Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Damn Vulnerable Linux: o sistema operacional mais vulnerável do mundo

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com):

“Uma das primeiras coisas que vem a cabeça ao pensar em GNU/Linux é segurança. A segurança é uma das principais vantagens do sistema, segundo seus próprios usuários. Para não ficar na mesmice de sempre, surgiu o Damn Vulnerable Linux.

Por razões óbvias, a distribuição foi criada apenas para uso acadêmico, por parte de estudantes da área de segurança em TI, não sendo recomendada para uso doméstico. Segundo o autor da distribuição, um professor, a ideia por trás do Damn Vulnerable Linux era desenvolver um sistema operacional para dar aulas sobre engenharia reversa, buffer overflows, exploits na Internet e SQL Injection.

O Damn Vulnerable Linux conta com diversos servidores vulneráveis, como Apache, MySQL, PHP, SSH. Possui 1,8 GB e pode ser baixado no site oficial.” [referência: guiadopc.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ozzy (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 1:10 pm

    Legal ! Vou baixar e instalar em uma máquina virtual para brincar um pouco.

    Por ser tão “bobão”, deveria se chamar “Dããã Vulnerable Linux”.

    O.O.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 1:14 pm

    Idéia mto interessante. Nâo tenho tempo pra testar isto agora, mas recomendo a todos

    Felipe (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 1:19 pm

    O Linux tomando espaço do Windows até onde ele é imbatível. Rsrs…

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 1:25 pm

    “O Linux tomando espaço do Windows até onde ele é imbatível.”

    HHAEHAEHae LOL!

    scheldon (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 1:30 pm

    Mesmo sendo um ignorante em programação fiquei curioso para saber quais intervenções foram usadas para gerar um sistema assim.

    rogerio (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 1:41 pm

    Enfim um distro capaz de substituir a altura o windows, te cuida Bill, a casa ta caindo.

    Rayzen (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 1:44 pm

    Enfim um distro capaz de substituir a altura o windows, te cuida Bill, a casa ta caindo.

    Paulo (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 1:44 pm

    Se a Info ver isso……pronto …ta ae a meteria “Linux, o sistema mais vulneravel do mundo”

    Webmarlin (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 1:47 pm

    Pra quê criar uma distribuição destas? Já não tínhamos o Windows?

    elias (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 1:51 pm

    scheldon,

    “DVL is a live CD available as a 1,8 GB ISO. It contains older, easily breakable versions of Apache, MySQL, PHP, and FTP and SSH daemons, as well as several tools available to help you compile, debug, and break applications running on these services, including GCC, GDB, NASM, strace, ELF Shell, DDD, LDasm, LIDa, and more.”

    para as vulnerabilidades em si, basta instalar versoes vulneraveis dos respectivos programas..

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 2:36 pm

    hmmmmmm, já sei até pra quem vou recomendar… hauhauhaa

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 2:46 pm

    Quer ver que daqui a pouco vão aparecer pessoas reclamando da falta de segurança da mesma.

    Valerio (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 3:34 pm

    Interessante. Para quem é programador, é um bom entretenimento.

    Sobre o Windows ser inseguro… para quem não sabe usar computador com responsabilidade e sabiência, realmente o Windows é inseguro. Imagino um Linux rodando como root nas mãos desses cidadãos. Maldita inclusão digital!

    James (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 3:46 pm

    O Linux seria tão ou mais inseguro que o Windows se os babacas (movidos pelo ridículo e infantil ódio anticapitalista) que vivem criando vírus para tentar (em vão) derrubar o Windows se dedicassem 1/3 do tempo deles a fazer o mesmo com o Linux.

    Webmarlin (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 4:11 pm

    “Interessante. Para quem é programador, é um bom entretenimento.

    Sobre o Windows ser inseguro… para quem não sabe usar computador com responsabilidade e sabiência, realmente o Windows é inseguro. Imagino um Linux rodando como root nas mãos desses cidadãos. Maldita inclusão digital!”

    Não fosse a disponibilização do acesso fácil à informática para todos, poucos teriam a oportunidade de descobrir e ingressar nesta área, profissionalmente falando, mesmo porque não teríamos tamanho avanço tecnológico e regressaríamos a meados da década de 80 quando ter um computador era para poucos. Não teríamos BlackBerry, Android, Netbook, Linux e nem otras cositas más. Estaríamos imprimindo documentos em enormes impressoras matriciais, mandando revelar o filme de no máximo 32 poses da máquina fotográfica na DePlá e enfrentando fila nos correios para mandar uma carta social. Portanto, agradeça à maldita inclusão digital!

    Valerio (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 4:18 pm

    Uma das vedetes na segurança do Linux é o sistema de permissões a nível de usuário. Tanto que os seus defensores se borram só em pensar em rodar o sistema como root no desktop. Ao menos no Windows Vista e 7 é avisado que alguma operação de risco potencial está na iminência de ocorrer, mesmo usando o sistema como administrador.

    A arrogância de muitos usuários de Linux me fizeram continuar no Windows. O sistema Linux é excelente, mas a maioria dos seus arrogantes usuários me fazem olhar de forma triste para ele.

    @James, vc ainda acredita que quem cria vírus pra windows é realmente usuário Linux?

    Valerio (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 4:30 pm

    @Webmarlin:

    O que você falou não é “Inclusão digital” e sim avanço da tecnologia. É diferente.

    AGORA se “Inclusão digital” é saber mexer em Orkut, MSN e jogar CS, pare o ônibus que eu quero descer. Ao enos é isso que vejo na implementaão de Inclusão digital no Brasil. Lanço um desafio aqui. Pegue 100 “incluídos digitalmente” e faça uma prova de aptidão básica (tipo, mexer num editor de textos, somar 1 + 1 numa planilha, redigir corretamnte um e-mail, etc). Depois me diga o resultado.

    Vou ser bem otimista: QUINZE, apenas QUINZE desses 100 passariam nessa prova. Então, se é para falar de “Inclusão digital”, vamos falar com seriedade.

    Webmarlin (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 4:32 pm

    Bom, embora o Linux avise sim quanto a possíveis danos, a vantagem dele está em que vc não precisa se logar como administrador para executar tarefas como tal. A menos que se saiba qual é a senha, um usuário inexperiente jamais conseguirá danificar o sistema. Quanto à arrogância dos usuários Linux, reconheço que há muitos, assim como vc, que erradamente desaprovam a popularização da informática e, se entendessem a filosofia do SL, jamais compartilhariam deste tipo de idéia. Todos têm o direito ao acesso à informação.

    Webmarlin (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 4:35 pm

    “O que você falou não é “Inclusão digital” e sim avanço da tecnologia. É diferente.”

    Muito do avanço tecnológico se deve ao trabalho dos profissionais de diversas áreas competentes que se dedicaram a transformar a tecnologia em algo acessível. Como não tem nada a ver uma coisa com a outra?

    Webmarlin (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 4:37 pm

    Sem falar no sem número de carreiras que tudo isso possibilitou serem criadas. Se vc é da área de TI, deveria agradecer pelo avanço tecnológico ter se dado desta forma.

    Bruno (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 4:41 pm

    mas o que que o Linux tem haver com seus usuários arrogantes?

    @Valério

    Se o Linux é bom e seus usuários na média é que são ruins, não entendi o porque de você estar aqui falando com os usuários de Linux e não está usando o Linux (que segundo você é bom).

    Você prefere ficar com o ruim e deixar de usar a parte boa?

    Valerio (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 4:49 pm

    “Bom, embora o Linux avise sim quanto a possíveis danos…”

    Onde que o Linux avisa sobre uma operação de risco potencial quando operado como root? Lembro que me refiro ao uso do sistema desktop como root puro.

    “Quanto à arrogância dos usuários Linux, reconheço que há muitos, assim como vc, que erradamente desaprovam a popularização da informática e, se entendessem a filosofia do SL, jamais compartilhariam deste tipo de idéia. Todos têm o direito ao acesso à informação.”

    Pois é. É graças a esse “compartilhamento” que a Internet é uma terra-sem-lei. Desaprovo a popularização da informática no sentido de que qualquer imbecil que saiba ao menos o que acontece quando se pressiona a tecla [A] acha que já sabe operar um computador. Para mim, computador tinha que ter carteira de habilitação. E olhe lá, né? Infelizmente ter uma carteira de habilitação para automóveis não garante a integridade de conduta no trânsito de um motorista. Inclusão Digital tem que preparar o cidadão para saber lidar com o mundo digital. Pelo menos essa Inclusão Digital que atua por aí apenas mostra para o cara as maravilhas da Internet para o bem-estar do usuário. E como para a maioria, o significado de Internet é Orkut e MSN…

    E MAIS: você duvida de que tem gente na comunidade Linux que desaprova sua massificação?

    André Caldas (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 4:55 pm

    Muito massa essa ideia!!!

    @James,
    Se você fosse fazer um vírus pra causar estrago, não iria preferir atacar servidores de e-mail, dhcp, firewall, http, ssh, ftp e etc, que rodam linux e outros aplicativos livres e ficam 24 horas por dia esperando para serem atacados e dispostos a aceitar comunicação vinda de qualquer lugar? Não iria preferir analisar o código-fonte em busca de vulnerabilidades? Eu queria ver se o fonte dos aplicativos da MS estivesse disponível para serem analisados… talvez a longo prazo fosse bom (pra quem usa windows).

    Valerio (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 5:01 pm

    @Bruno: eu vejo assim. Por conta da arrogância da maioria dos seus usuários, o Linux não é bem recebido para quem está de fora.

    @André: o que desaprovo é a conduta dessa mesma maioria. Uso Linux, mas não com o mesmo entusiasmo que uso o Windows. E não por causa do sistema em si. Essa forma idiota de promover o sistema, através da difamação do Windows para conseguir mais usuários. E quando surgem usuários com dúvidas e dúvidas por falta de pesquisa adequada, já taxam esses mesmos usuários de preguiçosos, dizendo para procurar no Google (vocês sabem que isso acontece, não vamos ser hipócritas). Enfim… eu poderia redigir um texto enorme com críticas. Mas vou deixar para mais tarde. Deixa eu voltar para o “trampo”. Mas terei o maior prazer de continuar o debate numa breve oportunidade.

    @Webmarlin: não, não trabalho na área de TI.

    André Caldas (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 5:05 pm

    @Valério,

    Orkut, MSN e jogar CS são “efeitos colaterais” da inclusão digital. O mero fato de já ter visto o que é a internet já é inclusão digital. Antigamente as pessoas perguntavam:
    - Esse computador vem com internet? Tem MSN?

    Ainda hoje tem muita gente que diz abrir a internet no lugar de abrir um navegador. Inclusão digital não é só qualificação profissional. Inclusão digital é consciência. É saber que tem uma rede, que tem comunidades, que tem mobilização, que tem divertimento, que tem pornografia, tem política e tem informação. Inclusão digital é o cara saber que pode ter um blog. É o cara saber qual empresa está por trás do blog que ele usa, do e-mail que ele usa, do serviço de busca que ele usa, etc. Saber que existe software livre, e que isso não é o mesmo que freeware, também é inclusão digital. Já ter baixado uma distro qualquer, um liveCD, e ter experimentado é inclusão digital.

    Claro que existem níveis de inclusão digital. Sem dúvida alguma, não tem como fazer inclusão digital sem dar às pessoas a liberdade de usar Orkut, jogos ou ver pornografia. O processo é lento, mas o acesso à tecnologia é indispensável. ;-)

    André Caldas (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 5:13 pm

    @Valério,

    Eu concordo com você que o pessoal é bem besta, mesmo! Isso afasta muita gente… os técnicos que trabalham com windows têm dois perfis:
    1. Têm curiosidade e grandes chances de aprenderem a usar um sistema livre.
    2. Por medo e preconceito, apelam logo e fazem questão de se afastar. Dizem logo: isso é pra amadores, não presta.

    A galera acaba afastando quem tem o perfil 1, e fazendo com quem tem o perfil 2 trabalhe CONTRA o software livre em geral. O cara do perfil 2, por exemplo, nunca vai querer fazer um site que rode em navegadores diferentes do IE. Concordo com você que a galera acaba fazendo inimizade com quem deveria estar fazendo amizade.

    Eu pessoalmente, desencorajo e critico quem usa windows. Principalmente se for universitário de engenharia, computação, matemática e afins.

    Por outro lado, quando alguém me diz que quer “migrar”, eu digo logo:
    - Não vai dar certo! Vai dar um monte de problemas. Você não vai ter com quem trocar figurinhas e todo técnico que for olhar seu computador vai dizer que seu sistema é ruim. Não por ser ruim, mas porque o técnico é incompetente.

    predador00 (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 5:23 pm

    vou criar uma distro para bater esta aí.
    Nela os usuários irão navegar com o firefox 1.5, usar flash 9.0, iptables com ACCEPT all, o backdoor do IRCd Gentoo e de quebra rodando tudo isso como root..

    ;-;

    Anderson Silva (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 6:08 pm

    @Valerio – “E quando surgem usuários com dúvidas e dúvidas por falta de pesquisa adequada, já taxam esses mesmos usuários de preguiçosos, dizendo para procurar no Google (vocês sabem que isso acontece, não vamos ser hipócritas)”
    Concordo. Só que isso acontece tanto em comunidades Linux como Windows. Já viu no ‘maior’ forum de tecnologia?
    Isso quando não, ao invés de ajudar, só entram para informar que estão postando no local errado.
    Agora, convenhamos. O que custa, antes, digitar no google “como instalar um programa no ubuntu?” por exemplo?

    Valerio (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 7:25 pm

    Opa! Então…

    @André Caldas: Ok. Orkut, MSN e CS são efeitos colaterais da Inclusão digital. De acordo! O problema é quando esse efeito colateral é mais presente do que os benefícios que a Inclusão digital traz. Não sou contra do cara gostar de um Orkut, um chat ou um CS. O que ocorre é que, para a maioria das pessoas cobertas pela Inclusão digital, dentro de suas mentes o fato de usar um Orkut ou MSN já é o suficiente para estar conectado no mundo online. Quantas pessoas “incluídas” entram numa lan-house para fazer uma pesquisa didática? A grande maioria só vai para jogar CS (ou outro FPS na maioria dos casos), conversar no MSN, ver sites pornôs ou fazer uploads de fotos no Orkut. E só sabem fazer isso. Não sabem criar uma planilha, não sabem redigir um texto, não procuram aperfeiçoar seus conhecimentos. E por falar em conhecimentos:

    @Anderson Silva: é por causa disso que sinto falta daqueles tempos em que o usuário era obrigado a aprender a mexer num computador se quisesse fazer algo de útil. Tinha que ler, e muito. Eu comecei no XT, DOS, WS, CC3. Muitos aqui devem ter começado com CP/M, ou seja, têm mais bagagem que eu. Na boa: não era obrigatório ler muito para conseguir fazer alguma coisa no computador?

    Hoje em dia as interfaces gráficas fazem tudo. O usuário só precisa dar uma meia-dúzia de três ou quatro cliques. O que aconteceu? O usuário de hoje se acomodou. Acha que o programa tem que fazer de tudo. E quando as coisas não funcionam como deveriam, ocorre o que você mencionou: esse chororô nos fóruns de Windows e Linux a procura de uma solução para problemas que só bastam dois cliques na maioria dos casos. sou usuário intermediário de Linux. Sou de um tempo em que as interfaces gráficas estavam começando a ficar mais inteligentes, mais amigáveis. Comecei no Linux na época do Kurumin. E mal ou bem, nesta época muita coisa ainda exigia o uso do terminal. Para os que estão na estrada do Linux a bem mais tempo, deixo uma pergunta: o usuário que está começando agora no Linux realmente está aprendendo a operar Linux?

    Rodrigo (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 7:40 pm

    Mesmo com todas as facilidades que as interfaces gráficas trazem, em matéria de Linux não se pode ignorar as linhas de comando. Jamais.

    Zé (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 8:16 pm

    Por que usuários de GNU/Linux sempre se acham que são os únicos seres do universo que sabem utilizar um computador de forma correta ?

    julaan (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 8:56 pm

    @Zẃ : Diz isso porque nunca conversou com um usuário de emacs =P

    Luiz (usuário não registrado) em 20/07/2010 às 9:57 pm

    Todos merecem acesso a informação.
    Linux e outros software livres são potencialmente mais seguros que os propietários.
    E até hoje eu não entendo porque o Windows está tão inchado, e com suporte a hardware automagicamente, tão péssimo

Este post é antigo (2010-07-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.