Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Desenvolvimento do Flex Builder para Linux é interrompido

Enviado por Elvis (elvisΘbol·com·br):

“”Após um longo tempo em status alfa, a Adobe está interrompendo o desenvolvimento do Flex Builder/Flash Builder para o ambiente Linux. Após estudos de mercado, decidiram focar o desenvolvimento nas plataformas Windows e Mac ao invés de adicionar suporte ao Linux na ferramenta.”” [referência: blogs.adobe.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-09-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Animal-X® (usuário não registrado) em 23/09/2010 às 2:32 pm

    Mais uma vez a Adobe dando para trás! Mas sinceramente, que morra, ainda prefiro desenvolver em C/GTK! :P

    Ricardo (usuário não registrado) em 23/09/2010 às 3:03 pm

    É uma pena. Como uma empresa o principal objetivo deles é lucrar, por isso não condeno a decisão deles, o mercado de desenvolvedores Flex que usam somente Linux deve ser bem pequeno mesmo. Mas pelo menos a alternativa do compilador de linha de comando vai continuar.

    Juan (usuário não registrado) em 23/09/2010 às 3:19 pm

    Bem, se existissem muitos programadores flex usando Linux, acho que a notícia seria outra. Todo mundo que conheço programa em C, Java, Python e Perl (a resistência) e para essas linguagens há várias alternativas no Linux.

    Josenaldo (usuário não registrado) em 23/09/2010 às 3:20 pm

    Uso ubuntu. Atpe me ineteressei pelo Flex, mas com essa notícia…. Tõ vendendo meu livro de Flex, alguém quer comprar?

    Douglas Augusto (usuário não registrado) em 23/09/2010 às 3:21 pm

    Obrigado, Adobe. Obrigado por preservar o GNU/Linux como um ambiente menos amigável ao desenvolvimento de aplicações em plataformas proprietárias (como o Flex e Flash).

    A Adobe é a única empresa que conheço que consegue criar um plugin para o eclipse (flex-builder) que não é multiplataforma. Nunca entendi como ela consegue fazer isso. E olha que ele não faz nada demais para precisar ser ligado a uma ou outra plataforma.

    A conclusão: ela não consegue fazer. Trabalho porco mesmo. Só pode ser.

    Como Flex é um framework para Flash e a tendencia do Flash é definhar até morrer, creio que seja mais interessante o desenvolvedor de aplicações ricas apelar para outros frameworks baseados em padrões abertos, tais como o ExtJS e o Qooxdoo.

    Mas concordo que para o desenvolvedor o Flex é muito fácil e produtivo. Mas a maioria dos que desenvolvem em Flex (mesmo o sdk, feito em java, continuar funcionando no Linux, mas do jeito que a Adobe faz, é bem possível que por pouco tempo) usam o Builder, e creio que só uma minúscula parte deles usem Linux.

    Ah sim, eu já experimentei os alphas do flex builder para Linux: era uma droga: funcionava só com versões antigas do eclipse, e, quando instalado, DESATIVAVA todos os outros plugins que vc tinha instalado no eclipse, o tornando inutilizável para qualquer coisa que não fosse desenvolver em Flex. Ou seja, muito porco.

    Ela parou de desenvolver o que já não funcionava. Simples.

    Renato Elias (usuário não registrado) em 23/09/2010 às 5:04 pm

    Eu nunca tinha conseguido fazer ele funcionar, mesmo no windows / macosx o bicho travava todo o eclipse

    Willian (usuário não registrado) em 23/09/2010 às 5:12 pm

    Sinceramente? Não perco nada :)

    Fabio Luiz (falcon_dark) (usuário não registrado) em 23/09/2010 às 7:50 pm

    O Linux não perde nada… só todo o mercado que desenvolve para Web. Mas o que deve ser isso né? Ainda temos todo o mercado que não desenvolve RIA para explorar…

    Enquanto isso a AutoDesk anunciou o porte do AutoCad para… Mac! É outro mercado onde o Linux não entra: engenharia e arquitetura. Na ponta do lápis fica muito fácil entender porque o Mac já tem quase 10% do mercado e o Linux patina no 1% há anos. Só tem uma coisa que os amigos que estão dando de ombros para a Adobe estão esquecendo. Os jogos também não virão.

    O Linux pode ter 100% dos servidores do mundo, não importa. Enquanto não tiver massa no desktop não vai mudar nada. Eu acho uma pena, não por gostar da Adobe ou por desenvolver em Flash (não gosto e não desenvolvo). Mas porque quando isso acontece significa que uma parte (grende neste caso) dos usuários não poderá usar Linux porque uma tecnologia não é suportada na plataforma. Todos perdemos com isso.

    Hell (usuário não registrado) em 23/09/2010 às 7:52 pm

    @Ricardo

    Eu era um dos desenvolvedores que esperava uma versão para Ubuntu.

    @tenchi

    Por mais estranho que possa parecer o SDK e o compilador de código flex é escrito todo em JAVA, pelo que me recorde.

    Já o plugin do Flex Builder (Flash Builder) é escrito em C++, só alguma parte dele que é feita em Java, foi a coisa mais bizarra que já vi, por essa razão é totalmente dependente a plataforma.

    Outra coisa já programei em Flex e nem é tão fácil quanto dizem, tem horas que você faz livros e mais livros de código para fazer uma bobagem, um projeto em que participei analisei o código feito por um amigo meu algo levemente complexo o resultado era que várias classes ultrapassavam mais de 1000 linhas de código, algo totalmente horrível em relação a OO (detalhe que estou falando de métodos que tinham em torno de 100 a 300).

    Acho melhor investir mais em jQuery mesmo.

    braun1928 (usuário não registrado) em 23/09/2010 às 8:28 pm

    @tenchi a Progress faz o OpenEdge Architect como um plugin do Eclipse também… que só roda no Windows =)

    Olá Galera !!!

    Um tempo atras andei tentando brincar com flex usando o linux. A verdade é que o Flash Builder 4 que é baseado no Eclipse nada mais é que uma IDE para facilitar o desenvolvimento da interface, gerando o mxml. Além disso contamos ainda com o auto-completion e outros recursos como declaração automatica dos pacotes… Enfim, quero dizer que é muito tranquilo desenvolver em flex com um simples editor de texto e o sdk. Na lista mesmo do flex tem muita gente que faz isso no mac, no linux. Desenvolver aplicativos em flex usando apenas um bom editor de texto e o sdk. Mas será tão produtivo assim ? Com certeza nao será tão produtivo, mas nao creio que a perda seja tão significativa assim, acho que o maior problema seja durante a curva de aprendizagem. Além do mais temos os frameworks em expansão como eh o caso do Mate e do Swiz.. Querem programar em flex, baixem o sdk aprendam AS3, alguns widgets com mxml e boa !!!

    Riser (usuário não registrado) em 23/09/2010 às 8:34 pm

    @Fabio Luiz

    Na verdade o Linux é maior ou igual ao OS X em número de usuários há algum tempo.

    Não há nenhum meio de medir o número de usuários Linux confiavelmente.

    Triste somos nós que acreditamos nessas balelas.

    Welington R. Braga (usuário não registrado) em 23/09/2010 às 8:52 pm

    Chego a duas conclusões:
    1 – Tô ficando velho, não faço a menor ideia do que é nem pra que serve isto
    2 – Tenho certeza que não tô perdendo nada em não saber do que se trata :)

    Alan (usuário não registrado) em 23/09/2010 às 9:17 pm

    É como aquela estória dos vendedores de chinelo na India:

    Vendedor 1: Não tem mercado para vender chinelo na India, lá ninguém usa chinelo.

    Vendedor 2: Tem um grande mercado inexplorado para vender chinelo na India, pois lá ninguém usa chinelo ainda.

    É uma pena a Adobe sempre se comportar da maneira do Vendedor 1.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 23/09/2010 às 9:30 pm

    A Adobe ta certa, a galera de cueca vermelha nao gosta de pagar pelas coisas mesmo ou é grátis e vem com codigo-fonte ou entao nao presta. Por isso que o Linux Desktop vai viver em migalhas e nunca vai ser nada mesmo.
    Nos servidores terá sucesso. Mas linux para mortais, esqueçam, a revolução fica por aqui.
    Podem moderar cuecada

    foobob (usuário não registrado) em 23/09/2010 às 11:00 pm

    Fabio Luiz (falcon_dark) (usuário não registrado) em 23/09/2010 às 7:50 pm:
    “O Linux não perde nada… só todo o mercado que desenvolve para Web.”

    Flex != web

    web = http+html+javascript+css+xml+svg

    Você pode criar seu rich focking framework pra gerar a sopa de letrinhas acima em qualquer linguagem rodando no servidor.

    Cícero Moraes (usuário não registrado) em 24/09/2010 às 2:23 am

    Falou bonito Franklin…
    Não é necessário o Builder… ainda bem que descontinuaram.

    Grande abraço!

    Infelizmente é um produto consagrado a menos pro Linux. Triste, porque ele seriviria pra atrair mais gente pra plataforma.

    @Riser, de onde você tirou que temos tanto usuários quanto o Mac? Estamos longe disso e negar os fatos não ajuda em nada, muito pelo contrário.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 24/09/2010 às 9:16 am

    Impressionante a falta de liberdade de expressão no meio dos defensores da liberdade, qualquer opinião que vá ao encontro de suas crenças é moderada.
    Software Livre deste jeito vira coisa de comunista.

    Sr. Òbvio (usuário não registrado) em 24/09/2010 às 10:15 am

    Quem abre mão de um pouco de liberdade, para ter mais conforto, não merece nenhum dos dois.

    @marcosalex, ok que não existem tantos usuários de Linux quanto de Mac, principalmente nos países mais ricos (no Brasil Mac é tão raro quanto Linux).

    Mas não creio que sejam verdadeiras estas estatísticas de que o Linux tem somente 1% ou menos do mercado de Desktop. Não tenho em mãos dados que indiquem que as estatísticas atuais não representem a realidade, é só um palpite.

    Ah sim, a Adobe não liga pro Linux e parece que ninguém conseguia usar o Adobe Flex no Linux (eu mesmo já tentei por muito tempo, acreditem), por isso ela deixar de manter uma versão pro pinguim não fará a menor diferença.

    O Linux não precisa de esmolas.

    Na minha opinião a ideia do Flex é ótima, mas o fato de a Adobe lançar este framework para rodar em cima de uma tecnologia proprietária (estou falando da tecnologia, não de código), o flash, matou. Muito.

    ps: se quiser substitua Linux por GNU/Linux.

    André (usuário não registrado) em 24/09/2010 às 12:54 pm

    O Linux não está perdendo nada. Essa é a minha opinião pessoal. E eu sou só um latino americano que trabalha com flex (por ordem do patrão) diariamente, desde a versão 2.1 do SDK, no Windows e digo pra quem quiser ouvir: eu não uso o Builder nem com uma arma apontada pra cabeça. Eu faço tudo no SciTE ou qualquer outro editor descente e, com a documentação num pendrive (pra uma ou outra consulta rápida), não sinto a menor falta do peso e da lerdeza do Builder.

    Igor Ramos Tiburcio (usuário não registrado) em 24/09/2010 às 2:43 pm

    Deve ser algo algo entre 5% e 10%, um numero preciso é difícil (pra não dizer impossível).
    http://broadcast.oreilly.com/2010/09/debunking-the-1-myth.html

    Ricardo (usuário não registrado) em 26/09/2010 às 1:49 am

    @André
    Olá André! Você disse que usa o SciTE ou outros editores. Você poderia me dizer que plugins você usa? Sempre tentei achar um bom editor para As3 no linux mas nunca achei nada que me fizesse falar “este é o cara”.

    @Ricardo, tentou o Komodo edit? ActionScript é uma criação da Adobe, fechado exclusivamente aos produtos da Adobe. Logicamente que os editores da Adobe terão um suporte melhor à esta linguagem.

    André (usuário não registrado) em 27/09/2010 às 10:16 am

    oi Ricardo, não dá pra dizer que o scite é “é o cara”, rs… longe disso. em relação ao as3, o scite até que se sai muito bem. já tem configurados os arquivos para java (de onde o as3 saiu mesmo) e algum para as3.

    mas em relação a mxml, eu tive que adaptar o fonte, adaptar o .properties do html e fazer um .properties só para poder colorir mxml mais ou menos. alem disso o scite não tem auto-completation para mxml enfim.

    mas a vantagem mesmo é a rapidez. poder instalar o jdk, o sdk e o scite num pendrive e programar com uma velocidade aceitável, em qualquer computador, pra mim, é o melhor

    Ricardo (usuário não registrado) em 27/09/2010 às 12:00 pm

    @tenchi
    Atualmente estou usando o Komodo Edit mesmo. Ele é um editor decente para programar em AS3 (tenho alguns problemas com acentos em arquivos UTF-8 mas no meu caso não atrapalha muito.)

    @André
    Valeu André. Vou dar uma olhada no scite. Uma opção no windows é o FlashDevelop(http://www.flashdevelop.org/wikidocs/index.php?title=Main_Page). Ele tem coloração de sintaxe e complementação de código.

Este post é antigo (2010-09-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.