Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


DRG anuncia nova ferramenta: DRG Distro

Enviado por Alexandro Silva (alexoslabsΘgmail·com):

“O Dragon Research Group (DRG), grupo de pesquisa do Team Cymru, anuncia uma nova ferramenta de segurança denominada DRG Distro. Esta ferramenta é parte fundamental da rede DRG que proverá informações de segurança para a comunidade da Internet. O Dragon Research Group (DRG) Distro é uma distribuição Live CD baseada em Linux e representa o esforço atual da equipe do DRG em pesquisa, análise e desenvolvimento. A meta da DRG Distro é compor uma rede de sensores “pods” que podem de forma segura e anônima contribuir com dados para a comunidade de segurança da Internet.

O DRG Distro pode ser configurado para coletar dados passivamente para várias aplicações (como HTTP) ou realizar monitoramento ativo de atividade maliciosa, se previamente autorizado. A distribuição possui uma série de módulos e ferramentas que, quando integradas, permitem que a rede de sensores proveja informações em tempo-real para o administrador do pod local.

A rede DRG foi projeta para fornecer informações úteis na forma de estatísticas, gráficos, feeds de ameaças e ferramentas que beneficiarão a comunidade de segurança. Nenhuma informação sobre os parceiros locais será disponibilizada fora do grupo central do DRG.

O DRG procura parceiros confiáveis para participar do projeto. Candidatos a possuir um pod local serão avaliados pelo conselho do DRG, a fim de garantir a integridade dos dados. Administradores de pods terão algumas vantagens em relação ao público, como acesso a um portal local com dados de atividades maliciosas e poderão auxiliar no desenvolvimento futuro do projeto.

Para se candidatar solicitamos que enviem as informações abaixo, assinadas com PGP para: dragon@drg.team-cymru.org

* Nome completo;
* PGP public key;
* Localização geográfica do pod e tipo de rede;
* Descrição da conexão disponível para o pod (ex: banda disponível, política de rede e filtros que podem impactar o uso, instruções especiais);

Comentários e questões podem ser enviados diretamente ao endereço de e-mail (dragon@drg.team-cymru.org) ou através do canal IRC #drg na rede Freenode.

Candidatos aprovados receberão informações adicionais sobre seu pod, incluindo instruções de instalação, especificações técnicas etc. (Mensagem enviada pelo Jacomo Piccolini da RNP para a lista do GTS)” [referência: blog.alexos.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-01-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2010-01-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.