Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Conheça os novos recursos da aBíblia Software 2.2

Enviado por Luis Vasquez (luisΘcomunidadeabiblia·net):

“”Em breve será lançada a aBíblia Software 2.2. Mas o que ela tem de novo? Conheça três motivos que te farão contar os dias até o seu lançamento.”

Veja o texto na integra em no site da comunidade e conheça os novos recursos, incluindo nova função para localizar termos e suporte ao idioma inglês.

Apesar de se encontrar em estado beta, a aBíblia Software 2.2 já está bastante estável. Em breve deve ser lançadas as versões RC e final. Para testar os pacotes beta acesse: http://www.comunidadeabiblia.net/abiblia-software/desenvolvimento/” [referência: comunidadeabiblia.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Alexandre (usuário não registrado) em 15/07/2010 às 5:02 pm

    Nada contra, mas sou contra qualquer site seja ele de software livre/privado divulgar materias religiosos. Isso agride a todos que não seguem tal religião. Eu sou ateu, graças a deus!

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 15/07/2010 às 5:22 pm

    Não tenho religião (e nem concordo com nenhuma delas) e este software não me agride em absolutamente em nada. E não há problema algum em divulgá-lo aqui no Br-Linux.

    Valdomiro (usuário não registrado) em 15/07/2010 às 5:47 pm

    Allan, isso é que é ter clareza das coisas. Há milhares e milhares de softwares produzido com ferramentas livre ou para sistemas livres. O ABiblia é mais um. E como os outros software ele beneficia uma parcela de usuários. Eu sou um deles.

    Fica na paz!

    Alexandre, por outro lado eu não tenho nada contra você manifestar sua opinião sobre o que os sites deveriam ou não divulgar, e nem que você declare suas convicções religiosas, ou ausência delas.

    Nada contra, mas sou contra qualquer site seja ele de software livre/privado divulgar materias religiosos.

    Acredito que o anúncio feito não seja de um material religioso mas, sim, de um software livre – que é o tema deste site – sobre um livro sagrado aceito por um determinado grupo de pessoas.

    Isso agride a todos que não seguem tal religião. Eu sou ateu, graças a deus!

    Vamos observar por outro lado: se você lançasse um software livre que exibisse princípios ou textos sobre ateísmo, você não acha que isso também estaria agredindo todos os que não são ateus?

    Além do mais, a Constituição, que é a lei máxima do país, permite e assegura a liberdade de culto e de expressão. Se você se sente agredido com tal software, simplesmente não o baixe ou teça comentários na matéria sobre o anúncio de seu laçamento e todos ficamos felizes.

    Patola (usuário não registrado) em 15/07/2010 às 7:27 pm

    Que bobagem. Também sou ateu, militante até, e adoro ler a Bíblia. Não pelo mesmo motivo dos religiosos, claro – gosto de ler a extremamente carregada mitologia e cultura de época que ela carrega.

    devnull (usuário não registrado) em 15/07/2010 às 8:51 pm

    Sou ateu (e não perco tempo pensando nessas coisas), não tenho nada contra divulgar o software livre, não tenho nada contra quem gosta da biblia, mas tem algo que me incomoda: por que não um software de leitura de livros que seja usado para ler qualquer livro? É simplesmente especialização demais, tal como fazer um software chamado oPaísdasMaravilhas, para ler o clássico de Lewis Caroll.

    Mas isso é apenas a minha opinião, pronta para ser boicotada na moderação.

    Luis Vasquez (usuário não registrado) em 15/07/2010 às 10:00 pm

    Sou o desenvolvedor do software divulgado aqui.

    Bom, sou religioso e acredito na Bíblia, mas quando eu posto informações sobre este software, eu venho como desenvolvedor open source e não como religioso.

    De forma alguma o desenvolvimento/divulgação de uma ferramenta desse tipo é feito pensando-se em agredir um não religioso ou alguém que siga outra crença. Só estou aqui mostrando à comunidade, que o software existe. Se o assunto não interessa basta ignorá-lo.

    Nós o tempo todo publicamos informações sobre Linux. Será que fazemos isso pensado em agredir quem usa Windows? Claro que não. Religião é um conhecimento adiquirido e aplicado em uma determinada fé. E conhecimento também é através de escolhas. Acredito que quem entra nesse site escolheu aprender sobre software livre, quem visita um site sobre economia da mesma forma busca conhecer sobre o assunto. Mas para que existam as escolhas é necessário existirem opções. E eu vim aqui justamente trazer essa opção aos amigos da comunidade livre.

    Tenho certeza que é igualmente importante um software semelhante sobre outras religiões que não adotam a Bíblia como base de fé. Assim a comunidade livre poderá escolher o que deseja. Sem brigas, sem ofenças…

    Estamos aqui pelo mesmo propósito. Nunca se esqueçam disso! Minha religião não me torna inimigo de quem não a segue.

    A todos, muito obrigado pelos comentários.

    Conan (usuário não registrado) em 15/07/2010 às 11:21 pm

    Alguem quer ajudar num fork?
    ABiblia SE (Satanic Edition).
    Além de tudo que o Abiblia tem, teremos as seguintes features:
    1) Guia rápido de magia negra
    2) Como evocar satanás
    3) Sacrificios: são obra de deus ou de satã?

    Podemos pedir para o “Toninho do Diabo” escrever uma introdução, oque acham?

    >>> por que não um software de leitura de livros que seja
    >>> usado para ler qualquer livro?

    Porque não criar então apenas 1 SO derivado do Unix e não uma “caralhada” deles? ahn??

    Se vocês não viram o “tres dias contados” é marketing para o software

    >>> Mas isso é apenas a minha opinião, pronta para ser boicotada
    >>> na moderação.

    Você fez um comparativo tosco entre Bíblia e o Alice no pais das maravilhas, e ainda falou da necessidade de um software mais genérico.

    Eu botaria tanta fé se fosse o aBiblia, o aConstituiçãoFederal o aCodigodoConsumidor. Tudo agrega valor ao usuário, e cria mais intriga para trolls =D

    Livre1 (usuário não registrado) em 16/07/2010 às 12:37 am

    Criticas em alguns casos são boas, assim como a que eu fiz na noticia para promover a “nuvem” como chamam quando eu tenho meus aplicativos ou arquivos em um servidor.

    Eu acredito totalmente na biblia em Deus é em Jesus, quem não acredita faça o que os amigos disseram ignore, se um dia quiser conhecer a comunidade vai o receber com muita alegria.

    Lex Aleksandre (usuário não registrado) em 16/07/2010 às 7:50 am

    Me desculpem a franqueza, mas é muita ignorância sentir-se ofendido pelo artigo acima! O Luis somente comenta sobre a quantas anda o desenvolvimento do software e só. Não há nenhum resquício de tentativa de convencimento religioso.
    Ele, o Luis, tem sido pioneiro com o seu software nesse segmento voltado para os ambientes Linux em língua portuguesa. É claro, existe há muito o projeto sword e softwares como Bibletime e Xiphos (antigo Gnome-sword – utilizo esse), mas ambos sem nenhum suporte atual ao português e com outra perspectiva funcional.
    Querer que o software do Luis seja mais geral é desconhecer totalmente o desenvolvimento de uma aplicação. Softwares para ler ebook temos uma porção.
    Parabéns Luis Vasquez por sua iniciativa e parabéns ao Augusto Campos por sua isenção e apoio!

    Diego (usuário não registrado) em 16/07/2010 às 9:20 am

    esse software tem futuro, mas tem que amadurecer bastante. tenho várias ideias pra ele.
    até pq pra mim a bíblia não é um livro de religião, é de história

    jhonatam (usuário não registrado) em 16/07/2010 às 10:01 am

    Compilei no meu bom e velho Slackware e está otimo estou gostando bastante das melhorias.
    no datashow da minha Igreja Assembléia de Deus usamos a versao 2.0.1 devo atualizar para a 2.1 ou 2.2 em breve !
    força amigo desenvolvedor assim que eu terminar os trabalhos para a versão atual do pQui Linux 3.1 vou te ajudar com aBiblia !

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 16/07/2010 às 10:38 am

    Interessante como se combate intolerância religiosa, com mais intolerância religiosa, o peso dos progresssistas e sua luta pela “igualdade” onde uns são mais “iguais” que os outros. Acho válida qualquer manifestação religiosa que não pregue a violência e a exclusão.

    Mais interessante ainda é que quando cristãos falam mal de outras religiões são até processados e presos por intolerância! Mas, quando se fala mal dos cristãos aí é normal, dá tese acadêmica e tudo mais…

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 16/07/2010 às 11:19 am

    Com relação a se fazer um software mais genérico para ler livros do que desenvolver o aBiblia, este software, pelo que pude notar, não serve apenas para ler a Bíblia, mas possui recursos específicos a fim de estudá-la.

    Sobre já existirem outros softwares com o mesmo propósito, também há vários player de áudio (eu mesmo estou desenvolvendo um), vários editores de texto simples, várias suites de escritório, vários clientes BitTorrent, várioas distribuições GNU/Linux e vários sistemas operacionais Unix-like livres. Além disso, os outros softwares com o mesmo propósito do aBiblia não possuem o que o autor do aBiblia necessitava e decidiu fazer o seu próprio. É mais uma opção de escolha para quem deseja um software do gênero.

    E todo o software livre é bem-vindo, seja qual for o propósito.

    Conan (usuário não registrado) em 16/07/2010 às 12:43 pm

    Porque meu comentário foi negativado?
    Se é open source, posso fazer um fork para oque eu quiser, inclusive uma bíblia do diabo, certo?

    >>> inclusive uma bíblia do diabo, certo?

    Inclusive criar um FORK do assunto, chamado Trollagem ¬¬
    Qualquer um percebe que tu fez uma piada sem graça, e não um comentário sério.

    BSD_User (usuário não registrado) em 16/07/2010 às 3:10 pm

    @devnull >> por que não um software de leitura de livros que seja usado para ler qualquer livro?

    Está na cara que é para acessar o site deles com o recheio de ads do google e buscapé! :P …

    >> “Conheça três motivos que te farão contar os dias até o seu lançamento.”

    Já que é um Changelog tão curto, porque não postar aqui? Os interessados e não interessados de qualquer forma vão ter que acessar o site para ver a as ‘novidades’…

    >>>> “Apesar de se encontrar em estado beta, a aBíblia Software 2.2 já está bastante estável. Em breve deve ser lançadas as versões RC e final.”

    Sem querer ser chato, mas já vi mais notícia desse tal de ABíblia por aqui sempre pedindo/oferecendo para acessar o site deles com as novidades no changelog, do que novidades no changelog do Android da vida que seja! hehehehe!

    e equanto isso no site da comunidade….
    “.: Versão 2.1 (Estável) :.”

    Sou católico e respeito todas religiões, mas um fato que na minha opinião é um pré-conceito referente a ABíblia, é ter somentes pacotes para distribuições Linux e não existir nenhuma referência ao sistema FreeBSD… FreeBSD sistema do cramunhão? Claro que não, um sistema operacional open source como o Linux entre outros… Não estamos todos falando sobre Open Source?

    “- Mas então BSD_User porque você mesmo não faz o empacotamento ou o ports para o FreeBSD?”

    Eu até que poderia fazer isso, mas existe uma dúvida cruel, será que o nosso amigo Luis iria oficializar essa colaboração (pacote/ports)? hehehe

    Sem mais… BSD_User

    Daigo (usuário não registrado) em 16/07/2010 às 5:06 pm

    2 dicas:
    01 – Augusto: Já q os trolls não perdem chance alguma de atacar as noticias do aBiblia, desabilite os comentários.
    02 – Luís: separe o site do software das questões religiosas especificas de sua religião.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 16/07/2010 às 5:46 pm

    Não acho que, por causa dos Trolls, todos devam ser penalizados, sendo impedidos de comentar nas notícias.

    luiz (usuário não registrado) em 16/07/2010 às 6:40 pm

    Os Trolls são um mal necessário, eu particularmente dou muita risada com eles.

    Wilfredo (usuário não registrado) em 16/07/2010 às 9:58 pm

    Uma pergunta que não quer calar: tem versão para o FreeBSD?

    Daigo (usuário não registrado) em 17/07/2010 às 9:04 am

    Esse é 1 tipo de noticia q dispensa comentários, sejam eles bons ou maus, tal como quando anuncia-se sobre vagas de emprego.

    É só o que falta – deixar os trolls decidirem quais os assuntos que podem ou não ter discussão.

    luiz (usuário não registrado) em 17/07/2010 às 9:56 am

    Wilfredo,
    BSD é coisa de demon, acho q não vai ter tão cedo.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 17/07/2010 às 10:14 am

    particularmente, acho interessante a ideia de aDireitoConstitucional, aConstituiçãoFederal e etc, ainda não tenho conhecimento para programar, mas tenho um pouco de conhecimento jurídico.

    Agora o programador do aBiblia tem conhecimento em programação, tem conhecimento na matéria que postula, além do mais importante, vontade de fazer e colaborar com a comunidade.

    Parabéns ao desenvolvedor, por desenvolver, ao allan que fez comentários realmente relevantes e ao Augusto por disponibilizar a matéria.

    OBs: Acho que deveria ter uns pacotes para *BSDs.

    jhonatam (usuário não registrado) em 17/07/2010 às 10:20 am

    Tem gente que muito fala e pouco faz, reclamam e nao contribuem de forma alguma para o crescimento de softwares livres.
    então me digam o que fazem aqui falando de software livre?

    marcos (usuário não registrado) em 19/07/2010 às 12:47 pm

    psicoppardo:
    Eu tenho conhecimento de programação e já vi a importância de um software de consulta jurídica, mas não tenho conhecimento jurídico o suficiente para fazer alguma coisa assim. Será que alguém ajudaria a pensar e fazer um software Open Source com esse propósito?

    zanst (usuário não registrado) em 19/07/2010 às 2:34 pm

    Quanta baboseira, computadores != deus.

    Religião, política e futebol não se discute em blogs sobre software livre, tecnologia e afins.

    Falta do que fazer…

    psicoppardo (usuário não registrado) em 19/07/2010 às 3:29 pm

    @marcos acredito que sim, acho que se abríssemos uma comunidade, seria interessante.

    Vou conversar com o pessoal do jus navegandi, se conseguir dez pessoas interessadas em manter o projeto vou partir para a ação, exemplo projeto aDireitoConstitucional:
    -> texto atualizado;
    -> controle de versões;
    -> disponibilidade de pacotes para as plataformas (*GNU/Linux’S; *wINDOWS’S; *BSD’s);
    -> atualização de textos tipo winkipedia;
    -> comentários por relevância;
    -> autores recomendados.

    talvez seja bom nem sempre temos a letra da Lei offline.

    se conseguir implementar o projeto, entro em contato de alguma forma.

    Agora faço uma pergunta um site seria melhor que o aplicativo?

Este post é antigo (2010-07-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.