Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Conhecendo o Debian

Enviado por Ednei Pacheco (ednei·pachecoΘgmail·com):

“No mercado existem diversas distribuições GNU/Linux, voltadas para os mais variados propósitos (e elas são tantas, que existem muitas as quais sequer sabemos direito para que servem). De todas elas, apenas um número reduzido chega ao nosso conhecimento, graças ao seu sucesso e empenho de seus desenvolvedores. Muitas, são comerciais; outras, criadas por organizações sem fim lucrativos, sem contar ainda aquelas distribuições “feitas por um homem só” (mas que na prática, é auxiliado por muitos colaboradores). No geral, só uma boa consulta ao site DistroWatch nos dará uma visão mais aprofundada, da imensa quantidade de distribuições. No entanto, nenhuma delas possuem particularidades tão impressionantes quanto o Debian (…)” [referência: guiadohardware.net]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-12-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Alguem (usuário não registrado) em 23/12/2010 às 7:13 am

    Ok, perante a distribuição de um homem só, não tava na hora de slackianos e debianos pararem com esta briguinha tão final de anos 90???

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 23/12/2010 às 9:17 am

    Que briguinha? Ela já acabou faz tempo,pelo que me parece!

    darkcode (usuário não registrado) em 23/12/2010 às 11:00 am

    Pode até ser de um homem só mas estamos firmes e fortes e não vamos nos render aos caprichos de um filho afeminado !
    já o Debian……

    Illidan (usuário não registrado) em 23/12/2010 às 11:09 am

    Teve briga?

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 23/12/2010 às 11:46 am

    As distribuições não brigam entre si, são os usuários das mesmas. Se tudo é GNU/Linux, independente de ser Ubuntu, Debian, Mandriva, Slackware etc etc etc, não há motivo para briga. Eu uso Debian no serviço e em casa, mas instalo Ubuntu (e uso para fazer reparos em outros sistemas e até para usar mesmo do CD ou pendrive) e Mandriva no meu notebook o qual só roda bem com Mandriva (o livecd do Ubuntu simplesmnte para de carregar durante o plymouth, mas isso já tem explicação: SiS :( ). O Mandriva vem com o driver sisimedia que pega tudo de primeira e a versão PowerPack é muito boa por sinal, vale a pena junto com o MCC.
    Mas aprendi no Ubuntu, uso Debian e Mandriva (por mérito em hardware podre de notebook).
    Feliz Natal e Ano Novo a todos, e bom Linux também :) seja qual for.

    Tiago (usuário não registrado) em 23/12/2010 às 12:59 pm

    Eu gosto muito do Debian. Muito mesmo. O problema do Debian é que não dá para usar como desktop. Tem muita coisa legal que não existe para o Debian. Se eu quiser novidade, tenho que incluir o repositório instável. Ai atualiza muita coisa no sistema.

    Agora, para desenvolvimento, onde não necessito das coisas de casa, o Debian é muito bom. Dá trabalho no início, mas compensa muito. O ganho de velocidade frente ao Ubuntu é enorme. E ainda tem os trilhões de softwares disponíveis.

    O Debian é show.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 23/12/2010 às 1:40 pm

    Dá perfeitamente para usar como desktop, e inclusive, há artigos sobre Debian no desktop disponíveis na Internet.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 23/12/2010 às 1:59 pm

    @Tiago,
    Sim, dá para usar como desktop (eu uso o 5.0 com KDE 3.5.10 ou GNOME 2.22), veja o Ubuntu que é baseado no Debian e é bem usável. A diferença aqui, convenhamos de forma mais sensata, é que no Ubuntu já está feito, no Debian não. Eu uso ele como desktop, mas quem começa no GNU/Linux eu recomendo outras mais fáceis (ex: Ubuntu, Mandriva) ou instalar o Debian igual ao meu desktop para as pessoas que auxilio.
    A flexibilidade de deixar o sistema do jeito que quiser é bom para quem já sabe, quem ainda não sabe e/ou não quer saber além de usar o micro, tem ótimas opções iniciais e que também podem ser as definitivas, conheço alguns desenvolvedores profissionais que usam Ubuntu pelo simples fato de que já se tem tudo e de mais novo disponível.

    Eder S. G. (JORDAN) (usuário não registrado) em 23/12/2010 às 5:45 pm

    Eu utilizo o sistema operacional Debian GNU Linux como desktop tanto em meu PC desktop quanto no netbook. Tudo fica mais fácil quando se conhece os pacotes DEB que se deseja utilizar. Para isso, basta apenas os comandos:

    su -
    apt-get update
    apt-get install nome_do_pacote

    Estabilidade e segurança são as características fundamentais
    que busco em um sistema operacional livre… e o Debian me
    surpreende a cada versão estável.

    luizmarins (usuário não registrado) em 24/12/2010 às 3:11 pm

    É claro que é possível usar o Debian como desktop. No momento uso o Squeeze …

    Jurandir (usuário não registrado) em 24/12/2010 às 4:15 pm

    Eu estou entrando de cabeça no mundo Linux agora, estava usando o Ubuntu no meu note, mas como espero espremer o máximo da minha maquina estou baixando o Debian e farei um teste, espero ser feliz na escolha e que eu possa deixa-lo ao meu gosto……pena que profissionalmente ainda vou ter que pagar a licença do win, pois não existe virtualdj que rode no Linux nem pelo wine o desempenho é aceitável, quem sabe num futuro próximo.

    Gustavo Batarga (usuário não registrado) em 24/12/2010 às 5:44 pm

    Muitos falam que usam ou podem usar o Debian em ambiente desktop, mas os que dizem isso são usuários experientes, que entendem como funciona o Debian. Esses não sabem o descontento de um usuário iniciante ao tentar instalar o driver da placa de vídeo, ou algum aplicativo em .deb (por exemplo, o Google Chrome) sem antes recorrer a linha de comando. Isso sem falar da pós-configuração.

    O que estou querendo dizer aqui é que dá sim pra usar Debian no desktop, e ele fica perfeitamente usável. Mas isso é só para quem tem conhecimento de anos em Linux e para os usuários mais experientes.

Este post é antigo (2010-12-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.