Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Debian GNU/kFreeBSD fica mais interessante

O Phoronix continua dando atenção ao Debian GNU/kFreeBSD, a distribuição Debian que vem com o kernel do FreeBSD no lugar usualmente ocupado pelo Linux – dessa vez não é um novo benchmark (embora esteja presente a promessa dele para breve), mas sim um relato de novidades.

A mais interessante, na minha opinião, é a nova versão do kernel, que agora passou a ser a do FreeBSD 8.0 por default. Mas o texto também fala da inclusão do sistema de arquivos ZFS (software livre que pode ser compilado junto ao kernel do FreeBSD, pois este não tem as restrições de licenciamento da GPL, adotada no Linux). (via phoronix.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-09-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Brivaldo Jr (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 8:49 am

    Esta é uma possibilidade interessante, hoje usar os PORTs no BSD é interessante? sim, mas a possibilidade de usar binários pré-empacotados e manter sua base atualizada com um bom grau de automatização com o APT-GET, fazem desta opção, algo bom para os 2 mundos.

    Juntar o APT-GET do Debian, com o Kernel do FreeBSD só tem a agregar para a comunidade, que agora tem essa excelente opção.

    Marcelo (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 12:00 pm

    Para a comunidade BSD não agrega em nada. Duvido que alguém deixe de usar FreeBSD para usar Debian só pelo kernel. Duvido também que alguém que use Debian e passe a utilizar esse kernel vá contribuir com o desenvolvimento do kernel do FreeBSD.

    Para o Debian também não traz grandes novidades. Acho que a opção para utilizar o ZFS não justifica o investimento do esforço.

    Só se justifica para mostrar que o GNU não depende exclusivamente do Linux, o que é bem questionável…

    @Marcelo

    Nossa!!! Nada agrega nada.

    Você disse com todas as letras que a coisa é inútil.

    Minha opinião é a de que a coisa é muito legal e útil para aqueles que sempre tiveram interesse em ZFS e outras características internas do FreeBSD (jails etc) mas que não migraram porque gostam muito mais do userland do Linux.

    Com o kernel FreeBSD 8 sob o capô do Debian, esses usuários possuem tudo o que queriam agora.

    Tiago (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 1:55 pm

    O FreeBSD possui distro? Um aplicatico criado para rodar num FreeBSD de uma “marca” roda sem problemas em outro FreeBSD de outra “marca”?

    Se um FreeBSD “A” for homologado para rodar um bando de dados Oracle ou DB2, se eu instalar esse banco num FreeBSD “B”, o banco irá rodar perfeitamente bem, sem percalços?

    Se a resposta as minhas perguntas for “Sim”, essa é uma excelente notícia! provavelmente até faça eu sair do linux e ir para o FreeBSD. Se não, isso significa que vai ser mais do mesmo: a mesma anarquia do Linux que tanto atrapalha o desenvolvimento corporativo. Ai nesse caso, tanto faz tanto fez, fico o meu Linux mesmo.

    @Tiago

    Uma das maiores “distribuições” do FreeBSD é o OS X.

    Pra você ver…

    Agora o Debian possibilita usar o kernel FreeBSD também.

    Só isso.

    O resto de suas perguntas… Dependendo do usuário elas são relevantes ou não.

    No meu caso, continuo a usar o kernel Linux e continuo feliz.

Este post é antigo (2010-09-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.