Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Creative Commons propõe símbolo para identificar obras em domínio público

A Creative Commons anunciou um novo símbolo de licenciamento, desta vez um que pode ser aplicado por alguém que não é o autor da obra. A nova marca de domínio público (PDM na sigla em inglês) foi criada para indicar obras que não apresentam nenhuma restrição relacionada a direito autoral em nenhum lugar no mundo.

O novo símbolo é altamente sugestivo: o próprio símbolo de copyright cortado como em uma placa de proibido. Como a proposta da PDM é indicar obras sem restrições em nenhum lugar do mundo, a Creative Commons sugere que somente obras muito antigas recebam o símbolo neste primeiro momento.

Autores não são encorajados a colocar a PDM em suas próprias obras, mesmo que queiram renunciar a todos os direitos. Isto porque a legislação de alguns países os impede de abrir mão de certos direitos, independente de sua vontade. É o caso do Brasil, onde os direitos morais do autor sobre sua obra são irrenunciáveis.

Para autores que quiserem licenciar sua obra com a maior liberdade possível, a instituição recomenda a licença CC0, versão da popular Creative Commons em que o “zero” indica que o autor abdicou de todos os direitos de que a legislação permite abrir mão. (via tecnologia.ig.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-10-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    foobob (usuário não registrado) em 21/10/2010 às 6:01 pm

    http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=logo+da+copa

    é a cara do Brasil, mas serviria também para qualquer atividade onde tá liberado todo mundo meter a mão…

    devnull (usuário não registrado) em 21/10/2010 às 7:33 pm

    O Brasil tem sempre um porém…

Este post é antigo (2010-10-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.