Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Dia Internacional contra o DRM: 4 de maio

Do IDG Now:

O dia 4 de maio de 2010 será o Dia Internacional Contra o Gerenciamento de Direitos Digitais (DRM), por  convocação de grupos de direitos online e de justiça social.

A data especial é um esforço para conscientizar as pessoas sobre o que os organizadores definem como perigo das tecnologias de restrição de acesso dos usuários a filmes, música, obras literárias, softwares e outros formatos de dados digitais.

Vários processos de DRM monitoram as atividades dos usuários e registram o que eles acessam às corporações que impõem o uso da tecnologia. (…) (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Bremm (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 5:15 pm

    Ano passado eu já havia pensado em fazer uma camiseta com um sinal de trânsito semelhante ao proibido estacionar, porém no lugar do “E” escrever “DRM”. Algo semelhante:

    http://telematicsnews.files.wordpress.com/2009/06/drm-free-music_2405.jpg

    CYGNUS X-1 (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 6:24 pm

    Tenho alguns vídeos aqui com essa porcaria, se alguém souber como quebrar, me avise.

    Marcos (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 8:27 pm

    Vamos ser práticos — não gosta de DRM, não compre a coisa e avise para seus próximos porque você não o fez! Tem anos que não compro um simples DVD — quando quero muito guardar um filme, obtenho-o por outros meios e gravo uma cópia em dois DVDs (backups são sempre importantes) usando um formato que eu sei que continuará funcionando dentro de cinco anos e que me permitirá converter para outro formato depois, quando isso dos necessário — não existe “se” aqui: formatos mudam.

    Só existe uma coisa que pode matar essas idéias estúpidas: nosso dinheiro. Não comprando produtos com esses anti-features, tornaremos os investimento nelas algo (ainda mais) patético.

    Leonardo (usuário não registrado) em 3/03/2010 às 7:03 am

    Hum…. interessante, Marcos. Como vc “obtém” um DVD sem comprá-lo efetivamente? Você faz isso via torrent ou compra do camelô mais próximo da esquina?

    Para qualquer uma dessas opções você comete crime.

    Patola (usuário não registrado) em 3/03/2010 às 7:13 am

    DRM não é questão de mercado, é questão de direitos civis. Devia ser contra a lei, pra começar. Por exemplo: DRM é algo que efetivamente impede que você use a cláusula de “Fair Use” nas leis internacionais de copyright, que permite citações e reprodução para respaldo (“backup”).

    Harry (usuário não registrado) em 3/03/2010 às 10:19 am

    Crime maior é o das empresas que colocam estes defeitos nos nossos aparelhos. Obter um DVD via métodos “alternativos” muitas vezes é a única forma de poder utilizar nossos aparelhos direito, sem nenhum tipo de defeito inserido propositalmente.

    Marcos (usuário não registrado) em 3/03/2010 às 2:05 pm

    @Leonardo
    Sebo, empréstimo, etc.

    Blergus (usuário não registrado) em 3/03/2010 às 6:05 pm

    Ao explicar às pessoas normais (não-computeiros) porque o DRM é maligno, descarte o jargão e use a linguagem popular: http://bobagento.com/a-sutil-diferenca-entre-o-dvd-pirata-e-o-original/

    Muitos entenderão essa imagem como apologia a pirataria, mas eu entendo como crítica às anti-features dos DVDs originais que tornam o pirata mais atraente.

    @Leonardo,

    eu gostaria é de saber como você faz para tocar um DVD no seu GNU/Linux (ou outro SO livre), sem “cometer um crime”.

    Pois você deve saber que até hoje não há como fazer isso sem recorrer à quebra da codificação do DVD, o que é contra a lei e em países como os EUA é crime. Os produtores não respeitam o SEU direito de tocar aquilo que comprou onde você quiser. Você dá o seu dinheiro para eles, e em troca não pode usar. Isso não é crime?

    Enquanto houver qualquer tipo de DRM, os consumidores serão sempre compelidos a buscar caminhos alternativos. Ou você acha que todo mundo tem que fazer papel de palhaço e ainda ficar contente com isso?

Este post é antigo (2010-03-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.