Não digo que o software é ruim, longe disso. Citando um exemplo meu: num emprego antigo, mostrei o Piwik (uma ferramenta que gera relatórios de sites) ao meu chefe. A ferramenta estava muito crua (estava na versão 0.4.alguma-coisa). Ele mostrou pra mim o Google Analytics, seus relatórios mais rápidos de renderizar no navegador, muito bem-formatados, com mapa-mundi em Flash, etc. Ficou utilizando a ferramenta da Google e deixou o Piwik de lado. Atualmente, o Piwik está no nível do Google Analytics, mostrando mapa-mundi, relatórios maravilhosos, com um esquema de plugins… E muita gente está abandonando o GA para utilizá-lo. Se eu mostrasse hoje ao meu ex-chefe, a história seria outra :D

    O que quero dizer é: um software livre tem tudo para ser um software ótimo. Problemas existem, claro, mas podem ser resolvidos de forma mais racional que em softwares proprietários (quem trabalha em empresas de desenvolvimento de software sabe como é isso).

    O Editom tem potencial para ser referência no ensino de música por computador. A decisão da empresa criadora do software de liberar seu código-fonte foi muito boa. Agora, o trabalho a se fazer é melhorar o que já está feito.

Este post é antigo (2010-11-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.